O que significa avahi que aparece em Propriedades de conexão.

Iniciado por Bitrate, 14 de Agosto de 2008, 10:28

tópico anterior - próximo tópico

Bitrate

Quando uso o aplicativo Monitor de Rede que instalei na barra superior da área de trabalho, aparece em Propriedades de conexão/Conexão/Nome: ath0, eth0 ou lo
o termo ":avahi", após eth0 ou ath0, que não sei o que significa.
Uso o Gateway Linksys WAG200G-LA da Cisco para conexões ADSL via fios ou wireless, conforme o computador que uso.
Gostaria ser esclarecido, embora consiga configurar as conexões, tanto via cabo ou wireless, facilmente através o aplicativo acima referido.
Agradeço atenção dos colegas.

Darcamo

Isso é criado pelo avahi. http://avahi.org/

O avahi é um programa para permitir descobrimento de serviços na rede.
Por exemplo, digamos que você habilita o compartilhamento de músicas no rhythmbox, o avahi então faz a "propaganda" disso na sua rede local e outros computadores (da sua irmã, por exemplo) podem enxergar o compartilhamento no rhythmbox (ou itunes, já que o rhythmbox usa o protocolo do itunes) sem configurar nada.

Se estiver curioso dá uma olhada no site dele para ver outras possibilidades.

Vou dar outro exemplo, em um laboratório na faculdade usamos o pidgin (conta do yahoo messenger) para nos comunicarmos com outros pessoas no lab. Só que se a internet cair (e a rede local continuar) ficamos sem essa comunicação. Basta então criar uma conta do tipo "bonjuor" (conta só para a rede local mesmo) no pidgin que através do avahi serei automaticamnete adicionado no pidgin das outras pessoas na rede local.

As possibildades são ilimitadas.

Bitrate

Obrigado Darcamo, pela atenção e informação detalhada, dirimindo a dúvida e orientando-me. Fui no link indicado.