Compartilhamento entre Windows e Ubuntu

Iniciado por Niheme, 13 de Agosto de 2008, 12:05

tópico anterior - próximo tópico

Niheme

Olá pessoal,
antes de postar eu dei uma olhada no forum, mas não consegui ver algum post que pudesse esclarecer. Talvez por ser iniciante.
Tenho um pc com windows 2003, com placa mãe asus que contém 2 placas de rede. Utilizo uma delas para conexão banda larga speedy, através de um modem speedtouch 510 v6; conexão via autenticação com ip dinâmico.
Através do acesso ao modem eu verifiquei que ele está como router.
Tenho um outro pc, que veio com SO baseado em Linux, chamado Fenix. Mas eu não gostei e vou instalar Ubuntu 8.04. Esse pc possui apenas uma placa de rede.
O que eu preciso é saber como eu faço uma rede entre os dois, para compartilhar arquivos, impressoras e, também, conectar através do segundo pc.
Em "Conexões de rede", no Windows 2003 aparecem:
em "Bandalarga" a conexão que eu criei que está como WAN Miniport(PPPOE).
em "Lan ou Internet de Alta Velocidade" eu tenho 1394 Connection Net Adapter; Local Area Connection que está sendo usada; Local Area Connection 2, inativa.
Possuo um cabo crossover.
Grato
Niheme

fabricioescalador

Niheme, para compartilhamento Ubuntu > windows, vc vai recisar instalar o samba

PS: devem estar configurados na mesma rede!

$ sudo apt-get install samba
Logo apos a instalação  será criado um icone "Pastas Compartilhadas em Sistema > Administração"
Ai vc seleciona a pasta que deseja compartilhar com o windows.

No caso de compartilhamento Windows X Linux, compartilhe a pasta no Win. Depois em "Locais > Servidores de Rede" localize o computador com windows.

Agora para a internet, acho que vc deve colocar no gatway do linux a placa de rede que esta ligada a net. (é uma suposição)

inté!
Uai....

tplira

Minha dúvida tem a ver... consegui compartilhar as pastas do Ubuntu usando a versão gráfica do Samba... mas não consigo acessar a máquina Windows.
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

fabricioescalador

Citação de: tplira online 13 de Agosto de 2008, 22:40
Minha dúvida tem a ver... consegui compartilhar as pastas do Ubuntu usando a versão gráfica do Samba... mas não consigo acessar a máquina Windows.

Você deve ter compartilhado a pasta do windows certo? tem uma propriedade dela para que os outros usuarios possam modificar os documentos, vc marcou essa opção?

Inté!
Uai....

LoucoPorLinux

Aí amigo, td bem?

Bom, para você acessar um compartilhamento do windows faça o seguinte:

Além do samba, implemente os seguintes pacotes:

Citarapt-get install windbind smbclient

Após concluído a instalação, faça o seguinte procedimento:

Teste o compartilhamento:

Citar#smbclient -L ///

Citar#smbclient -L ///grupo_ou_dominio/computador/compartilhamento
Informe um login e senha do ruindows.

Aí, você terá acesso.

No Konqueror ou no Natiulis:

Citarsmb:///rede_ou_dominio/computador/compartilhamento

Você pode usar o ip ao invés do computador... Ficaria assim:

Citarsmb:///192.168.xxx.xxx/compartilhamento

Espero que isso te ajude... Do mais, precisando estou as ordens.

Abraços.

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." - Albert Einstein
------------ edubort@gmail.com

tplira

Louco, me voltou essa mensagem:

CitarError connecting to 208.70.188.17 (Não há rota para o servidor)
Connection to mshome failed (Error NT_STATUS_HOST_UNREACHABLE)

fabricio, agora consigo ver a máquina windows, mas não consigo veros compartilhamentos.

[]'s
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

LoucoPorLinux

Lplira...

Tente usar:
#smbclient -U=seu_usuario_ruindows -L ///ip_do_terminal_ruindows/compartilhamento

Digite a senha correspondente e boa sorte.

Talvez, você precise instalar mais um pacote:

apt-get install smb2p

Abraços

Eduardo
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." - Albert Einstein
------------ edubort@gmail.com