kppp não conecta no ubuntu 8.04 [Resolvido]

Iniciado por cygnusx-1, 12 de Agosto de 2008, 13:37

tópico anterior - próximo tópico

cygnusx-1

Bopa tarde
Estava com o kppp funcionando aqui mas tive que fazer uma nova instalação numa partição ext3 pq a anterior eu tinha feito pelo wubi e estava me dando alguns problemas de lentidão, etc. Acontece que agora o kppp não conecta, o gnomeppp funciona mas prefiro usar o kppp pq com ele posso usar mais de um provedor pra conectar e uso dois pq ora um funciona ora o outro não funciona e tenho que ficar alternado entre os dois. Ele fica inicializando o modem mas não disca e depois aparece a mensagem "script demorou demais, tempo esgotado". Como posso resolver isso? Obrigado.

alarcon

existe uma alternativa para se usar o discador gnome-ppp com mais de um provedor fazendo um script.

Digo como fazer isso para o caso dos provedores Click21, Ibest e iG, mas pode ser usado para qualquer caso, neste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg84423.html#msg84423

para vc  usar depois este script basta ir no editor de menus (menu Sistema > Preferencias > Menu Principal) e na entrada relativa ao GNOME PPP no menu Aplicações > Internet trocar o comando gnome-ppp pelo caminho do script criado que no caso do exemplo seria Discador localizado na pasta bin criada dentro da sua pasta de usuário, ou seja o comando seria /home/seu_usuário/bin/Discador

com relação ao kppp veja se usando ele como root resolve. CAso consiga se conectar como root é por que vc está tendo problemas com permissões.

cygnusx-1

Blz?
Cara não achei esse arquivo aí do gnome ppp pra alterar o usuário, senha e número de conexão. Só uma coisa, tem como liberar acesso TOTAL do natillus aos arquivos? tem coisa que não consigo fazer, tipo copiar e mover entre algumas pastas, é um saco essas restrições e  ter que ficar digitando sernha toda hora. Executei o kppp no terminal (sudo kppp, é assim?) e continua o mesmo problema. E como savo esse script, tem que colocar alguma extensão pra ele reconhecer como scrtipt? Está abrindo como se fosse arquivo de texto.

alarcon

vou tentar explicar melhor com relação ao gnome-ppp.

Quando você configura o gnome-ppp com seus dados (nome e senha de acesso, nº de telefone e etc.), tudo que foi feito é guardado num arquivo chamado .wvdial.conf que fica oculto na sua pasta de usuário dentro da pasta home ( o sinal de ponto antes do nome wvdial.conf indica que é um arquivo oculto). Para ver arquivos ocultos no nautilus basta teclar Ctrl+H ou ir no menu ver e marcar a opção para mostrar os arquivos ocultos.

o arquivo de configuração do gnome-ppp (.wvdial.conf) é mais ou menos assim:

Citar[Dialer Defaults]
Modem = /dev/modem
ISDN = off
Modem Type = Analog Modem
Baud = 115200
Init = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init3 =
Init4 =
Init5 =
Init6 =
Init7 =
Init8 =
Init9 =
Phone = $Fone
Phone1 =
Phone2 =
Phone3 =
Phone4 =
Dial Prefix =
Dial Attempts = 1
Dial Command = ATM1L1DT
Ask Password = off
Password = $Password
Username = $Username
Auto Reconnect = off
Abort on Busy = on
Carrier Check = on
Check Def Route = on
Abort on No Dialtone = on
Stupid Mode = on
Idle Seconds = 0
Auto DNS = on
;Minimize = off
;Dock = on
;Do NOT edit this file by hand!

Os únicos dados que diferem de provedor para provedor, no geral, são os destacados em verde. Chamo a atenção para o que destaquei em negrito (/dev/modem) que é o dispositivo padrão para os modems, mas pode ser outro ( /dev/ttySL0, /dev/ttySHSF0 ou outro qualquer)

O que quero que faça é abrir um terminal e digitar:

gedit .wvdial.conf

quando abrir o arquivo editar os pontos que são diferentes dos provedores ( nome e senha de acesso, telefone e etc.) e salve com um nome assim .wvdial.conf-provedor2. Depois você renomeia o arquivo .wvdial.conf original para o nome .wvdial.conf-provedor1 , depois de feito isso cria uma pasta dentro da sua pasta de usuário chamada de bin e pelo terminal digita:

gedit /home/seu_usuário/bin/Dicador

será aberto um arquivo vazio e você coloca exatamente isso nele:

Citar#!/bin/bash

Escolha=$(zenity --title "Escolha do provedor" --list --radiolist --column " " --column "Contas" --column "Descrição" TRUE Provedor1 "provedor 1" FALSE Provedor2 "provedor 2"  2>&1)

if [ "$Escolha" = "Provedor1" ] ; then

ln -sf /home/seu_usuário/.wvdial.conf-provedor1 /home/seu_usuário/.wvdial.conf

fi

if [ "$Escolha" = "Provedor2" ] ; then

ln -sf /home/seu_usuário/.wvdial.conf-provedor2 /home/seu_usuário/.wvdial.conf

fi

gnome-ppp &

exit 0

Atenção altere a palavra seu_usuário destacado em vermelho no script acima pelo nome de usuário que você usa ao se conectar no ubuntu, ou seja, ao nome de sua pasta de usuário dentro da pasta home.

Os nomes Provedor1 e Provedor2 no script você pode trocar pelos respectivos nomes dos provedores usados (por exemplo Ibest, iG). os nomes provedor 1 e provedor 2 no script você pode trocar por outra descrição dos respectivos provedores (por exemplo, provedor Ibest, provedor iG).

Todo arquivo de texto que começa com a linha #!/bin/bash é um shellscript e só é executável se você der permissão de execução para ele (chmod +x nome_do_script)

Este script eu coloquei dentro de uma pasta chamada de bin criada dentro da minha pasta de usuário, ou seja, está em /home/seu_usuário/bin e o seu nome é Discador

Dei permissão de execução para este script

chmod +x Discador

para vc  usar depois este script basta ir no editor de menus (menu Sistema  > Preferencias  > Menu Principal) e na entrada relativa ao GNOME PPP no menu Aplicações  > Internet  trocar o comando gnome-ppp pelo caminho do script criado que no caso do exemplo seria Discador  localizado na pasta bin  criada dentro da sua pasta de usuário, ou seja o comando seria /home/seu_usuário/bin/Discador

para que você edite, copie ou mova sem problemas de senha basta abrir o nautilus como root assim: sudo nautilus

Qual é o seu tipo de modem e o que você usou para instalá-lo?

===EDITADO===

Para ilustrar veja o que vai aparecer para você ao ir no menu Aplicações > Internet > GNOME PPP (isso se você tiver feito os passos indicados corretamente):

ou seja uma janela gráfica perguntando que provedor usar, se o Provedor1 ou o Provedor2 que dependendo da sua escolha ele configura antes o discador gnome-ppp, ou melhor, ele faz o link o arquivo .wvdial.conf, usado pelo discador gnome-ppp, ou para o .wvdial.conf-provedor1 ou para o .wvdial.conf-provedor2 que são as configurações dos provedores 1 e 2. Depois desta escolha ele já abre o discador gnome-ppp todo configurado para você. Isso é um paliativo, mas resolve, pois vc só tem de selecionar um provedor, previamente configurado, em uma janela gráfica.

cygnusx-1

blz funcionou certinho, mas se eu cancelar a tela que mostra a lista de provedores ele abre o gnome-ppp assim mesmo, tem como consertar isso?
edit: respondendo suas perguntas, meu modem é 56k Conexant HSF como consta na minha assinatura e instalei por um pacote deb.

alarcon

Citação de: minho online 12 de Agosto de 2008, 17:28
blz funcionou certinho, mas se eu cancelar a tela que mostra a lista de provedores ele abre o gnome-ppp assim mesmo, tem como consertar isso?
edit: respondendo suas perguntas, meu modem é 56k Conexant HSF como consta na minha assinatura e instalei por um pacote deb.

Tenta assim:

#!/bin/bash

if Escolha=$(zenity --title "Escolha do provedor" --list --radiolist --column " " --column "Contas" --column "Descrição" TRUE Provedor1 "provedor 1" FALSE Provedor2 "provedor 2"  2>&1) ; then

if [ "$Escolha" = "Provedor1" ] ; then

ln -sf /home/seu_usuário/.wvdial.conf-provedor1 /home/seu_usuário/.wvdial.conf

fi

if [ "$Escolha" = "Provedor2" ] ; then

ln -sf /home/seu_usuário/.wvdial.conf-provedor2 /home/seu_usuário/.wvdial.conf

fi

gnome-ppp 2> /dev/null

else

exit 0

fi

exit 0

===EDITADO===

No caso do seu modem você deve usr como dispositivo o /dev/ttySHSF0 ao invés do /dev/modem, mas o /dev/modem é apenas um link que aponta para o dispositivo correto na maioria dos casos.

cygnusx-1

certinho fera, ficou perfeito heeheheh. abraço.

alarcon

Citação de: minho online 12 de Agosto de 2008, 17:56

Ok amigo, que bom que seu problema foi resolvido. Agora que tal acrescentar ao título do primeiro texto deste seu tópico a palavra resolvido ou algo semelhante.

cygnusx-1

Citação de: alarcon online 12 de Agosto de 2008, 18:05
Citação de: minho online 12 de Agosto de 2008, 17:56

Ok amigo, que bom que seu problema foi resolvido. Agora que tal acrescentar ao título do primeiro texto deste seu tópico a palavra resolvido ou algo semelhante.
Prontinho