wine/msoffice

Iniciado por rmfbeto, 09 de Agosto de 2008, 20:48

tópico anterior - próximo tópico

rmfbeto

Caros,
Tentei instalar o msoffice através do wine (realmente preciso de umas macros que o utilizo no trabalho com o excel). Infelizmente, a instalação reporta erro logo após o processo de preparação. Acho que é porque o instalador não encontra a pasta c:\arquivos de programas\microsoft office, uma vez que no ubuntu o sistema aponta para /home/roberto/.wine/drive_c/Arquivos de programas. Tento mudar o apontamento no instalador, mas o mesmo volta para o padrão automaticamente.
É claro que pode ser outro problema e agradeceria muito que puder me ajudar, uma vez que abandonei o dual boot a muito tempo e não gostaria de voltar a instalar um windows, mas é claro que preciso trabalhar.
Obrigado a todos.

felipeborges

O MS-Office 2003 é possível sim.

O 2007 nunca consegui, e muitos outros tópicos fracassados com este mesmo objetivo vieram a ser postados aqui no fórum, infelizmente o 2007 é inviável.

Acrescentando, você pode usar o VMWare ou o VirtualBox (aconselho), para criar uma maquina Virtual e instalar o Windows e logo o Office. Eu tenho aqui para alguns aplicativos, e é eficiente.

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

rmfbeto

Obrigado, já havia tentado o 2007 e vi que não dava. Estou tentando o 2003 mesmo e acontece o problema que narrei acima. A virtualização não é uma opção viável porque tenho uma máquina limitada 512 de ram e os arquivos com que trabalho são pesados (muitos gráficos) o que acaba comprometendo o desempenho.
Como sanar o problema na instalação do 2003. Já testei outros programas .exe e instalaram sem problemas, só o office que dá erro.

felipeborges

Aí amigo, estava visitando um blog agora e "trombei" com este artigo/tutorial, confira.

Boa Sorte, qualquer dúvida torne a perguntar aqui, tem muita gente apta e disposta a ajudar!

:-* xD
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

rmfbeto

Segue a seqüência de screens com o problema que persiste após seguir os passos do tutorial indicado.

Como vêm a mensagem de erro refere-se ao não reconhecimento do sistema (windows).

Quando vi a dica sobre a configuração das bibliotecas no wine achei que esse fosse o problema, mas, ao que perce não é.

HelderC

rmfbeto

Valeu Helderc,
Mas o problema continua. Deve ser alguma configuração específica do meu ubuntu. Gostaria de saber se alguém sabe o e-mail do Ricardo Maçã, autor do tutorial acima. Parece que ele poderia me ajudar.
Mais uma vez obrigado, todo mundo aqui no forum é 10.

Skid Vicious

Aqui eu instalei o 2007 usando o CrossOver (é inclusive, suportado) e roda perfeitamente.

rmfbeto

O problema é que o crossover é licenciado. Assim prefiro voltar para dual boot, uma vez que tenho as licenças do windows e msoffice.

wildner

Pessoal,

Instalei o Msoffice 2003 via Wine 1.1.23 para um amigo que tem licença e está testando o Ubuntu. (Aliás ele está adorando.)

Ele é conservador e quer o MSoffice. Então configurei para os documentos abrirem via MSoffice.

Mas estou com alguns problemas.
1. Quando tento abrir um arquivo em locais/Documentos recentes  O arquivo abre em branco. Se abrir o Word ou Excel e abrir o arquivo funciona beleza.
2. Se Eu clicar diretamente no arquivo ele abre também em branco.
3. Se tentar abrir via internet diretamente(download de arquivo recebido dentro do e-mail) o arquivo abre em branco também

Alguém já passou por isso e sabe resolver?