Ubuntu 8.04 travando

Iniciado por vicenteventura2112, 09 de Agosto de 2008, 16:13

tópico anterior - próximo tópico

vicenteventura2112

olá pessoal,
antes de mais nada, gostaria de dizer que o meu windows XP continua funcionando normalmente - portanto  creio que os problemas realmente estão no Ubuntu.

Frequentemente, quando estou usando o Ubuntu 8.04 final, meu computador trava completamente. Nem mouse, nem teclado funciona e os leds de processamento não indicam nada também. A ÚNICA coisa estranha é que os leds de teclado referentes aos botões Caps Lock e Num Lock ficam piscando ao mesmo tempo.

Algumas vezes, menos frequentemente, o monitor apaga e quando religa o computador está na tela do grub. (o computador foi reiniciado)

O estranho é que eu já utilizava o hardy há uns três meses, e ele nunca havia dado problemas.
Por um momento eu pensei que havia feito alguma atualização indevida ou que a versão que ESTAVA instalada fosse beta. Por isso eu fiz o download da versão final (o md5 foi checado) há uma semana e reinstalei tudo do zero... mas o problema continua!

Também atualizei o BIOS - recomendação que ajudou outros usuários, mas não a mim!

Tentei utilizar o comando top , para acompanhar o processamento e detectar se algum programa é responsável pelo travamento, mas todas as vezes que o pc trava, ele esta minimizado...

Por fim, o computador trava nas mais diferentes atividades.. open office, firefox, nautilus.... e as vezes não trava nunca...

Se alguém tiver sugestões....
Obrigado,

Vicente Ventura
estou sem computador pessoal no momento...

jomafras

O modo do travamento parece "kernel panic".
Olhe na Pesquisa do Fórum sobre isso.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

vicenteventura2112

Obrigado pela dica pintinho...mas ao ler sobre kernel panic no fórum fiquei com umas dúvidas:

1) mesmo sem eu não receber nenhum tipo de notificação de kernel panic, eu posso estar com kernel panic? Há alguma forma de confirmar o kernel panic?

2) supondo que seja kernel panic... eu deveria apenas tentar re-instalar o kernel?

3) não é estranho esse kernel panic aparecer do nada na minha instalação anterior... e re-aparecer logo depois de uma instalação limpa do Ubuntu?

Obrigado novamente,
Vicente Ventura
estou sem computador pessoal no momento...

jomafras

Recentemente tive um problema de travamento e reinicialização parecido,
Isso estava acontecendo frequentemente com o XP e, passou a acontecer também com o Ubuntu depois que instalei o 8.04 no mesmo HD.
Descobri que o problema era no gerenciamento de energia (alguma coisa mandava o computador hibernar e depois ele reiniciava).
Consegui resolver o problema depois de quase jogar fora o HD configurando o gerenciamento de energia.
No caso do Ubuntu : Sistema > Preferências > Gerenciamento de Energia > Geral > Quando o botão de suspender for pressionado > Não agir.
Não sei se essa é a maneira certa de resolver mas, foi a que encontrei e, funcionou.
Outra problema muito comum em travamento no Ubuntu é devido à placa de vídeo.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

moises.ti

O meu ainda continua travando!  >:( Estou quase desistindo do Ubuntu por causa disso! Acho que de tanto travar, vai acabar danificando o hd ou outra coisa. Já instalei o vídeo corretamente e todos os outros drivers possíveis. Ele num trava em um lugar específico, quando trava que não é tão contante, é pouco tempo depois de ter iniciado o computador. Não tenho mais idéia do que fazer!! Alguem pode ajudar?? Será que é melhor trocar de distribuição?? Estou começando a pensar no Fedora...

Mathix

Citação de: moises.ti online 31 de Agosto de 2008, 16:44
O meu ainda continua travando!  >:( Estou quase desistindo do Ubuntu por causa disso! Acho que de tanto travar, vai acabar danificando o hd ou outra coisa. Já instalei o vídeo corretamente e todos os outros drivers possíveis. Ele num trava em um lugar específico, quando trava que não é tão contante, é pouco tempo depois de ter iniciado o computador. Não tenho mais idéia do que fazer!! Alguem pode ajudar?? Será que é melhor trocar de distribuição?? Estou começando a pensar no Fedora...

Tente abrir outra conta de usuário, sem utilizar os efeitos gráficos. Assim com tudo desligado... use por alguns dias, pra verificar se o computador persiste em travar.
Porque comigo nunca travou, eu usando o 7.04, já o gutsy eu nem cheguei a utilizá-lo, parti direto para o hardy, que está apresentando este travamento. E até então estou tentando resolver, pesquisando fórum a fórum.

Abraços! :)

Felix

Após algum travamento, reinicie a máquina e veja os arquivos /var/log/messages, var/log/syslog (talvez tenha mais algum outro na mesma pasta mas não me lembro) e veja por eles se há alguma mensagem estranha no horário correspondente ao travamento. Qualquer dúvida poste aqui...

akaihen

olá felix... como eu vi que não houve um solução resolvi por meu /var/log/messages aqui para alguém dar uma olhada... muito obrigado....

http://paste.ubuntu.com/57247/
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

cezar.m

Olha pessoal,

acho que talves seja o ultimo lugar que vou tentar achar uma solução, pois desde que foi lançada a versão 8.04, ninguem descobriu o pq do meu problema.

o que ocorre é o seguinte:
instalo o ubuntu, tudo numa boa. dai começo usar, e do nada ele trava, sem mensagem de kernel panic, nada nada.

ja fiz tudo que me disseram, perguntei pra muita gente e nada de solução ;/

se puderem me ajudar o/

muito obrigado pela atenção.

Cezar Mezzalira

kdbin

Olá Cezar!

Estava com problema parecido, o ubuntu8.04 travava, instalei o mandriva travou , o xp não consegui nem intalar. Depois de muita tentativa mandei o computador para a manutenção e o problema era com o hardware, o processador aquecia rapidamente, ai não tinha sistema. Outra coisa era o drive de dvd que estava com defeito, e teve de ser trocado. Acho que por isso o ubuntu8.04 no meu computador não era instaado corretamente e então ficava muito instavel. Depois que a maquina voltou do concerto tudo melhorou, resta  apenas um problema que ainda não consegui resolver: alguns programas (a maioria) fecha abruptamente, sem mensagem de erro, morte subita. Em algums programas gráficos (qcad, Sigs) parece esta associados a arrastar uma entidade gráfica (linha, poligono) com o mouse.

Saudações,
kdbin