PC "demora" para funcionar

Iniciado por kunigas, 08 de Agosto de 2008, 09:24

tópico anterior - próximo tópico

kunigas

Olá pessoal,

Meu problema é o seguinte: quando ligo o computador depois de um tempo desligado, tanto o linux quanto o windows travam do nada e é preciso reiniciar. O engraçado é que depois de algumas vezes depois de ficar reiniciando o problema desaparece.

Outros "sintomas":
- Ao ligar depois de muito tempo desligado o cooler faz  um barulho alto, fora do comum. 
- Às vezes, depois de travar e eu reiniciar, fica travado na primeira tela, não sendo possível nem configurar o bios.
- Outras vezes, também depois de reiniciar, ele loga no windows sem lançar o grub, mesmo com o linux sendo a primeira opção do grub.

Já rodei o memtest e a memória parece ok. Alguém já teve um problema parecido ou sabe alguma forma de testar outros componentes de hardware tal como discos e placa mãe.

Valeu,

csat

Citação de: kunigas online 08 de Agosto de 2008, 09:24
Olá pessoal,

Meu problema é o seguinte: quando ligo o computador depois de um tempo desligado, tanto o linux quanto o windows travam do nada e é preciso reiniciar. O engraçado é que depois de algumas vezes depois de ficar reiniciando o problema desaparece.

Outros "sintomas":
- Ao ligar depois de muito tempo desligado o cooler faz  um barulho alto, fora do comum. 
- Às vezes, depois de travar e eu reiniciar, fica travado na primeira tela, não sendo possível nem configurar o bios.
- Outras vezes, também depois de reiniciar, ele loga no windows sem lançar o grub, mesmo com o linux sendo a primeira opção do grub.

Já rodei o memtest e a memória parece ok. Alguém já teve um problema parecido ou sabe alguma forma de testar outros componentes de hardware tal como discos e placa mãe.

Valeu,

O travamento pode ser superaquecimento, daí a razão de o cooler fazer um barulho alto pois a ventoinha fica acelerada.  Talvez os dissipadores de calor onde o cooler do processador fica apoiado estejam cheios de poeira e nesse caso é recomendável uma aspiração com equipamento apropriado.

Outra coisa é ver se os contactos das memórias estão com algum tipo de oxidação.  Uma das soluções indicadas é o de remover cada pente de memória e passar uma borracha macia  nos contactos e recolocar tudo de novo no lugar.

Esse é um serviço técnico que deve ser feito por pessoa habilitada ou por você se julgar que tem capacidade de fazê-lo.

É o que me vem à mente, no momento.  Claro que pode ser várias outras causas a serem mais pesquisadas.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

kunigas

Olá csat,

Obrigado pela resposta. Liguei para o técnico e ele disse que o barulho mais alto do cooler no começo se deve à temperatura ambiente mais baixa de ultimamente, ou seja, é normal. Infelizmente ele não pode ver a máquina até semana que vem.

Resolvi então postar mais alguns problemas que ocorrem de vez em quando:

grub error 18
Pelo que vi isso é um problema quando o grub está instalado no final do disco rígido e o bios não suporta. Entretanto, diz-se que os bios mais novos não apresentam esse problema e se fosse realmente o caso, essa mensagem apareceria toda vez, mas como eu disse anteriormente depois de algumas vezes eu consigo usar normal.

Third Master Hard disk error
Esse é exatamente o disco em que tenho o linux instalado (o windows tá em outro).

Enfim, esse superaquecimento do processador ainda me parece uma possível causa ... até lá vou usando meu computador pegando "trancos".