Recomendacao para dividir o HD

Iniciado por rsbernardes, 07 de Agosto de 2008, 14:50

tópico anterior - próximo tópico

rsbernardes

Boa Tarde,

Gostaria de opiniao dos colegas deste forum para que eu melhor aproveite meu HD na hora de instalar a versao Desktop 8.0.4
Tenho um X2 de 2.2Mhz, com 02GB de RAM, o HD é de 250GB.

Para que eu nao precise mover todos os meus dados para outro disco quando for reinstalar ou atualizar meu S.O. para uma nova versao, eh possivel eu criar uma particao apenas para a area home?

Exemplo:
\         ==>  40GB
\home  ==> 209GB
\swap  ==>  01GB (ou o que sobrar)

Obrigado,

Manoboy

É possivel sim.
No meu notebook fiz a partição \home separada e na atualização do sistema estava tudo lá do mesmo jeito e configuradinho.

Abraço.

clcampos

Acho até que deixou muito pra raiz. Eu deixaria estourando 30 Gb, e no seu caso deixaria no máximo 512Mb para swap, se deixasse.

Claro que depende muito da utilização do PC, pois se for usar muitos programas pesados ao mesmo tempo até se justifica a swap, e se for instalar coisas grandes para 40gb para raiz.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

rsbernardes

Eu vou rodar VMWARE e 01 ou 02 jogos de corrida, além do Beryl (que eu adorei).
Deixando 01Gb apens de swap (com 02 GB de Ram) seria mais que suficiente neste caso?

Só mais uma coisa, ja perguntei mas ninguem me respondeu. Em caso de reinstacao, basta selecionar a particao "/" para instalar o SO e nao tocar na /home, na qual estarão meus dados, correto?

Citação de: clcampos online 07 de Agosto de 2008, 14:56
Acho até que deixou muito pra raiz. Eu deixaria estourando 30 Gb, e no seu caso deixaria no máximo 512Mb para swap, se deixasse.

Claro que depende muito da utilização do PC, pois se for usar muitos programas pesados ao mesmo tempo até se justifica a swap, e se for instalar coisas grandes para 40gb para raiz.

clcampos

Numa reinstalação você vai mandar reformatar a partição raiz (/), e apenas definir a partição da /home com seu ponto de montagem, sem formatar.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

e.daniel-ct

Olha, sua swap tem de ser maior que a ram, para caso vc hiberne seu computador, a swap seja suficiente para que se copie toda a ram dentro dela, pelo menos foi assim que eu aprendi, aqui em casa eu tenho 512 de ram e 1GB de swap.....

A pasta raiz eu realmente acho que esteja muito grande, deixo 30GB aqui para o windows quando eu o tinha instalado, para o linux sempre foi 7 ou 8, unica resalva é caso vc vá instalar muitos jogos que estes sim comem espaço, ai justifica a partição raiz grande, no meu caso eu tenho eminen terrorist, e americans army, apenas...

wagner.bts

Bom....tive uns problemas com meu Ubuntu e estou reinstalando ele agora.
Como meu HD do note é de 120Gb (porém 7200rpm)  :P fiz assim:

70Gb > ext3 /
45Gb > ext3 /home
5Gb > swap

Não sei....eu tenho 2 gigas de memória na máquina...mas deixei 5 gigas mesmo auehiuhUAE
Wagner Consani Filho

galactus

Citação de: wagner.bts online 07 de Agosto de 2008, 18:50

70Gb > ext3 /
45Gb > ext3 /home
5Gb > swap

Não sei....eu tenho 2 gigas de memória na máquina...mas deixei 5 gigas mesmo auehiuhUAE

Total desperdício de espaço!  :-[

Olhas só, tenho o meu Ubuntu socado de programas, incluindo o VMware, ele ocupa 3,2GB do raiz. Mais 4GB pra fazer cópia de DVD no temp, dão 7,2GB. Vamos dar uma folga pra ele, eu mais que dobrei o espaço. Minha raiz tem 19GB! Meu PC principal que tem 1GB de RAM, ficando ligado 3 dias diretos, com máquina virtual, LimeWire e tudo mais, não passa de 150MB de Swap!!!!   No meu Note que tem 2GB de RAM, nunca vi ele usar mais que 40MB!

Quanto as máquinas Virtuais, funciona assim, o VirtualBox as coloca no /home. E o VMware coloca no /var por padrão, mas você pode mudar para o /home, foi o que eu fiz. Daí não precisa de um diretório raiz gigante!

Agora me diga. Foi ou não foi um desperdício?

Listagem das partições:

root@casa:/home/galactus# df -h
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/sda1          19G  3,2G   16G  17% /
varrun                501M  128K  501M   1% /var/run
varlock               501M     0  501M   0% /var/lock
udev                  501M   76K  501M   1% /dev
devshm                501M   12K  501M   1% /dev/shm
lrm                   501M   39M  462M   8% /lib/modules/2.6.24-19-generic/volatile
/dev/sda6          214G   80G  134G  38% /home
/dev/sdb1              75G  9,5M   75G   1% /media/antigo
/dev/sdc1             150G   19M  149G   1% /media/backup1
/dev/sdd1             466G  191G  275G  41% /media/disk
root@casa:/home/galactus#
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

wagner.bts

Citação de: galactus online 07 de Agosto de 2008, 21:44

70Gb > ext3 /
45Gb > ext3 /home
5Gb > swap

Olhas só, tenho o meu Ubuntu socado de programas, incluindo o VMware, ele ocupa 3,2GB do raiz. Mais 4GB pra fazer cópia de DVD no temp, dão 7,2GB. Vamos dar uma folga pra ele, eu mais que dobrei o espaço. Minha raiz tem 19GB! Meu PC principal que tem 1GB de RAM, ficando ligado 3 dias diretos, com máquina virtual, LimeWire e tudo mais, não passa de 150MB de Swap!!!!   No meu Note que tem 2GB de RAM, nunca vi ele usar mais que 40MB!

Quanto as máquinas Virtuais, funciona assim, o VirtualBox as coloca no /home. E o VMware coloca no /var por padrão, mas você pode mudar para o /home, foi o que eu fiz. Daí não precisa de um diretório raiz gigante!

Listagem das partições:

lrm                   501M   39M  462M   8% /lib/modules/2.6.24-19-generic/volatile

Mano, depende.
Se isso te satisfaz, beleza.
As vezes o que é disperdício de espaço pra você pode não ser para outros.
Eu utilizo o Eclipse, o Kylix e o Lazarus aqui, esses ocupam espaço pra cacete.
Wagner Consani Filho

galactus

Citação de: wagner.bts online 07 de Agosto de 2008, 22:14
Citação de: galactus online 07 de Agosto de 2008, 21:44

70Gb > ext3 /
45Gb > ext3 /home
5Gb > swap

Listagem das partições:

Mano, depende.
Se isso te satisfaz, beleza.
As vezes o que é disperdício de espaço pra você pode não ser para outros.
Eu utilizo o Eclipse, o Kylix e o Lazarus aqui, esses ocupam espaço pra cacete.

Você se refere pós instalação, certo? Pois só para instalação eles ocupam cerca de 500MB. 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

wagner.bts

Wagner Consani Filho

clcampos

Eu tenho muitos programas instalados no meu sistema, e costumo testar tudo que vejo, e deixei 20Gb para a partição raiz (/), e até hoje não consegui usar nem 50%.

Ainda vou com o galactus, pois os 20Gb no final foram uma enormidade.

Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

wagner.bts

Wagner Consani Filho

ferrarini

Ola pessoal preciso da ajuda de voces para o seguinte, ganhei um PC note do dia dos pais e foi estrear so que tá instalado o Ubuntu, tentei tudo para o Ksudo me liberar da senha e nada, nao consigo acessar internet, ver qualquer tipo de configuração pois pede senha, li no manual a senha que esta lá não é aceita, liguei para o SAC da empresa me disseram que devo entrar em contato 2ª em São Paulo, mas posso opera-lo normalmente. Tenho instalado na maquina antiga o Curumim. que faço?

e.daniel-ct

Tudo bem isso é bem fácil de se resolver se vc tiver um live cd linux, de o boot pelo live cd, e faça um chroot no sistema que esta no hd, assim:

monte a partição onde seu sistema está instalado no hd, digamos que esteja montado em /media/partição1

então entre no terminal e digite

sudo su
mount -t proc none /media/partição1/proc
chroot /media/partição1 /bin/bash

feito isso vc está usando o sistema que está em seu hd e com permissão para alterar qualquer senha, então é só digitar:

passwd

ele vai perdir a nova senha então você a define e terá uma nova senha de root, caso você queira mudar a senha de outro usuário é só digitar:

passwd nomedousuário

e digitar a nova senha do mesmo, lembrando que o root não faz logon em modo gráfico, logo você tem que ter um usuário com poderes administrativos para alterar quáquer coisa em seu sistema, se você não tiver pesquise como criar um pelo fórum, tem várias explicações!!!
Você provavelmente vai ter que cria-lo enquanto faz o chroot no sistema!!!

Boa sorte!!!