Mouse ótico PS2 não funciona [resolvido]

Iniciado por marciovinicius, 18 de Fevereiro de 2006, 19:17

tópico anterior - próximo tópico

marciovinicius

Instalei o Ubuntu 5.10, tudo ocorreu muito bem exceto pelo fato de que o mouse não funciona de jeito nenhum. Iniciei o computador e nada de mouse, a rodinha dele (que normalmente fica constantemente acesa) simplesmente fica apagada (quando ligo o computador ela acende, mas durante o carregamento do Ubuntu ela apaga). Como não conheço nenhuma tecla de atalho do Gnome/Ubuntu ainda com o computador ligado troquei o ótico por um convencional que eu tinha aqui. A situação não melhorou muito: o cursor se movia, mas o clique não funcionava muito bem. Em alguns lugares ele funcionava perfeitamente, mas em botões como "Ok", "cancel" e "desligar" ele simplesmente não clicava. Tive que desligar direto no botão (santo ATX!).

Resumindo, como faço para configurar meu mouse ótico PS2? Já vi por aí como configurar o mouse serial no xorg.config, mas não achei nada sobre o PS2.
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

marciovinicius

Mais algumas informações (antes que me perguntem :wink: ):
- O mouse que quero fazer funcionar é um Mouse Ótico PS/2 com scroll da marca VCOM
- O outro mouse que tentei usar e que funcionou mais-ou-menos é convencional PS/2 sem scroll e com 2 botões
- em /etc/X11/xorg.conf tem o seguinte:

Section "InputDevice"

Identifier            "Cofigured Mouse"
               Driver                "mouse"
               Option                "CorePointer"
               Option                "Device"                  "/dev/input/mice"
               Option                "Protocol"                "ImPS/2"
               Option                "Emulate3Buttons"    "true"
               Option                "zAxisMapping"         "4   5"
End Section
Kubuntu 9.04 amd64

LaSSarD

Esse conteúdo foi diretamente colado do xorg.conf ou você digitou? Se você digitou, acho que foram erros de digitação msmo, senão, dá uma atenção especial pra isso:
Identifier            "Configured Mouse"
E também:
Option                "ZAxisMapping"         "4   5"
Ficando assim:
Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
Option "Device" "/dev/input/mice"
Option "Protocol" "ImPS/2"
Option "Emulate3Buttons" "true"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

marciovinicius

Ah, não isso eu digitei errado na hora de postar aqui (eu copiei num papelzinho e depois copiei aqui :lol: )

Pelo que andei pesquisando, parece que o problema é que a instalação reconheceu errado o mouse e o configurou como se fosse USB...

Ou seja, ao invés de colocar /dev/psaux na opção device, colocou /dev/input/mice... vou trocar e ver o que acontece, depois digo aqui.
Kubuntu 9.04 amd64

marciovinicius

Pois é, troquei o /dev/input/mice por dev/psaux e nada... Existe alguma outra coisa que não o xorg.config que está errada ou alguma outra coisa que eu possa fazer?

Estou quase desistindo...:cry:
Kubuntu 9.04 amd64

galactus

Citação de: "marciovinicius"Pois é, troquei o /dev/input/mice por dev/psaux e nada... Existe alguma outra coisa que não o xorg.config que está errada ou alguma outra coisa que eu possa fazer?

Estou quase desistindo...:cry:

Já procurou no Fórum gringo?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

Achei uma possível solução.

After hours and hours of googling and trying various things, a fix has been found!

Modify the /etc/modules file and add proto=bare to the psmouse line. My modified /etc/modules file is shown below:

# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with '#" are ignored.

lp
mousedev
psmouse proto=bare

O que não falta é link deste tipo de problema. Ao que parece a culpa não é do Ubuntu e sim do Kernel 2.6 .

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=104987&page=2&highlight=ps2+mouse
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=28643&highlight=ps2+mouse
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=111264&highlight=ps2+mouse

Você pode esperar o Dapper Drake. Pode ser que esse problema não ocorra mais.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

marciovinicius

Valeu, galactus!

Mas eu tentei proto=bare e proto=exps e nada deu certo... É muito estranho, pois conectei um mouse ps/2 só que dos convencionais e funcionou perfeitamente... Estou achando que o problema é a marca (VCOM), já vi em alguns fóruns pessoas com o mesmo problema com mouse da mesma marca e que quando trocaram por outro tudo funcionou... Vou tentar o método extremo: comprar um mouse de outra marca pra ver o que acontece...
Kubuntu 9.04 amd64

marciovinicius

TRoquei o mouse por um Clone ótico PS/2... Funcionou normalmente. O problema era a marca mesmo... O VCOM tem alguma coisa contra e Linux (e como já disse, isso não aconteceu só comigo) Mandei uma mensagem para a Verycom, mas ainda não recebi resposta...
Kubuntu 9.04 amd64