Rede entre Ubuntu e Windows XP [Resolvido]

Iniciado por ewsg, 29 de Julho de 2008, 14:30

tópico anterior - próximo tópico

ewsg

Pessoal, me perdoem se a resposta já se encontra em algum tópico aqui. Ocorre que não consegui encontrar nada que me ajudasse. :(

Bom, tenho duas máquinas, uma rodando Windows XP e a outra o Ubuntu 8.04.

As duas estão ligadas em um roteador D-link DI-604, no qual está definido DHCP para as duas máquinas e o IP fixo de minha conexão à internet. A internet funciona nos dois computadores (Ubuntu e Windows, aliás).

Gostaria de fazer uma rede entre a máquina com Ubuntu e a com Windows. No Ubuntu até acesso a "rede windows", e chego até o nome do "grupo" na rede, mas a coisa para aí. Não acesso mais nada.

Gostaria de colocar as duas máquinas realmente em rede. Existe alguma maneira descomplicada de se fazer isso sem ter de instalar e configurar o Samba através dos arquivos de texto, por exemplo?

Desde já agradeço!

Ewsg

Manoboy

Tenho em casa exatamente o que deseja.
Minha maquina XP enxerga o Ubuntu e vice-versa.
Não configurei nada em especial.
Uma maneira mais facil, talvez, de acessar sua maquina XP no Ubuntu é na barra de endereços do Nautilus digitar diretamente o ip dela.
Ficaria algo assim:
smb://ip_da_maquinaXP

Tente isso.

ewsg

Deu certinho, amigo, muito obrigado!

Agora, me diz uma coisa, por gentileza: através do IP, funciona. Mas através do nome do computador da rede, não.

Existe alguma maneira de burlar isto ou, como costumo fazer no windows, "mapear" um drive para o IP da outra máquina rodando Windows?

Grato mais uma vez. :)

Manoboy

Aqui no meu trabalho, entre varias estações Windows tenho uma maquina rodando Ubuntu e ela consegue achar os outros micros pelo nome (que é o que você deseja), porém isso acontece porque temos um servidor DNS na rede corporativa e em casa, no caso de redes domesticas, isso não é necessário.
Acredito então que seja por causa desse serviço... se eu estiver falando alguma bobagem algum outro membro do forum me corrigirá e poderá então te ajudar a resolver essa questão.

Abraço.

ewsg

Olá Manoboy!

Valeu mesmo pela ajuda. :)

Então, o problema é que pelo nome da máquina, realmente não encontra.

E pelo IP, existe o grande problema de que, a cada reinicialização da máquina em questão, este muda e o atalho que criei na máquina com Ubuntu perde a validade...rsrs

Alguém tem alguma dica?

Manoboy

Você pode "amarrar" o ip para cada computador. É só entrar nas configurações de rede e configura-lo.

JFMMão de Ferro

Citação de: Manoboy online 29 de Julho de 2008, 14:59
Tenho em casa exatamente o que deseja.
Minha maquina XP enxerga o Ubuntu e vice-versa.
Não configurei nada em especial.
Uma maneira mais facil, talvez, de acessar sua maquina XP no Ubuntu é na barra de endereços do Nautilus digitar diretamente o ip dela.
Ficaria algo assim:
smb://ip_da_maquinaXP

Tente isso.

Boa tarde daqui, por aí devem ser 10.23 portanto Bom dia
Também estou  interessado em aplicar esta solução só que não encontro  o Nautilus nos menus o que devo de fazer
Será que pode dar um ajuda, o que nunca aconteceu não obtê-la desde que estou neste forúm ficarei agradecido

João Fernando Machado Mão de Ferro

Manoboy

JFMMão,

O Nautilus é o, digamos assim, o gerenciador de arquivos do Ubuntu.
Para acessá-lo basta abrir o menu Locais e escolher qualquer um dos itens que aparecem com icone de pasta.
Outra opção é abrir um terminal e la digitar nautilus.

ewsg

Não sei como funciona mais ou menos o Ubuntu, mas será que posso configurar minha rede para, ao invés de utilizar DHCP, utilizar IP's fixos? Isto no roteador, é claro. :)

JFMMão de Ferro

Citação de: Manoboy online 30 de Julho de 2008, 10:58
JFMMão,

O Nautilus é o, digamos assim, o gerenciador de arquivos do Ubuntu.
Para acessá-lo basta abrir o menu Locais e escolher qualquer um dos itens que aparecem com icone de pasta.
Outra opção é abrir um terminal e la digitar nautilus.

Muito agradeço a sua resposta, realmente foi uma pergunte estúpida mas sou iniciante, nomes diferentes e o outro SO faz-nos ficarmos sem pensar
Procedo assim, na barra de endereços escrevo o nº xx.xx.xxx.x tirado por exemplo daqui http://www.omeuip.com/ e comparei-o com outros portais e obtenho sempre o mesmo
Só que agora coloco o meu número IP e obtenho esta resposta: Nautilus é incapaz de manipular este tipo de localizações
Poderá haver mais uma ajuda
Muito agradeço
Agora ao ler com mais atenção dei com isto smb://ip_da_maquinaXP o que não fiz deve de ser esta a diferença

Não Consigo dá a seguinte mensagem: Incapaz de apresentar todo o conteúdo de "Partilha Windows em 81.20.249.1": DBus error org.freedesktop.DBus.Error.NoReply: Did not receive a reply. Possible causes include: the remote application did not send a reply, the message bus security policy blocked the reply, the reply timeout expired, or the network connection was broken.

ewsg

Então, amigo, se faço da maneira abaixa:

Citarsmb://ip_da_maquinaXP

Vai na boa. Agora, se utilizo o nome da máquina na rede:

smb://nomedamaquina

Ele demora até travar, e não acesso o outro computador.

Isto porque em minha rede uso DHCP, ou seja, os IP's dos dois computadores mudam a cada reinicialização.

Manoboy

João,

Certifique-se de que tem diretorios compartilhados na estação windows.

ewsg

Olá amigo,

Então, na máquina Windows, o drive C:\ inteiro está compartilhado, tanto é que a rede "windows/windows" funciona numa boa.

Tipo, no Ubuntu, pelo IP acesso a máquina Windows, e seus arquivos e pastas, mas pelo nome deste computador na rede, não.

O que pode estar causando isso? :)

Abraços!

JFMMão de Ferro

Citação de: Manoboy online 31 de Julho de 2008, 14:07
João,

Certifique-se de que tem diretorios compartilhados na estação windows.

Pode-me explicar o que é directórios compartilhados na estação Windows, e se há alguma acção a tomar como é
O Router é NTECH
Cable/DSL Gateway Router
Plus 4 portSwitch

Manoboy

Diretorios (ficheiros) = pastas que contem arquivos.
Compartilhados = disponiveis para acesso e de uso comum entre ambos os computadores.