GRUB - Error 18 - reboot mal sucedido

Iniciado por pulpfiction, 24 de Julho de 2008, 02:36

tópico anterior - próximo tópico

pulpfiction

Olá,

Estou com o Ubuntu 7.10 instalado já faz uns 6 meses na minha máquina. Hoje, travou por uns 5 minutos naquela tela laranja após eu fazer o logon. Apertei CTRL+ALT+Backspace pra sair do X e tentar o logon novamente. Antes de aparecer a tela de login de novo, apareceu um monte de mensagens estranhas (me desculpem, não lembro as mensagens, só lembro que tinha uns hexadecimais ali). Tentei fazer o logon novamente, sem sucesso; mais uma vez travou, desta vez na parte que fica minha senha aparecendo como "*******". De qualquer maneira, dei um hard reboot, pressionando o botão de power on.

Ao iniciar o GRUB, agora aparece "GRUB loading, please wait... Error 18". Dei uma pesquisada e o que achei refere-se a instalação do Ubuntu em HDs antigos. Como o Ubuntu estava rodando bem neste mesmo HD por uns 6 meses, descarto essa possibilidade. Alguém tem alguma idéia de como posso corrigir isto?

Neste HD tenho também o Windows XP, na primeira partição.

Obrigado.

clcampos

Você esta conseguindo acessar o windows?

Entrou na BIOS e viu se esta tudo bem com seu HD?

Pergunto porque isto parece problemas de hardware.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pulpfiction

Citação de: clcampos online 24 de Julho de 2008, 10:18
Você esta conseguindo acessar o windows?

Entrou na BIOS e viu se esta tudo bem com seu HD?

Pergunto porque isto parece problemas de hardware.

Não consigo acessar o Windows, trava nesse erro 18 antes de entrar no GRUB. A BIOS reconhece meus dois HDs. Inclusive, consegui usando um CD com "Linux rescue" um console e nele rodar "fdisk -l", que me mostrou minhas partições. Porém, quando tentei fazer "mount -t ext3 /dev/hbd7 /mnt/ubuntu", dá "failed - invalid argument". Se eu omito o argumento "-t ext3", dá "device or resource busy".

Se alguém tiver mais alguma sugestão, sou todo ouvidos.  :(

pulpfiction

Bootei com o GParted. Desta vez o mount da uma mensagem diferente:

mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/hdb7, missing codepage or helper program, or other error

Tem como o erro ser mais genérico?  ;D

No GParted em si, mandei fazer um "check and repair" na partição /dev/hdb7, ele faz o "calibrate" e quando faz o "check and repair" mesmo, com o comando "e2fsck -f -y -v /dev/hdb7", o erro que aparece é:

e2fsck: Attempt to read block from filesystem resulted in short read while checking ext3 journal for /dev/hdb7

Usando o Super Grub Disk, consegui bootar a minha partição Windows. Mas nada de conseguir bootar/montar a minha partição do Ubuntu. :(

Não tem como recuperar uma partição ext3? Eu tinha bastante coisa importante ali, uma vez que vinha usando quase que unicamente o Ubuntu pelos últimos 6 meses.

clcampos

Dá uma lida no link abaixo, quem sabe não te ajuda:

Reparando partições
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pulpfiction

Citação de: clcampos online 24 de Julho de 2008, 14:41

Reparando partições

Fiz a parte de ext3. Montar a partição com "-o ro" não consegui. Rodar o fsck.ext3 simplesmente na partição também não, mesmo erro do post anterior. Anotei os blocos que tinham os backups dos superblocos, mas quando faço "fsck.ext3 -f -b 32768 /dev/sdb7", recebo o seguinte erro:

fsck.ext3: Device or resource busy while trying to open /dev/sdb7
Filesystem mounted or opened exclusively by another program?

Detalhe que rodei um "mount" para ver o que estava montado e o /dev/sdb7 não consta.

P.S. Será que postei na seção certa do fórum?

alarcon

Citação de: pulpfiction online 24 de Julho de 2008, 17:46
Citação de: clcampos online 24 de Julho de 2008, 14:41

Reparando partições

Fiz a parte de ext3. Montar a partição com "-o ro" não consegui. Rodar o fsck.ext3 simplesmente na partição também não, mesmo erro do post anterior. Anotei os blocos que tinham os backups dos superblocos, mas quando faço "fsck.ext3 -f -b 32768 /dev/sdb7", recebo o seguinte erro:

fsck.ext3: Device or resource busy while trying to open /dev/sdb7
Filesystem mounted or opened exclusively by another program?

Detalhe que rodei um "mount" para ver o que estava montado e o /dev/sdb7 não consta.

P.S. Será que postei na seção certa do fórum?

Usa o LiveCD do Ubuntu para executar os comandos de recuperação que você tem.

Ao entrar no Ubuntu pelo LiveCD abra um terminal e digita sudo su para virar root sem pedir senha e usa os comandos que você dispõe para recuperar erros em partições ext3. Não precisa montar a partição (/dev/sdb7), ela tem que estar desmontada, pelo menos é assim que faço com partições reiserfs que é a única que uso aqui.