Ajuda para escolher um laptop :-)

Iniciado por celsofaf, 22 de Julho de 2008, 14:12

tópico anterior - próximo tópico

celsofaf

Pessoal, não posto aqui neste fórum faz uma década, mas não hesitei em vir aqui para pedir uma ajudinha básica. :)

Preciso adquirir um laptop. A intenção é usá-lo mais como algo móvel para usar a internet e coisa do tipo, mas não pretendo ficar levando-no comigo o tempo todo. Nâo pretendo rodar muita coisa pesada nele, por exemplo, e não preciso de muitas "frescuras". Por outro lado, minúsculos como o Eee agridem meus olhos. Penso num com tela de 14 ou 15 polegadas. Minha idéia é gastar menos de R$ 2 mil com a compra, mas eu quero fugir dos micos também.

Claro, quero rodar o Ubuntu nele :) mas precisarei de um que venha com Windows. Depois é só particionar e ubuntizá-lo devidamente, suponho.

Eu aceito tanto sugestões positivas ("compre este") quanto negativas ("fuja desta marca"). ;D

Se eu achar algo interessante pela net, eu posto aqui para pedir as opiniões também.

Obrigadão! E espero que este tópico ajude também a outras pessoas que estejam em situação parecida com a minha.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

celsofaf

Após uma fuçada básica, me interessei por este: http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/2540221

A Novadata fabrica produtos confiáveis? Me interessei principalmente por causa do chipset Intel, vendo que a maioria dos notes mais baratos possuem chipset da VIA (que é uma via certa de dor de cabeça).
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

agente100gelo

Fuja da HP.
Se fosse comprar um novo notebook eu iria de DELL. Dá até para baixar o ISO do Ubuntu específico e eles dão suporte a Linux.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

piike

Não entendi por que fugir da hp?! Tenho um amigo que possui um tablet e tudo é reconhecido inclusive o touch screen. Com certeza não compre notebooks com placa de vídeo Nvidia acima da serie 7 pq ainda tem suporte completo, nem notebook da Sony da serie FE ou FZ pois tenho um e estou com vários problemas, uma pedida legal seria um Mac que tem suporte muito bom no linux. Os da Dell também tem suporte legal e os Acer tirando alguns com webcam de fabricante safado. Nacional recomento os Positivo, AmazonPc e Microboard pois são os que tive contato. Agora uma dica geral fuja dos chipsets de video da SiS e da Via, procure no minimo intel. Outra coisa é bom verificar os fabricante da wireless, do leitor de cartoes, caso tenha (Texas Instruments funcionam normalmente), da webcam, do leitor de digitais ... ou seja se quiser compatibilidade total com o Linux é bom ver todas as especificações dos fabricantes para ver se tem suporte legal.

É isso, espero não ter atrapalhado sua escolha.
hehe
Sony Vaio Fz250AE

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Polaco

Eu iria de Dell, nada contra a HP, ainda acho uma boa marca, mas um Dell com tudo Intel ainda é a melhor escolha para não ter dores de cabeça.

A Acer também está com uns modelos muito bons, meu colega de trabalho comprou um Aspire (2050 ou 5020, não lembro bem...) e tudo foi reconhecido sem problemas, só o Wireless que precisou do ndiswrapper, mas funcionou 100%.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

clcampos

Isso é muito particular né!

A minha família toda tem Dell, e eu Acer... Não troco meu Acer por nenhum deles.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

sylvester

Eu tenho usado HP e estou bastante contente.
Mas é um facto que para o suporte ao Ubuntu, talvez a Dell seja melhor.
Talvez esta página te seja de ajuda:
https://wiki.ubuntu.com/LaptopTestingTeam

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

kakita

em reais não sei quanto dá, nem sei os preços dos laptops aí mas veja este

1000€

Portátil Toshiba Satellite A300-1CO (PSAJ4E-03R015PT)

SATELLITE A300-1CO - CORE2 DUO T9300 2.5GHZ, CACHE L2 6MB,
TFT 15,4" WXGA também,
2 + 2GB DDR2,
HDD 320GB,
GRÁFICA ATI MOBILITY RADEON, HD 3470 1.024MB,
DRIVE SUPERMULTI DOUBLE LAYER,
WIFI 802.11A/B/G,
4X USB,
WEBCAM,
BT 2.1,
WIN. VISTA PREMIUM PT

Não é um supercomputador mas para o que vc quer dá para muito tempo, pelo menos uns 5 anos.
Reparo que no brasil o que mais se compra são HP, dell e Acer. Será por influencia dos EUA?

Polaco

Kakita pode até ser, mas a Acer é de Taiwan. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

bgssilva

Cara... pega um acer 5920 de preferencia já com Linux... (VISTA não!!!) e seja feliz. Muita gente torce o nariz para os computadores a Acer. Uma coisa eu aprendi, o que vale é custo/benefício, garantia e assistência técnica próxima.

Tenho um Acer 5050 a mais de 2 anos e nunca deu problema, assim que acabou a garantia dele, espetei mais 2Gb no bichinho e ele tá um avião! E olha que é somente um Turion nem X2 é.... vou comprar um acer 5920 daqui a umas 2 semanas... já tive a oportunidade de usá-lo e gostei muito também... pena eu não ter grana pra um 6920! mas vou chegar lá.

niitsu

Amigo Celso, eu precisava de um note simples também, para usar na faculdade (internet, office, e gravação de cds e dvds). Optei pelo Nova. Comprei já faz 6 meses e até agora não tive problemas com ele. Segue o link:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/2490666

Ele vem com um tal de Fênix Linux, mas instalei XP e Ubuntu nele e roda que é uma maravilha!

Abraços!

rjbgbo

Bom rever vc aqui amigo celsofaf
Sincera/ no que aprendi de Linux nesse tempo de 1 ano e 7 meses de Ubuntu direto, c/ todos vcs aqui do fórum, o dia que for trocar do PC e/ou pegar um notebook, s/ hesitar vou de tudo Intel, mobo, chipset, processador e mais o que tiver.
Pl. de vídeo caso precise, hj em dia tanto ATI como Nvidia já estão emparelhadas em relação ao suporte ao Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Glauco Hass

Comprei um Acer Extensa 4620 Z, uma maquininha bacana com Dual Core de 1,73GHz, 2GB de RAM, 160GB de HD e funciona que é uma beleza no Ubuntu 8.04 (não testei nas versões anteriores).
Desde os atalhos no teclado com a tecla Fn, Compiz, até mesmo webcam, tudo o que testei funcionou de primeira.
O preço: R$ 2.300 em uma loja de um shopping de Curitiba.
Muito satisfeito.

ins3rt c0in

Nunca tive muita curiosidade por Acer, mas agora me interessei!

Minha irmã tem um Dell com um placa Wireless Broadcom que é muito chata. LiveCD nele, esquece.

Concordo que de preferência tudo Dell.