Samba + Cups

Iniciado por tadashi, 22 de Julho de 2008, 11:12

tópico anterior - próximo tópico

tadashi

Bom estou com um problema para configurar o Cups para funcionar como servidor de impressão.
temos em rede 22 computadores e o servidor que hoje funciona com Ubuntu 8.04 server que tem instaldo CUPS 1.3.7 e SAMBA 3.028 bom o que eu preciso de fato é compartilhar as impressoras que estão ligadas em micro que utiliza WIN-XP, são 3 modelos de impresssora; EPSON CX7300, LEXMARK X340 e EPSON LX300 a idéia é alem de compartilhar as impressoras e fazer o controle do mesmo...

se algume souber uma forma mesmo que não seja pelo CUPS mais que funcione ajuda ok!

Esta com duivida não pergunte procure! www.google.com.br

tadashi

Josely

vc ja conseguiu fazer o compartilhamento? se não me da mais detalhes....

- se tem alguma impressora no servidor ou se estão todas em maquinas XP.

preciso de mais detalhes para poder te da uma solução.

fico no aguardo.

tadashi

Consigui até instalar o o cups... e consigo fazer acesso remoto de qualquer maquina pelo navegador... pelo ip do server + porta...

o que não consigo fazer é adicionar as impressoras.

todas as impressoras da rede estão em terminal windows xp.

bom e não consegui encontrar o PPD das impressoras...

tem como fazer o PPD a partir do arquivo de instalação do windows?

abraço e vlw pela força

Josely

olha aqui na assistencia onde trabalho ja tive um pc com XP e 2 impressoras conectadas a ele, uma HP840C e uma Sansung ML-2010 Laser. O meu PC e o do chefe é Linux (Ubuntu).

Fiz o compartilhamento normal no XP e quando fui no Ubuntu, bastou eu ir em Administração > Impressão, ciquei em nova impressora, dai abriu a caixa de dialogo que é apara eu definir de onde quero instalar a impressora, fui em Windows Printer via Samba > Procurar > e apareceu o grupo de trabalho do XP com a maquina XP que no caso era Secretaria, escolhi a marca da Impressora e o modelo e pronto! ja estava tudo OK!.

Se o seu não estiver assim, vc tem que dar uma ohada no seu smb.conf, para ver se não existe alguma restrição ou se os drivers das impressoras foram instalados junto com o cups.

Quanto a sua pergunta, não, drivers para Ruwindows não servem para inux, mais vc pode procurar no site do fabricante. na maioria das vezes o Linux ja tem os drivers das impressoras.

qq coisa retorna.

tadashi

Agrdeço Josely pela ajuda....

eu consigo fazer por essa forma, mais n sei se é pq os dirves estão errados eu mando a impressão e nada acontece.... eu vou ir no site dos fabricantes para ver se consigo alguma informação para instalar.... vlw mesmo pela ajuda!

;D

Josely

depois que vc fez o compatilhamento o Linux não te pediu nenhuma senha ou não deu informação alguma?

o meu aqui tinha me pedido senha, dai dei coloquei meu login e minha senhade root e foi beleza, mais também outras vezes ele não me pediu nada, simplesmente apos o termino do compatilhamento mandei fazer o teste e foi na boa.

como esta a configuração do seu smb.conf?

a que usei e uso esta assim:

# Configuração Global da Rede

[global]
netbios name = Assistencia2
workgroup = Wicksell
server string = Ubuntu
security = share
# Set CUPS for printing
   printcap name = CUPS
   printing = CUPS

[arquivos]
# Pasta de Compartilhamento do HD de Arquivos
path = /media/ARQUIVOS
writable = yes
comment = Arquivos
available = yes
browsable = yes
public = yes

so isso e nada mais e tudo funciona perfeitamente bem, tanto funcionava no Ruwindows como esta funcionando agora que o server de impressão é Linux.

tadashi

Fiz essas alteraçãoes no cups

agora add a impressora e estou com esse erro

"Unable to connect to CIFS host, will retry in 60 seconds..."

e não imprime =(

Josely

mais vc fez essas alterações no /etc/smb.conf ou no /etc/cups/cupsd.conf?

no cupsd.conf vc não precisa fazer nada, as configurações que te mostrei é para o smb.conf

me confirma!

tadashi

sim sim as alterações foram feitas nos dois scripts.....

to achando que o grande problema é

1º falta de conectividade - maquinas linux não localiza a impressoras.

2º drives incompativeis com a impressora.

Josely

é realmente pode ser isso mesmo. Mais quando vc pede nova impressora ele nem enxerga a maquina que esta compartilhando a impressora? se não, é pq sua maquina Linux não esta na rede. se sim, e na hora de localizar os drivers ele não acha nada no banco de dados de drivers, é porque a seção de drivers do cups não esta instalado.

tadashi

ele acha o caminho certinho da impressora.... quando pesquiso pelo assistente de impressoras do Ubuntu, agora pelo cups não acha nada... tem alguns drives mais não tem o da impressora que uso...  nem similar...
não sei mais por onde tentar... acho que vou pintar tudo de verde e jogar no mato ???

Josely

qual o modelo da tua impressora?

ta muito estranho isso cara...!!!

tadashi

tenho 3 impressoras a ser configuradas pelo cupz

epson stylus cx7300 / USB

epson lx300 (matricial) /LPT1

Lexmark x340 xl / USB

o grande problema é os drives que eu não encontro nem pelo cups nem pelo foomatic

tadashi

Resolvido...

O problema era permissão dos ip's das maquinas que estavam conectadas as impressoras

Allow From ....

e discomentar a linha

#application/octet-stream

no arquivo

/etc/cups/mime.convs

Valeu Josely pela força