Atualização Ubuntu

Iniciado por Gilson Filho, 18 de Julho de 2008, 15:41

tópico anterior - próximo tópico

Gilson Filho

Olá Pessoal,

Eu estou lendo uma apostila do Ubuntu, e fiquei com uma dúvida. Como o sistema atualiza a cada seis meses, e as versões LTS é em até 3 anos pra PC's domésticos, queria saber qual a melhor forma:

1 - Atualizar o Ubuntu com a versão lançada;

2 - Formatar o sistema (com os dados salvos, claro!);

Apesar da segunda ser lógica, pode acontecer de usuários nao quererem reformatar ou não dar pra fazer isso. Então queria saber como posso fazer a atualização sem formatar também.

VLW!!!

Felix

Sim, pode atualizar 'por cima' de uma versão antiga, mas aconselho que faça os devidos backup's antes disso.

Eu por exemplo já tem algum tempo que só atualizo as versões e pouquissimas vezes encontrei problemas.

Gilson Filho

Citação de: Felix online 18 de Julho de 2008, 15:50
Sim, pode atualizar 'por cima' de uma versão antiga, mas aconselho que faça os devidos backup's antes disso.

Eu por exemplo já tem algum tempo que só atualizo as versões e pouquissimas vezes encontrei problemas.

Entendi. Mas é sempre bom colocar o /home em uma partição separada pra fazer a atualização não eh.

Não me leve a mal, é pq estou querendo aprender:

1 - Eu fiz uma besteira. Eu queria saber se posso colocar uma partição que criei depois de instalar o Ubuntu como /home?

2 - E ao fazer uma instalação limpa com uma nova versão do Ubuntu ( e com o /home e outra partição) como faço na instalação apontar o /home sem que comprometa com os meus dados (se é que acontece)?

clcampos

Citação de: Gilson Filho online 18 de Julho de 2008, 16:00

Entendi. Mas é sempre bom colocar o /home em uma partição separada pra fazer a atualização não eh.

Sim, você tem mais segurança com seus dados em uma partição separada.

CitarNão me leve a mal, é pq estou querendo aprender:

1 - Eu fiz uma besteira. Eu queria saber se posso colocar uma partição que criei depois de instalar o Ubuntu como /home?

Claro que sim. O tópico De novo - mudar a /home... [RESOLVIDO!] tem uma boa discussão sobre o tema, mas leia primeiro todo o tópico para só depois se aventurar a fazer.

Citar2 - E ao fazer uma instalação limpa com uma nova versão do Ubuntu ( e com o /home e outra partição) como faço na instalação apontar o /home sem que comprometa com os meus dados (se é que acontece)?

No momento do particionamento você não poderá colocar a partição dos seus dados para formatação, apenas definindo ela como ponto de montagem para /home, no mais é tudo normal.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Felix

Citação de: clcampos online 18 de Julho de 2008, 16:20
Citação de: Gilson Filho online 18 de Julho de 2008, 16:00

Sim, você tem mais segurança com seus dados em uma partição separada.

CitarNão me leve a mal, é pq estou querendo aprender:

Claro que sim. O tópico De novo - mudar a /home... [RESOLVIDO!] tem uma boa discussão sobre o tema, mas leia primeiro todo o tópico para só depois se aventurar a fazer.

Citar2 - E ao fazer uma instalação limpa com uma nova versão do Ubuntu ( e com o /home e outra partição) como faço na instalação apontar o /home sem que comprometa com os meus dados (se é que acontece)?

No momento do particionamento você não poderá colocar a partição dos seus dados para formatação, apenas definindo ela como ponto de montagem para /home, no mais é tudo normal.

Não sabia que era possível mudar a partição home, vou dar uma olhada nesse tópico que você indicou Cristiano... agradeço também.

Gilson Filho

Quando no tutorial pede pra fazer o login, e da conta que usa ou o root?

clcampos

Citação de: Gilson Filho online 19 de Julho de 2008, 09:32
Quando no tutorial pede pra fazer o login, e da conta que usa ou o root?

Nunca se deve usar a senha do root.

Mas onde nas dicas deve-se fazer login?

Citação de: clcampos online 26 de Outubro de 2007, 11:00
Bom dia VB5.

Mudar a /home para uma partição em separado não tem segredo. Já fiz isto muitas vezes. Para mim as alterações são:

• Entrar no sistema com o LiveCD
  • Criar a Partição nova
  • Identificar como ela é reconhecida pelo sistema (/dev/hda2, /dev/hdb3, e etc)
  • Montar a nova partição. Exemplo:
mount -t ext3 /dev/hda5   /mnt
  • Montar a partição antiga. Exemplo:
mount -t ext3 /dev/hda1   /media
  • Copiar (ou mover) todo o conteúdo do diretório /home para esta partição:
mv /media/home/*  /mnt
  • Editar o arquivo fstab
sudo gedit /media/etc/fstab
  • Adicionar os dados de montagem da nova partição:
Citar/dev/hda5    /home     ext3       defaults   0     1
  • Confirme a existência do diretório /home
ls /media/home

• Verifique as informações de UUID, que podem ter sido alterados com a criação da nova partição, em:

• Montagem da partição raiz no arquivo /etc/fstab (localizado aqui em /media/etc/fstab)
    • Montagem da partição swap no arquivo /etc/fstab
    • Verificação do arquivo /boot/grub/menu.lst (localizado aqui em /media/boot/grub/menu.lst)
  • Reinicia o PC usando o sistema instalado

Acredito que seja isto.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!