Como reconfigurar o xorg.conf de novo ?

Iniciado por Nosferatu Arucard, 17 de Julho de 2008, 19:08

tópico anterior - próximo tópico

Nosferatu Arucard

O meu grande problema com o X Window Server ocorreu enquanto instalava e removia o driver oficial da ATI, a configuração do xorg.conf ficou corrupta.
Assim, durante o arranque do X, apareceu um erro durante a inicialização indicando que era impossível detectar o monitor ou a placa gráfica.
Após a inicialização no modo de segurança, corri o comando dpkg-reconfigure xserver-xorg, porem ele só configurava o teclado e o rato, mas não a placa e a resolução do écran. (porque não mostrava estas opções, excepto a activação no modo frame-buffer no início da mesma).
Assim, o computador pode ser inicializado no modo "frame-buffer" o que permite trabalhar normalmente, mas torna-se impossível activar o driver fglrfx da ATI. Caso eu tente forçar a activação do driver fglrfx, o problema repete-se e eu tenho que reconfigurar o X.
Além disso, os ficheiros do driver da ATI encontram-se no disco de sistema.

Como resolver este problema extremamente chato, uma vez que o comando dpkg-reconfigure xserver-xorg só configura o rato e o teclado, e depois o ficheiro xorg.conf fica sem a informação dos modos de resolução do monitor e do driver de vídeo, essenciais para que os drivers ATI sejam devidamente configurados ?
  Além disso como forçar o comando dpkg-reconfigure xserver-xorg a configurar também a placa, o driver e as resoluções do monitor de vídeo ?

A minha versão do Ubuntu é o 8.04, e até surgir este problema, tinha o sistema com o driver ATI a funcionar correctamente.