Problemas com layout de teclado [resolvido]

Iniciado por tautologico, 15 de Fevereiro de 2006, 12:37

tópico anterior - próximo tópico

tautologico

Instalei Ubuntu 5.10 em uma maquina com teclado padrao PC de 105 teclas, layout US. Na instalacao configurei o teclado como US English, depois no Gnome mudei o layout para US International with dead keys. Funcionou muito bem durante um tempo.

Mas, ha' alguns dias, talvez depois de uma atualizacao (nao tenho certeza), o layout de teclado parou de funcionar e reverteu para US, sem dead keys. Fiquei sem acentos e cedilha.

A primeira tentativa foi reconfigurar o layout no gnome. Tentei remover o layout e adicionar novamente, adicionar outros layouts (como o BR) mas nada adianta. Ele nao muda mais o layout do teclado de jeito nenhum.

Mexi no /etc/X11/xorg.conf e coloquei teclado pc105 e layout us_intl. Tambem nao adiantou, mas deu a seguinte mensagem em uma janela de erro quando eu inicio o Gnome:

Error activating XKB configuration.
It can happen under various circunstances:
- a bug in the libxklavier library
- a bug in X server (xkbcomp, xmodmap utilities)
- X server with incompatible libxkbfile implementation

X Server version data:
The X.Org Foundation
60802000

Isso tambem acontece algumas vezes quando eu tento adicionar layouts na ferramenta de configuracao do teclado do Gnome. Ja' tentei desinstalar e reinstalar o X e Gnome, mas o erro continua.

Alguem tem ideia do que seja isso, e como fazer para resolver?

Xterminator

Pode ter sido na atualização do xorg dá uma procurada por aí que não sei ao certo
mas agora o us_intl <-- ficou separado
acho que o xkbdlayout tem que ser us e em outra linha xkbvariant intl
faz o teste modificando isto no xorg.conf e veja se funciona, não estou garantindo nada mas não custa tentar.

Option               "XkbLayout"   "us"
Option               "XkbVariant"  "intl"
Option               "XkbRules"     "xorg"

tautologico

Agora eu não estou perto da máquina mas assim que eu puder vou testar isso; depois posto o resultado aqui. Obrigado.

tautologico

Isso aí resolveu. Agora estou com acentos na máquina :)

Estranho o Gnome não ter configurado isso direito, e que em outra máquina que eu estou rodando Ubuntu não ocorreu esse problema. Mas o importante é que tá funcionando.

Obrigado mesmo.

Magneto

Citação de: "tautologico"Isso aí resolveu. Agora estou com acentos na máquina :)

Estranho o Gnome não ter configurado isso direito, e que em outra máquina que eu estou rodando Ubuntu não ocorreu esse problema. Mas o importante é que tá funcionando.

Obrigado mesmo.

Essa dica teria evitado uma trabalhão há um tempo atrás. :(

Farley

Eu continuo com problemas no meu. Tentei as dicas do topico e confesso que estou esgotado de tentar resolver. O lance eh que no Ubuntu 5.04 funciona sem qualquer problema. No ubuntu 5.10 SEMPRE apresenta problemas. Estou usando o Ubuntu 5.10 e meu notebook eh um Toshiba Satellite A25-S279 com teclado americano. No Windows em sempre uso como Layout Americano International e no Ubuntu 5.04 o mesmo. No 5.10 nada funciona. Gostaria muito de alguma opiniao. Ate consegui que funcionasse uma vez e parou de funcionar repentinamento.

Meu xorg.conf esta assim:

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "CoreKeyboard"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "pc104"
   Option      "XkbLayout"   "us"
EndSection

Obrigado!

LaSSarD

Farley, eu não precisei mudar nada no xorg.conf pra funcionar num Toshiba Satellite. Você já viu essa minha dica, né:
:arrow: Configurando o teclado num Toshiba Satellite
Funciona, só tem o problema que eu falei na 2a mensagem lá.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)