Espaço em disco

Iniciado por nichrs, 10 de Julho de 2008, 01:11

tópico anterior - próximo tópico

nichrs

Olá galera,

Sou um feliz usuário Ubuntu já a um tempo razoável, uso o sistema como o meu principal desde o 7.04, passando por todas as edições até aqui (7.04, 7.10, 8.04).

Recentemente começei a notar que meu espaço em disco vem caindo, chegando, neste momento, a pouco mais de 12 GB livres. Ainda é um espaço considerável, dentro dos 80 GB da minha partição, mas começa a me preocupar para o futuro.

No Win eu já sabia de cor o que fazer para dar uma bela faxina no HD, no Ubuntu admito que, tirando a minha pasta do usuário (imagens, documentos, etc), não faço a mínima idéia.

Queria uma ajuda de vocês para me dar uma luz, para eu começar desde já a ir me prevenindo. Eu não gosto de ficar com o disco chegando perto do fim, sempre gosto de manter uma boa margem segura.

Algumas informações que podem ser importantes:

* Eu tenho um número razoável de programas instalados, mas periodicamente dou uma varrida no que tenho usado ou não, desinstalando (completamente pelo synaptic) o que se mostra inútil.

* Tenho pouquíssimas músicas no pc, portanto nem se preocupem de citar este ponto.

* Tenho uma partição de 40 GB apenas para vídeos, que é o que eu baixo bastante, portanto não é uma preocupação, estou sempre gravando os mesmos em CDs e DVDs e todos os vídeos vão para esta partição extra, sem excessão.

*Costumo limpar minha pasta de downloads (torrents e limewire vão pra dentro dela).

* Cerca de 2 gigas eu irei liberar de uma instalação antiga do wine que guardei de backup mas que irei gravar, portanto também é um ponto nulo.

O que vocês recomendam? Existe algum semelhante àquele programinha da faxina de disco do Win pro Ubu? Algum macete? Dicas? Vocês são os experts! (risos) Sou todo ouvidos.

Agradeço desde já as ajudas e um abraço.

0tacon

Você pode estar desinstalando completamente muitos programas, os DEBs dos programas podem permanecer no seu PC. Dê uma conferida na pasta /var/cache/apt/archives .

nichrs

Citação de: 0tacon online 10 de Julho de 2008, 01:17
Você pode estar desinstalando completamente muitos programas, os DEBs dos programas podem permanecer no seu PC. Dê uma conferida na pasta /var/cache/apt/archives .

Nop, não chega a meio giga.

rjbgbo

nichrs, veja nesse tópico - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36354.msg216530.html#msg216530 um caso parecido c/ o teu.
Se vc também opta pelas atualizações pode te ajudar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469