cunfigurar Rede

Iniciado por colorado.rs, 09 de Julho de 2008, 11:08

tópico anterior - próximo tópico

colorado.rs

pessoal, estou com um problema...

acebei de instalar o 8.04, e quando fui tentar configurar a rede, pelo icone que aparece na tray ao lado do relogio, me abriu o "gerenciador de rede" pedindo senha... digitei a mesma senha do meu usuario e nada me aconteceu...

como posso estar resolvendo isto?
tem alguma outra forma???

obrigado!!!

Felix

Sistema - Administração - Rede

Ou usando o comando ifconfig pelo terminal, mas daí já é um pouco mais complicado para usuários iniciantes (mas nada que seja impossível - se precisar de ajuda, é só falar)

colorado.rs

pelo terminal eu dou um ifconfig eth0 down, o icone da rede no tray aparece como finalizando e reinicia novamente....

quando vou ver, a interface esta UP novamente, não conseguindo assim setar minhas config pelo ifconfig.

e que pode ser feito???

Felix

Se você precisa configurar um ip estático, já pode setá-lo diretamente pelo ifconfig sem derrubar a interface;
sudo ifconfig eth0 xxx.xxx.xxx.xxx netmask yyy.yyy.yyy.yyy up
onde xxx é o ip e yyy é a máscara de sub-rede

para 'levantar' o gateway vc usa:
sudo route add default gw ggg.ggg.ggg.ggg

e pode editar o arquivo /etc/resolv.conf com os DNS's necessários.

Se for de outra forma que você precisa configurar descreva mais detalhadamente.

colorado.rs

BLZ... desta forma consegui por o meu IP na boa e funcionou certinho...

so achei estranho que icone do tray continua aparecendo o IP anterior... mas isso é detalhe, o que importa é funcionar, e isto ja esta acontecendo!!!!

Muito Obrigado pela ajuda!!!!

Valeu!!!!

Felix

Sempre briguei com o network-manager do Ubuntu, de vez em quando ele teimava em dar problemas, segui essa dica do Christiano para fazer a substituição dele pelo wicd e não tive mais problemas. Recomendo

colorado.rs

opa!!! voltei!!!! e com problemas... ainda  hehehehe

seguinte, consigo setar meu ip, minha mascara de rede pelo ifconfig, adiciono o gateway padrão... até ai blz...

consigo pingar em outras maquinas, porem quando tento fazer acesso a alguma pagina ele fica carregando eternamente e não aparece nada...

verifiquei o resolv.conf e tem um endereço de IP que não é o do meu DNS, aparece um 192.168.0.200, altero ele para 192.168.0.1 que é o endereço correto mas mesmo assim não consigo navegar.

Outra coisa é que depois de alterado o resolv.conf, toda que que eu liga-la novamente tenho que refazer todas as configs citadas a cima... não era para pelo menos o resolv.conf ter sido salvo???

sem a navegação não consigo nem mesmo substituir o network maneger.

O que mais posso fazer???

valeu!!!

Felix

Citação de: colorado.rs online 16 de Julho de 2008, 12:11
opa!!! voltei!!!! e com problemas... ainda  hehehehe

seguinte, consigo setar meu ip, minha mascara de rede pelo ifconfig, adiciono o gateway padrão... até ai blz...

consigo pingar em outras maquinas, porem quando tento fazer acesso a alguma pagina ele fica carregando eternamente e não aparece nada...

verifiquei o resolv.conf e tem um endereço de IP que não é o do meu DNS, aparece um 192.168.0.200, altero ele para 192.168.0.1 que é o endereço correto mas mesmo assim não consigo navegar.

Outra coisa é que depois de alterado o resolv.conf, toda que que eu liga-la novamente tenho que refazer todas as configs citadas a cima... não era para pelo menos o resolv.conf ter sido salvo???

sem a navegação não consigo nem mesmo substituir o network maneger.

O que mais posso fazer???

valeu!!!

Tente seguir a dica que coloquei aqui!

colorado.rs

ai Felix...ta complicado cara... to seguindo todas as suas orientações e não ta rolando!!!

agora cheguei até a remover o network maneger, configurar tudo na mão, fiz aquele seu 'ajuste técnico'.

ele ta pegando o dns certo, ta com o ip informado, mas mesmo assim não consigo acessar as paginas da minha intranet e nem mesmo a pagina onde eu tenho que me autenticar para poder navegar na internet.

tem mais alguma luz para me dar????

novamente, valeu!!

Felix

Lembrando que os DNS's que eu citei são somente de exemplo (como eu disse, nessa caso usei o OPENDNS). Para acessar sua intranet os mesmos não servirão.

colorado.rs

eu sei... coloquei os meus DNS.