ReactOS 0.3.5 lançado

Iniciado por Bud Spencer, 06 de Julho de 2008, 19:56

tópico anterior - próximo tópico

Bud Spencer

Gosto de saber que existem outros sistemas livres, então gostaria de apresentar esse para vocês:

e chega mais um versão do tão esperado sistema que segundo os fabricantes será mais que um wine. Rodará programas dos windows nativamente. um sistema hibrido

O que é o ReactOS:
Recém-chegado ao ReactOS?
React Operating System

O ReactOS® é um sistema operativo Livre que visa atingir um elevado grau de compatibilidade com o Microsoft Windows® XP. O ReactOS tem como objectivo fornecer compatibilidade completa tanto com as aplicações como com os controladores desenvolvidos para os sistemas operativos da linha NT® da Microsoft®, por intermédio de uma arquitectura e uma interface pública de programação similares.

O ReactOS é o modelo mais completo de um sistema operativo inspirado no Windows®. Consequentemente, os programadores poderão aprender bastante ao estudar o seu código fonte ou mesmo participando no desenvolvimento do mesmo.

O ReactOS já incorporou e continuará a incorporar funcionalidades de novas versões do Windows® e, por vezes, definir mesmo a vanguarda da tecnologia dos sistemas operativos.

Em suma, o ReactOS existe para poder correr os seus programas e utilizar o seu hardware. É um sistema operativo livre para todos!

Por favor tenha presente que o ReactOS 0.3.5 ainda está em estado alpha, o que significa que ainda faltam inúmeras funcionalidades nem tão pouco é recomendável para uma utilização intensiva, de todos os dias.

Fonte: http://www.reactos.org/pt/index.html
Fonte da notícia: http://www.reactos.org/pt/news_page_44.html
Removido pela Moderação.

felipeborges

Lí uma vez sobre este sistema, na instinta revista Geek edição #28.

Nunca testei, como a revista é antiga, deve ter vindo no CD uma versão muito antiga...vou baixar e testar.

O que mais me chama a atenção é a compatibilidade com aplicações Window$, o que resolve muitos problemas de migração para o universo open source. Gostaria de ver uma distro Linux com alguma coisa do tipo.

Será que o ReactOS pode colaborar no WINE? Melhorando a compatibilidade das aplicações Win no Linux? Seria algo sensacional.

Ainda acredito nos softwares Livre com melhor qualidade de que os proprietarios, e numa futura extinção destes aplicativos que nos prendem nos sistema da Micro$oft. (Vide que muitos SL dão um banho nos proprietários, pena não serem todos).

;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Bud Spencer

Citação de: felipeborges online 06 de Julho de 2008, 20:33

Será que o ReactOS pode colaborar no WINE? Melhorando a compatibilidade das aplicações Win no Linux? Seria algo sensacional.

;)

Na verdade está acontecendo o inverso: O povo da comunidade Linux que está indo a esse novo sistema ajudar e segundo os criadores eles não tem itenção em ajudar o wine pois eles querem que rode tudo nativamente
Removido pela Moderação.

Polaco

Acho interessante a idéia, mas sou um tanto cético quanto ao projeto devido a complexidade do mesmo.

O wine está na ativa a mais de dez anos, e até agora não atingiu uma compatibilidade plena com as aplicações WIN32 e é compreensível, já que não é uma tarefa das mais simples.

Agora imagino o drama que deve ser tentar desenvolver um sistema inteirinho, incluindo as camadas mais baixas de software, compatíveis com um protocolo fechado e dependendo completamente de engenharia reversa (técnica proibida nos EUA) e boa vontade da Microsoft.  :P
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

felipeborges

Com certeza! Rodar estes programas nativamente seria algo fantástico, mais ainda estaríamos "presos" ao software proprietário. Penso que estás pessoas que colaboram com o projeto de rodar aplicações Window$ nativamente, poderiam colaborar ainda mais com o software livre produzindo programas que se equiparem e até superem os proprietários.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

IgorM0L

É um projeto interessante tecnicamente, somente pelo fato dos programadores conseguirem recriar uma estrutura de código fechado. Mas sinceramente, é algo que ao meu ponto de ver é quase útil (pelo fato de poder servir de base para aprofundar na arquitetura Win32, mas não vejo nada na prática que possa ser usado largamente) e deveria ser inclusive proibido. É explicitamente plágio, e mesmo eu não sendo adepto do termo propriedade intelectual, tal sistema estrapola o bom senso de justiça e direitos de patentes.
  E se bem que isso é bom, afinal, através dos conflitos (políticos) que as coisas mudam.

Bud Spencer

IgorM0L, acredito que esse feito seja possível sem haver processo judicial

Pois foi de um jeito livre que muitos hackers fizeram drivers abertos para o GNU/LINUX

Sobre o ReactOS:

é bem leve e a istalação dele lembra os Win9x e o Win 2000. Um amigo meu de recife testou ele e um game para windows que não me recordo o nome. Os games rodam mas ainda com um desempenho horrível.

Removido pela Moderação.

IgorM0L

O estranho mesmo Bud Spencer, é ver esse pessoal da Microsoft não fazer nada. Do jeito que eles brigam na justiça até pelo pãozinho do café da empresa.