Como direcionar uma nova instalaçâo para determinado HD

Iniciado por EdisonDoc, 28 de Novembro de 2009, 20:33

tópico anterior - próximo tópico

EdisonDoc

Gostaria de instalar o Ubuntu em um HD diferente (E:) do que possui o Windows XP em minha máquina (C:)
A máquina possui 4 hds sendo que o 3, letra E: esta vazio e nele gostaria de instalar o Ubuntu

durante a instalação, não vi esta possibilidade e fiquei receoso de experimentar e danificar a instalação windows.

Seria mais tranquilo desligar os HDs C e D, instalar o Ubuntu e depois religa-los ou existe uma forma mais fácil de faze-lo?

obrigado

Edison

Felix

Na hora da instalação é possível selecionar a opção manual no que refere-se a HD's/Formatação/Partição. Basta você escolher esta opção e selecionar o HD que estiver vazio. Preste muita atenção em alguns detalhes: No Windows você tem unidades C:, D:, E: e assim por diante; já no Linux você tem /dev/sda, /dev/sdb ou /dev/hda, /dev/hdb - tenha absoluta certeza de que estará selecionando a unidade que consta como contendo todo o espaço livre e faça por sua conta e risco...

EdisonDoc

Obrigado Felix, então o mais seguro mesmo para o iniciante é desligar os HDs e deixar no ar apenas o desejado.
Edison

alevian

Não sei o que dirão os mais entendidos (pois sou iniciante como você).
A única desvantagem de fazer a instalação, deixando desligado o outro HD, é que a construção do GRUB não irá prever ambos. Assim, a cada vez que a máquina inicializar, o computador irá ligar na primeira opção da BIOS. E se você quiser usar a outra "distro" terá que fazer esta opção pelo menu da BIOS, durante o "boot"; não pelo GRUB.

Como tive o mesmo receio que você, estou operando assim, mas tenho vontade de, logo logo, arriscar uma instalação com os dois HD's ligados, para que tudo fique listadinho no GRUB. Acerto manual para isso não sei fazer (ainda)...:-)..
Linux User 586375

EdisonDoc

Olha, a primeira instalação que fiz, o Ubuntu deu um chega pra lá no XP e se instalou no mesmo disco.  OK e tudo normal só que no boot não apreceia nada e ele dava boot direto no XP, sendo impossivel iniciar o Ubuntu.  Coloquei uma msg no forum e ninguem deu nenhuma luz.  Progurei como desinstalar e não achei.  como tinha uma imagem gravada do disco, apaguei todas as partições do HD e restaurei a imagem.  Ai o maldito "Grude" resolveu dar o ar de sua graça e foi (para mim que não conheço a peça) um salseiro para sumir com êle.  Valeu por servir para aprender algumas coisas novas sobre como reiniciar o mbr etc..

Re-instalei em um HD só para o ubuntu.  Agora no boot, se quizer pressiono F10 e ai escolho em que HD dar boot, caso contrario vai direto para o XP.  Como trabalho com Delphi e no XP e quero o Linux para ir começando a m,exer nele, esta ótimo.  Agora, se desinstalar cuidado com o tal de Grube.  Isto é uma praga ruim de ser retirado e sem retirar não havia possibilidade de boot: ela mandava para uma partição que não existia mais e nada acontecia.

Edison