Novo Mockup - Centro de boas vinda do Ubuntu

Iniciado por nq6, 20 de Junho de 2008, 17:35

tópico anterior - próximo tópico

nq6

Olá pessoal, eu estava pensando que seria interessante que o Ubuntu tivesse um centro de boas vindas assim como o vista. Vou postar uma idéia no http://brainstorm.ubuntu.com/ mais completa, com um mockup e quais seriam essas tarefas básicas. Eu pensei no obvio, naquilo que todo mundo faz assim que acaba de instalar o Ubuntu. Para quem é geek e coisa simples, e o leigo que nem sabe sobre essas possibilidades onde fica? Pois bem, logo abaixo fiz um pequeno preview, de como seria esse centro de boas vindas.

Estou aqui justamente aguardando sugestões, do que podemos agregar. Vai que o pessoal do brainstorm goste da idéia.

Depois de definido, vou fazer um mockup profissional com ícones do Ubuntu e a janela original, e jogar na frente do desktop, emulando como seria.

Acho que o Ubuntu deve ter isso o quanto antes.

Abraço a todos,

Editado: Fiz um novo mockup como prometido, espero que seja do gosto de todos....

http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

VincentRichardMagnus

Realmente, isso evitaria as perguntas-padrão.

Minhas idéias no momento são as seguintes:

Gravando CDs e DVDs
+ Usando o Nautilus
+ Usando o Brasero
+ Outros programas

Configurando um firewall
+ O que é um firewall
+ Instalando um firewall
+ Configurando regras

Se você está migrando de outros sistemas
+ Se você já usou Windows
+ Se você já usou MacOS

felipeborges

muito interessante!

Mais não querendo polemizar, jamais, mais isto não seria uma atitude de "dar o peixe" ao invés de ensinar a pescar? Talvez um centro de tutoriais seria algo que muito ia ajudar (que poderia ser um aprofundamento no "Ajuda e Suporte" do Ubuntu).  :-[
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Vugo

Se tem uma coisa que eu achei muito boa por parte de microsoft no Vista foram os videos explicando a mexer no PC e no SO.

com certeza devem ajudar muitos leigos.

VincentRichardMagnus

Citação de: Vugo online 20 de Junho de 2008, 18:43
Se tem uma coisa que eu achei muito boa por parte de microsoft no Vista foram os videos explicando a mexer no PC e no SO.

com certeza devem ajudar muitos leigos.

Imagina o rolo de gravar o vídeo em mais de 200 idiomas como o GNOME tem... os caras teriam que "rebolar" para fazer um vídeo ou animação sincronizada com os textos. Isso exigiria uma coordenação e uma cooperação imensa de pessoas dispostas a isso que dominassem muito bem seus idiomas (o que, no Brasil, é muito difícil).

Citação de: felipeborges online 20 de Junho de 2008, 18:33
muito interessante!

Mais não querendo polemizar, jamais, mais isto não seria uma atitude de "dar o peixe" ao invés de ensinar a pescar? Talvez um centro de tutoriais seria algo que muito ia ajudar (que poderia ser um aprofundamento no "Ajuda e Suporte" do Ubuntu).  :-[

Os tutoriais são uma boa idéia, também, mas isso não seria dar o peixe. E já que é assim, a tela de apresentação poderia encaminhar o usuário para os tutoriais. Nada de mais.

nq6

Citação de: VincentRichardMagnus online 20 de Junho de 2008, 18:52
Imagina o rolo de gravar o vídeo em mais de 200 idiomas como o GNOME tem... os caras teriam que "rebolar" para fazer um vídeo ou animação sincronizada com os textos.

Basta o idioma em inglês a as respectivas legendas, nada mais que isso. E se os times de cada pais quiser fazer, melhor ainda. E outra, não são 200 idiomas, o numero é muito menor. 
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

rjbgbo

Grd idéia nq6, lembra o extinto Automix, porque o mesmo já ñ faz mais sentido, mas a idéia de facilitar as coisas é fantástica, até porque é somente os desenvolvedores do Ubuntu criarem link p/ o que eles já tem.
Parabéns, qdo tiver publicado no http://brainstorm.ubuntu.com/ divulgue o link aqui p/ eu apoiar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

VincentRichardMagnus

Citação de: nq6 online 20 de Junho de 2008, 19:00
Basta o idioma em inglês a as respectivas legendas, nada mais que isso. E se os times de cada pais quiser fazer, melhor ainda. E outra, não são 200 idiomas, o numero é muito menor. 

Mesmo sendo menos idiomas, seria dificultoso.
Havia me esquecido das legendas... Não se irrite, queridinho ;D

Chucknoris

Legal essa idéia, com certeza é uma idéia atraente, e seria muito importante para usuarios iniciantes, além disso é a cara do ubuntu...facilitar as coisa...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

0tacon

Independentemente da forma de executar isso, seria importante fazer uma coisa como um centro de ajuda para iniciantes completo que NÃO dependa da internet! Afinal, a coisa mais comum aqui são os novatos que postam no fórum pelo windows, porque deu pau no Linux, ou simplesmente não consegue conectar, e não faz a menor idéia do que fazer.

frank_w

Excelente ideia!

Talvez seria interessante, como falou o Otacom, colocar um Assistente para se conectar a internet.

Outro interessante seria o assistente de migração, onde poderia ser colocado dicas de softwares que desempenham funções semelhantes à de outros sistemas.

Se existisse um kommander em gtk, a vida seria diferente ;D

frank_w

Em ultimo caso se essa ideia nao entre no 8.10, nos brasileiros poderiamos fazer um programa para instalarmos em sistemas embarcados(leia-se sistema junto com maquina vendida).

Bud Spencer

O resulinux tem essas idéias. Dá uma olhada nele pra você dar uma melhorada. e caso vc faça um manda pra a equipe do ResuLinux também esse menu ;)
Removido pela Moderação.

nq6

Já postei no brainstorm, com o tempo vou atualizando a idéia, o mockup e o texto. O que vale é o 1º passo.

frank_w

Outra coisa que eu pensei era colocar na tela uma pequena descrição, e em baixo um link "Saiba mais..." onde abriria uma pagina web contendo o texto, imagens (videos ou link para os mesmos).

Por exemplo nos topicos dos textos de introdução poderia ser colocado "Conheça o Ubuntu" e "Primeiros passos", onde poderiam ser colocados a finalidade e descrição dos principais programas, com link no fim para outros programas, no estilo "Veja tambem...". Enfim tentado aproximar cada vez mais o Sistema do usuário.