Instalar servidor // Problemas ao iniciar UBUNTU - GRUB

Iniciado por YuRiSsS, 19 de Junho de 2008, 04:56

tópico anterior - próximo tópico

YuRiSsS

Boas,

Ontem decidi instalar o ubuntu no pc velhote que já tinha arrecadado ao tempo, o qual pode ainda dar muito jeito com o linux, contudo, nao estou a conseguir meter o ubuntu a funcionar em condiçoes...

Tentei com o Ubuntu Normal e o Ubuntu Server (ambos ultimas versões) instala bem, sem problemas, só que quando chega a parte do reiniciar e iniciar apos instalação da-me erro 2 no Grub, e por mais reboots que faça, da-í nao passa.

Já com o Linux Mint, ai nem inicia a instalação... vai-me parar a uma linha de comandos...

No computador principal, onde tenho o Linux Mint e onde já tive o Ubuntu 8.04 nada disto aconteceu... Será por a motherboard ser antiga e nao suportar certas coisas ?

EDITED:
Como não pode eliminar este tópico e criar um novo, resolvi adicionar mais umas questões...  :-\

Eu tenho um computador velho, um Pentium 3 a 800Mhz, com uns míseros 128MB de RAM, um leitor de CDs e a única coisa novinha nele é um disco rígido de 120GB's....

O que eu quero fazer de este velhinho computador é um servidor de ficheiros, pretendo instalar um sistema operativo linux, e armazenar neste computador e a um disco externo ligado a ele vários ficheiros... pretendo ainda que ele esteja ligado para efectuar downlaods da Internet.

Queria ainda ter ligação a ele a partir do computador pessoal para transferir ficheiros entre eles, o computador principal tem o SO Windows Vista e também o SO Linux Mint 5.0.

Ontem comecei a tentar a instalar o Linux Mint, mas esse nao iniciava a ligação, ia-me parar a uma linha de comandos, diferente da habitual, depois parti para o Ubuntu Server 8.04, instalou sem qualquer entrave, mas quando foi para iniciar, deu-me um erro, erro esse que reportei anteriormente, hoje estava a pensar em instalar o Fedora Core, mas li algures neste forum que o Xubuntu é o ideal para este tipo de computadores....

Alguém me pode dar uma ajudazinha e dizer-me se é possível..?

Felix

Qual é exatamente a mensagem de erro que o Grub te dá?

clcampos

CitarEu tenho um computador velho, um Pentium 3 a 800Mhz, com uns míseros 128MB de RAM, um leitor de CDs e a única coisa novinha nele é um disco rígido de 120GB's....

Bem, se a configuração do seu PC é esta nem precisa testar o Ubuntu 8.04, melhor seguir as sabias dicas do André (pinduvoz):

Re: Qual distribuição?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

YuRiSsS

Citação de: clcampos online 19 de Junho de 2008, 13:23
CitarEu tenho um computador velho, um Pentium 3 a 800Mhz, com uns míseros 128MB de RAM, um leitor de CDs e a única coisa novinha nele é um disco rígido de 120GB's....

Bem, se a configuração do seu PC é esta nem precisa testar o Ubuntu 8.04, melhor seguir as sabias dicas do André (pinduvoz):

Re: Qual distribuição?

Sim, mas o meu problema está no GRUB, na cena que inicia antes e pergunta se queremos inciar o linux, memtest e afins... Já testei 3versões diferentes e todas me dão error 2 quando é para iniciar o GRUB...

O Linux Mint nem deu para instalar, mas o Ubuntu 8.04, Ubuntu server 8.04, Xubuntu 8, todos me dao esse maldito erro... e estar a queimar mais cd's para outras versões e me der esse erro, dou em maluco....!!

A Mensagem de erro, é qualquer coisa identica a isto:

Grub error 2

Error 2 Grub

Grub...
...error 2

Só sei que é o error 2 e fala em GRUB... e é quando vai para iniciar o GRUB, nao à maneira de instalar sem o maldito GRUB ? Eu quero que vá logo directamente para o Linux!

Felix

Procurando encontrei esse site com o significado das mensagens de erro do Grub, no seu caso em questão:

2 : "Selected disk doesn't exist"

This error is returned if the device part of a device- or full filename refers to a disk or BIOS device that is not present or not recognized by the BIOS in the system.

Como estamos em um fórum de língua portuguesa:

2: "disco selecionado não existe"

Esse erro é retornado se o dispositivo parte de um dispositivo completo-ou filename se refere a um disco ou BIOS dispositivo que não está presente ou não reconhecido pelo BIOS do sistema.

Ps.: Desculpe a tradução mal feita, é resultado do google translate

YuRiSsS

Do disco rígido é muito pouco provável... agora da BIOS acredito que seja...

Mas é possivel instalar alguma distro actualizada e baseada no ubuntu 8.04 que não me instale o GRUB ?

Penso que seja o Linux Mint que pergunta se queremos ou nao instalar... mas infelizmente, esse não me arranca para o install, ao contrario dos outros..

Sugestões ? Queria dar mesmo uso aquele pc....  :-\