Placa de som Encore

Iniciado por d3k, 08 de Junho de 2008, 10:56

tópico anterior - próximo tópico

d3k

Estou para comprar uma placa de som, aqui no forum me recomendaram da Creative, só que aqui na cidade uma Creative mais barata custa em torno de 190,00.  :o
Tem também a alternativa da Encore, só que não sei se vai funcionar no Ubuntu, queria uma placa de som dessas que é plugar e sair som, sem ter que estar procurando e instalando drivers.
Alguem tem alguma boa ou má esperiencia com essas placas no Ubuntu?
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

boi

Hoje em dia placa de som é algo praticamente supérfluo. O som onboard em geral é muito bom, só recomendaria uma placa de som para quem for fanático por jogos ou para uso profissional. No Linux então, que normalmente conta com drivers não oficiais que não aproveitam todo o potencial da placa, uma placa offboard é um desperdício de dinheiro. A não ser, claro que a sua placa não seja bem suportada.
As placas Encore se não me engano vem com chipset Cmedia, que é bem suportado, mas a qualidade é mais ou menos a do som onboard. As da Creative são melhores, mas os drivers são básicos, não espere ter as mesmas funcionalidades que existem no Windows.

d3k

Eu só quero ouvir som mesmo. Pois tenho 2 meses usando Ubuntu/Mandriva/openSuse e todas elas sem som, porque a minha placa de som  on-board C-Media não funciona, todas as distros reconheceram, mas em nenhuma delas o som saiu. Procurei o driver achei, só que ñ sei como instalar e cnfigurar para que o ALSA o use, para mim testar antes de comprar outra. Mas gostaria de saber se essa marca Encore funciona bem no Linux/Ubuntu. :D

boi

Bom, sobre o som onboard qual a sua placa mãe? Estranho não funcionar, a não ser que seja um meio exótico. Tinha um da Cmedia que ia ligado na interface USB, apesar de ser onboard, uma aberração total. 
E sobre a Encore, tem que ver qual o chipset que ela usa. Até um tempo atrás essas plaquinhas de som mais baratas geralmente vinham com o Cmedia 8738, que é um chip que inclusive vinha onboard em algumas placas mãe, na Asus A7S333, por exemplo. Esse 8738 sei que é bem suportado.

d3k

A minha placa mãe é uma Pcchips, não sei o modelo.