MEPIS pensa em trocar Debian pelo Ubuntu

Iniciado por galactus, 10 de Fevereiro de 2006, 01:58

tópico anterior - próximo tópico

galactus

"MEPIS, distribuição baseada na arquitetura Debian e voltada para o uso como desktop utilizando o KDE, pode passar a ser construída a partir da fonte do Ubuntu ao invés da Debian, de acordo com seu fundador - Warren Woodford. A explicação para a troca é que a comunidade Debian anda tão ativa (e que no passado tinha uma evolução mais lenta) que a MEPIS não está conseguindo acompanhar sua evolução, agora que a Debian contará com "etch". versão de teste que sucede a sarge . E sustenta que o Ubuntu tem um ciclo de lançamentos mais previsível e funcionará melhor como distribuição base. Mas nada está confirmado, Woodford só voltou seus olhos para o Ubuntu... " A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com) , que enviou este link ( http://os.newsforge.com/os/06/02/09/159207.shtml?tid=2 ) para mais detalhes."

Fonte: BR-Linux  


http://br-linux.org/linux/node/2785
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

FaBMak

Legal, só espero que todo este movimento em torno do Ubuntu não enfraqueça o Debian, afinal nós somos "filhos" dele.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

RC2006

Cada vez mais se tem noticia de alguma distro que està se baseando no Ubuntu.
Estou neste momento testando um  Live CD de nome MoLinux da Espanha, cuja interface è gnome e usa o Ubuntu como base. Na realidade è identico ao Ubuntu traduzido para o espanhol. Tem tudo atè o gestor de paquetes synaptic.
A diferenca eh que no mesmo CD encontra'se o icone do Instalador de Molinux que náo pretendo usa'lo
Uma outra distro que creio  na proxima versao deverah utilizar o repositorio do ubuntu eh o biglinux.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

juliocesar

Realmente o ciclo de lançamento é um fort do Ubuntu, alem da boa organização dos pacotes e repositorios!

Eu vejo o Ubuntu como o modelo idela de Desktop, seguido por um bom servidor Debian.

O que falata é apenas um suporte ainda melhor a lingua portuguesa e que o CD basico possa conter as opções de instalar não somente o Desktop, mas também os servidores que seriam pre configurados.

Esta opção facilitaria as dores de cabeça com a instalação da rede!
Júlio César
Gestão e Governança de TI
www.tecnocracia.eti.br

enceladus

Citação de: "RC2006"Uma outra distro que creio  na proxima versao deverah utilizar o repositorio do ubuntu eh o biglinux.

Isso sem falar o Kurumin mais cedo ou mais tarde, querem apostar? O namoro do Morimoto com o Ubuntu não é de hoje que já começou...

Saúde
Nevermore! Nevermore! - Poe

dop182

Citação de: "enceladus"Isso sem falar o Kurumin mais cedo ou mais tarde, querem apostar? O namoro do Morimoto com o Ubuntu não é de hoje que já começou...

Saúde

É verdade, quando entrei no Guia do hardware vi lá artigo dele sobre o Ubuntu, até o mestre Morimoto está se rendendo a esse grande sistema.


Ubuntu User Nº:

Piras

(1) Não penso que deveríamos subestimar a imensa e democrática comunidade Debian. O trauma causado pela excessiva demora em tornar o Sarge uma versão estável produziu resultados: a rapidez com que estão atualizando o Etch (testing) e o Sid (unstable) é uma prova de que o Debian está determinado a encurtar rapidamente os seus cilcos de desenvolvimento. Não creio que, de agora em diante, cada nova versão estável seja lançada a intervalos maiores que um ano. Em breve, ao menos neste aspecto, as vantagens oferecidas pelo Ubuntu serão bastante reduzidas.

(2) Por outro lado, é bom estar atentos para certos problemas apresentados pelo Ubuntu. Nossa própria experiência nos oferece bons exemplos do quanto o Ubuntu está distante de ser uma distribuição tão amigável para o usuário pouco experiente quanto ele se apresenta.

(3) Usei durante bastante tempo a MEPIS e a considero uma das melhores distros que existem para o usuário iniciante. Além de segura e estável, ela é muito fácil de usar e bastante completa. Basta instalá-la e ela está praticamente pronta, sem a necessidade daquelas tantas operações que o Ubuntu acaba impondo para que se possa ouvir um arquivo mp3 ou wmv ou ter  acesso a outras funcionalidades. Em comparação ao Kubuntu, que também ja usei, é muito mais amigável e melhor configurada.

(4) O que nenhuma variante do Debian ou do Ubuntu oferece até agora é uma distro realmente otimizada para processadores mais avançados (arquitetura i586 ou i686). As distros que se dizem otimizadas para esta ou aquela arquitetura limitam-se a recompilar o kernel e pouco mais do que isto. É uma pena, pois em termos de desempenho, Debian e Ubuntu ainda deixam muito a desejar.

Piras

A última resenha do Mad Penguim sobre a Mepis é arrasadora. Ela desmente boa parte do que eu disse a respeito daquela distro de tanto prestígio.

O endereço da resenha é este aqui e vale a pena ler;
http://madpenguin.org/cms/?m=show&id=6404

Também fiquei decepcionado com o Mepis 3.4-3. Conservador demais na configuração da distro, deixando de coorigir equívocos evidentes nas versões anteriores. Para mim, muito do que o  Adam Doxtater critica é um excesso de customização. E ainda por cima, customização equivocada e ultrapassada. De fato, esta última versão da Mepis já nasceu velha, mal agravado pelo fato de ter sido produto de uma revisão muito demorada. Talvez a base Ubuntu seja de fato necessária para uma "virada" depois deste verdadeiro vexame.

galactus

Putz, bota arrasadora nisso! O cara detonou o MEPIS, e olha que essa distro é tida como uma distro "fácil".

Mas eu gostei de duas coisas que ele disse. A primeira que ele já coloca o Ubuntu dentro das distribuições "Gigantes" do Software Livre. A segunda foi o fato dele ter batido várias vezes na tecla "Menos é mais" para as distros atuais. Quanto a simplicidade e usabilidade dos Menus e organização da distribuição.

Espero que o Dapper se saia bem na avaliação desse cara, pois ele não perdôa nada.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.