Maquina virtual (resolvido)

Iniciado por ErickSantos, 07 de Junho de 2008, 19:48

tópico anterior - próximo tópico

ErickSantos

ola amigos,

ql o melhor programa gratuito para criar maquinas virtuais? baixei o vmware player, mas nao sabia instalar, qd fui pesquisar mais, pelo q entendi ele so roda maquinas já criadas, mas nao cria novas (quero fazer uma com win vista)

de preferencia com um tutorial pra intalaçao também, caso nao seja em .deb  ;D

eu ja tenho os pacotes de compilaçao, pq peguei a dica do outro tópico sobre o kernel omnislash

abraço

gean gustavo

na minha humilde opinião o melhor e mais simples é o VirtualBox.

baixe ele Aqui.

instale e tente configurar se não conseguir depois te dou uma mão. ;)
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM

ErickSantos

obrigado, consegui instalar normal mas nao estou conseguindo instalar o vista nele

Selecionei nas configurações pra compartilhar o drive de cd com o hospedeiro

abro a MV, vou em dispositivos > montar drive de cd/dvd rom > Drive hospedeiro blablabla DVD RAM (/dev/scd0)

msm assim, ele nao da boot, fica so naquela tela preta

ErickSantos

opa, parece q eu tinha esquecido de marcar uma coisa la, que fala q eh pra gravação

depois disso consegui, ja to instalando  :D

gean gustavo

já que conseguiu altere o título do tópico colocando [RESOLVIDO].
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM

ErickSantos

vou mudar, assim q resolver mais uma dúvida  ;D

nao consegui fazer ele rodar na resoluçao 1280 x 720, q e a do meu monitor, so aparece la 800x600 ou 1024 x 768

parece ser um problema da placa de video emulada, tem como mudar isso?

outra coisa, tem como ativar shader na placa, pra poder usar o aero?

gean gustavo

a questão da resolução eu não sei porque aqui o monitor só suporta 1024x768 e consigo radar as VM em 1024x768.
agora usar a aceleração da placa de video não é suportado no virtualbox, talves o vmware server ou o workstation suporte, mas não sei te afirmar.

ErickSantos

mas o vmware é pago, né?

ErickSantos

baixei o vmware server e quero testar, mas nao to conseguindo instalar

baixei o binario (tar.gz)

achei um tutorial pra instalação, mas na hora de rodar o sudo vmware-install.pl, da comando nao encontrado

eu tenho os arquivos pra compilaçao, pq ja compilei o kernel omnislash

raidicar

Bom, pelo que li, vc apenas quer uma simples vm.

O vmware é pago.
O vmware player é gratuito, mas ele só roda maquias virtuais ja criadas.
Vc pode criar uma maquina virtual gratuitamente no site easyvm.com
abra ela no vmware player e comece a instalação.

com relação ao comando vmware-install.pl dar comando não encontrado, se deve ao fato de quando vc da o comando, vc não esta na pasta onde o arquivo vmware-install.pl se encontra, primeiro, vc acessa a pasta onde esta o arquivo com o comando "cd" e depois roda o vmware-install.pl.

Em casa, minha vm é assim, criei ela no site, instalei o vmware player, rodei e instalei o sistema na vm, baixei o vmware workstation mas não o instalei, arranquei dele o vmware tools e instalei dentro da vm e pronto.

Achei o desempenho final superior ao do openbox, criei uma outra vm nele, igualzinha, mesma quantidade de memória, instalei tudo para acelerar, mas o vmware teve um desempenho superior.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

ErickSantos

O vmware server é free também, oq vale mais a pena, usar o server ou o player?

ah, eu tava na pasta certa sim, mas nao tava indo, depois eu fechei o terminal e abri de novo e funcionou sem problemas

Polaco

Vale mais a pena o vmware server, ele cria máquinas virtuais (o player não faz isso) e pode rodar como serviço na máquina, dispensando o vizualizador, além de claro, possuir mais opções de configuração.

Rapidinha sobre como instalar o vmware:

- entre no site, cadastre-se e baixe a última versão, o arquivo que termina com a extensão tar.gz

- instale os pacotes do sistema necessários para a instalação pelo comando:

sudo aptitude install build-essential linux-headers-$(uname -r) xinetd

- descompacte o arquivo baixado no passo 1 e pelo terminal, execute o arquivo vmware.install.pl

- responda as perguntas que vão aparecendo, a maioria pode ser respondida como padrão, nem esquente a cabeça com isso, e vá avançando até a instalação dar erro e sair do instalador.

- caso esteja usando o kernel mais atual, execute os comandos:

sudo ln -sf /lib/libgcc_s.so.1 /usr/lib/vmware/lib/libgcc_s.so.1/libgcc_s.so.1

e depois...

sudo ln -sf /usr/lib/libpng12.so.0 /usr/lib/vmware/lib/libpng12.so.0/libpng12.so.0

- baixe o arquivo vmware-any-any-update116, descompacte-o e execute o runme.pl, ele irá montar os módulos corretamente e terminar a instalação.

- execute o programa pelo atalho mesmo, só evite executar como root para não bagunçar com as permissões.  ;)

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

ErickSantos

olha oq deu

erick@pcquarto:~$ vmware
@@PRODUCT_NAME@@ is installed, but it has not been (correctly) configured
for the running kernel. To (re-)configure it, invoke the
following command: /usr/bin/vmware-config.pl.

eu rodei as configurações de novo, refiz tudo e deu certo, acho q o problema era nas configurações do virtual network

terminei de instalar, fui rodar e deu isso

Launching VMware Web Access using /usr/bin/xdg-open
erick@pcquarto:~$ opera: Activated running instance

ai abriu a pagina https://127.0.0.1:443 pedindo login e senha

e agora, faço oq?

ErickSantos

ah, tinha que entrar pelo root para dar permissões de administrador ao meu usuário ;D

só ainda nao consegui rodar a maquina virtual que eu configurei :P

ErickSantos

ah, nao consegui e desisti

e to quase desistindo de linux também, consegui me ambientar bem com ele, mas toda vez eu entro no linux preciso de algum programa q so tem no windows e acabo reiniciando.. achei q uma maquina virtual resolveria meu problema, mas o virtual box so rodou em 800x600 e o vmware nem rodou (acho q por burrice minha msm) :-\