Acer investe pesado no Linux!

Iniciado por galactus, 07 de Junho de 2008, 09:27

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Citar"A companhia já anunciou que vai incorporar o sistema operacional de código aberto na sua nova linha de ultraportáteis de baixo custo Aspire One, mas sua aposta vai mais além e a companhia garantiu que ampliará esta oferta para a sua linha de portáteis e netbooks.

Segundo o vice-presidente da companhia taiwanesa, Gianpiero Morbello, a Acer quer começar a vender Linux em toda a sua linha de portáteis e não somente neles, pois a sua divisão Media PC agora também conta com esse sistema.

"Nós trocamos o Linux pela Microsoft – comentou Morbello – a Microsoft é muito poderosa e vai ser difícil, mas nós trabalharemos duro para desenvolver o mercado Linux".

A Acer acredita que o Linux apresenta duas vantagens incontestáveis: a operatividade e o custo. As máquinas com Linux iniciam em 15 segundos, enquanto que as máquinas que utilizam o sistema operacional da Microsoft precisam de alguns minutos. Por outro lado, o sistema operacional de código aberto aumenta a autonomia da bateria de cinco para sete horas.

Ao mesmo tempo, a companhia espera poder reduzir os preços das suas máquinas com Linux, de forma que elas se transformem numa alternativa muito atraente para os usuários da linha de baixo custo do mercado.

"Um sistema operacional da Microsoft custa em torno de 60 euros a unidade – explicou David Drummond, diretor da Acer na Inglaterra-. Isto, num PC de 1200 euros não é nada, mas num de 300 significa muito". "

Fonte: FórumPCs - http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=238912

Finalmente a Acer vai ter um melhor suporte para Linux. E quanto a economia de bateria ser maior com Linux, é verdade. No meu Note Toshiba, se você ficar usando ele com o Vista, principalmente com a rede sem fio, a bateria vai embora mais rápido do que com o Ubuntu.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

fabiovalinhos

Citação de: galactus online 07 de Junho de 2008, 09:27
"A companhia já anunciou que vai incorporar o sistema operacional de código aberto na sua nova linha de ultraportáteis de baixo custo Aspire One, mas sua aposta vai mais além e a companhia garantiu que ampliará esta oferta para a sua linha de portáteis e netbooks.

Segundo o vice-presidente da companhia taiwanesa, Gianpiero Morbello, a Acer quer começar a vender Linux em toda a sua linha de portáteis e não somente neles, pois a sua divisão Media PC agora também conta com esse sistema.

"Nós trocamos o Linux pela Microsoft – comentou Morbello – a Microsoft é muito poderosa e vai ser difícil, mas nós trabalharemos duro para desenvolver o mercado Linux".

A Acer acredita que o Linux apresenta duas vantagens incontestáveis: a operatividade e o custo. As máquinas com Linux iniciam em 15 segundos, enquanto que as máquinas que utilizam o sistema operacional da Microsoft precisam de alguns minutos. Por outro lado, o sistema operacional de código aberto aumenta a autonomia da bateria de cinco para sete horas.

Ao mesmo tempo, a companhia espera poder reduzir os preços das suas máquinas com Linux, de forma que elas se transformem numa alternativa muito atraente para os usuários da linha de baixo custo do mercado.

"Um sistema operacional da Microsoft custa em torno de 60 euros a unidade – explicou David Drummond, diretor da Acer na Inglaterra-. Isto, num PC de 1200 euros não é nada, mas num de 300 significa muito". "

Fonte: FórumPCs - http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=238912

Fala galactus, beleza?

Cara, vc não vai fazer nenhum comentário seu sobre a matéria?
Pelo menos é o que o pessoal da moderação pedem para que todos façam, quando postam uma notícia (mesmo fornecendo a fonte).

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,32373.0.html

Abraços.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

galactus

Não esqueci não fabiovalinhos, é que a bateria ia acabar, eu postei logo antes que perdesse o serviço!  ;D

Agora já coloquei o o comentário!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

fabiovalinhos

hehee..beleza, de boa. Só dando um toque, pois eu não sou ninguém aqui no fórum.
Manda um abraço para seu antigo comparsa..o Led.
Vcs eram os caras.

Valeu, bom final de semana.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

d3k

Estamos ganhando patrocinadores primeiro Dell, agora Acer.
Mas não adianta, as pessoas compram com Linux e cerca de 80% delas troca pelo sistema da Microsoft, algumas sequer usam o Linux pra ver como é, e já mandam pra um técnico instalar Rwindow$ pirata.
É muito difícil mudar a cabeça das pessoas que gostam de ser monopolisadas, mas isso é uma coisa que só o tempo e o proprio desenvolvimento do Linux poderá mudar.
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Nossile

O que acaba motivando isso é a imagem de que o GNU/Linux acabou adiquirindo devido às empresas (integradoras de sistema) picaretas. O usuário leigo tem a impressão de que o GNU/Linux somente veio instalado porque é mais barato, e tirando o fator preço só tem desvantagens. Aí vem o primo da vizinha do tio do cunhado da irmã do amigo do sobrinho da pessoa que vai comprar o computador e diz que "linux" é uma porcaria.

Ontem uma amiga da universidade disse que ia comprar um note e me fez algumas perguntas, ela pensava que por vir com Windows ela não precisaria comprar mais nenhum software, quando disse que a licença do Office custava o dobro da licença do Windows ela quase não acreditou. Aí citei que o Ubuntu já vinha completo com software para quase tudo que ela precisar, quando falei que era "linux" ela dispensou na hora.

Mas a notícia é muito boa, a partir do momento que grandes empresas começam a investir no GNU/Linux, que as máquinas começam a vir com hardware compatível, que as instalçaões já venham sem arestas a serem aparadas sendo necessário somente ligar e usar, a mentalidade do povão vai acabar mudando.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

boi

Mesmo que a maioria acabe trocando o Linux por Windows pirata, a Microsoft acaba ficando no prejuízo. De qualquer forma ela ficou sem o dinheiro da licença.
Outro ponto positivo é que os grandes fabricantes internacionais se preocupam em oferecer um sistema com todo o hardware compatível. Portanto, quanto mais tivermos computadores sendo vendidos com Linux, mais os fabricantes de hardware se verão sendo obrigados a fornecer suporte ao sistema, pois aí será uma questão de sobrevivência. Se eles não tiverem drivers para Linux deixarão de vender.
Uma coisa curiosa é que estava lendo sobre o Positivo Mobo, um concorrente do EEE Pc e vi que ele vem com XP, mas com uma surpresa, o monitor não é compatível com o sistema. Isso mesmo, incrível, mas é verdade. O monitor tem resolução de 800x480, mas os drivers só permitem 800x600, o que faz com que a imagem fique achatada, mais ou menos quando se joga uma imagem 4:3 numa TV widescreen. Por aí podemos ver que o descaso dos fabricantes brasileiros nem é com o Linux, é que eles não dão a mínima para o consumidor, não se preocupando nem mesmo em oferecer um sistema totalmente compatível com o hardware que eles vendem.

rjbgbo

Citação de: deck.fox online 07 de Junho de 2008, 11:03
Estamos ganhando patrocinadores primeiro Dell, agora Acer.
Mas não adianta, as pessoas compram com Linux e cerca de 80% delas troca pelo sistema da Microsoft, algumas sequer usam o Linux pra ver como é, e já mandam pra um técnico instalar Rwindow$ pirata.
É muito difícil mudar a cabeça das pessoas que gostam de ser monopolisadas, mas isso é uma coisa que só o tempo e o proprio desenvolvimento do Linux poderá mudar.

O problema é que os PCs vem c/ umas distribuições Linux de péssima qualidade, s/ dar suporte e nada.
Porque ñ vem c/ as distribuições tradicionais já devida/ configuradas e c/ um suporte mínimo da empresa que venda tal produto?
Isso sim é um incentivo velado a pirataria.

Citação de: Nossile online 07 de Junho de 2008, 12:16
O que acaba motivando isso é a imagem de que o GNU/Linux acabou adiquirindo devido às empresas (integradoras de sistema) picaretas. O usuário leigo tem a impressão de que o GNU/Linux somente veio instalado porque é mais barato, e tirando o fator preço só tem desvantagens. Aí vem o primo da vizinha do tio do cunhado da irmã do amigo do sobrinho da pessoa que vai comprar o computador e diz que "linux" é uma porcaria.

Ontem uma amiga da universidade disse que ia comprar um note e me fez algumas perguntas, ela pensava que por vir com Windows ela não precisaria comprar mais nenhum software, quando disse que a licença do Office custava o dobro da licença do Windows ela quase não acreditou. Aí citei que o Ubuntu já vinha completo com software para quase tudo que ela precisar, quando falei que era "linux" ela dispensou na hora.

Mas a notícia é muito boa, a partir do momento que grandes empresas começam a investir no GNU/Linux, que as máquinas começam a vir com hardware compatível, que as instalçaões já venham sem arestas a serem aparadas sendo necessário somente ligar e usar, a mentalidade do povão vai acabar mudando.

Nossile, tente mostrar a sua amiga uma distribuição séria do GNU/Linux, p/ ela ver.
Tem um amigo meu que já se convenceu e está se preparando p/ experimentar o Linux, e assim tenho feito, nem precisa mais instalar o SO, tem umas distros por aí que é já pelo liveCD, hj em dia rodam de tudo 3D, msg eletrônicos, openoffice e as perfumarias do Compiz Fusion.
Deixa o Windows Vista e muitas outras coisas comendo poeira.

----

Qto a notícia do tópico, é como se diz: Linux é questão de tempo, e já estamos vivenciando esse tempo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

IgorM0L

Eu penso que GNU/Linux tem a crescer muito em sistemas móveis em geral.
Principalmente agora na onda dos smatphones.

0tacon

CitarO problema é que os PCs vem c/ umas distribuições Linux de péssima qualidade, s/ dar suporte e nada.
Porque ñ vem c/ as distribuições tradicionais já devida/ configuradas e c/ um suporte mínimo da empresa que venda tal produto?
Isso sim é um incentivo velado a pirataria.

Realmente, naqueles positivos do programa "computador para todos" a gente vê cada coisa esquisita... A Asus acertou com o EEE por causa também de uma distro de boa qualidade (Xandros). Já está definida qual distro será usada no Acer?

logaritmo

Concordo com tudo o que foi dito acima, mas acho que há ainda um outro aspecto, a falta  de profissionais especializados em Linux, que possam prestar assistência técnica aos novos usuários, mediante remuneração razoável, como há centenas de "técnicos", que conhecem um pouco de Windows e se dispões a ir às residências, cobrando 40 ou 50 reais por hora. Muitas vezes os mesmos que consertam e/ou montam  os micros. Mesmo já tendo o Linux instalado, o novo usuário não sabe instalar novos programas, habilitar java, flash, etc., e , nem sempre, o novato consegue entender o que diz o manual, se existir manual. O novo usuário não sabe da existência dos forums, como êste. Eu mesmo, um simples "usuário desktop", sou hoje usuário do Linux, só pq tive a sorte de encontrar um suporte (pago) da Conectiva, que teve a paciência de me explicar tintim por tintim, por telefone, um passo a passo sôbre particionamento.  Qd aparecia a msg "escolha um ponto de montagem", eu ficava devendo, não sabia o que significava.  Era só clicar ./, muito simples, mas tudo é muito simples só depois que a gente apreende...

antoniodosantosor

Que o computador novo com sistema MS é mais caro, não resta dúvida, é só pesquisar nas lojas.
O que acontece é que os computadores novos que vem com Linux, salvo raras exceções, suas distros não são atualizadas sistematicamente, o que leva os usuários a trocar o sistema pela MS. O ideal seria que este computadores viessem com "nosso" Ubuntu, cujas atualizações são constantes, e ainda com a ajuda do insubstituível "Forum". Ao lado do aspecto econômico, tem que se conscientizar o comprador do que é Linux e isto infelizmente, os vendedores são despreparados e mal informados, somente conhecendo(?) MS.

IgorM0L

Citação de: logaritmo online 07 de Junho de 2008, 23:52
Concordo com tudo o que foi dito acima, mas acho que há ainda um outro aspecto, a falta  de profissionais especializados em Linux, que possam prestar assistência técnica aos novos usuários, mediante remuneração razoável, como há centenas de "técnicos", que conhecem um pouco de Windows e se dispões a ir às residências, cobrando 40 ou 50 reais por hora. Muitas vezes os mesmos que consertam e/ou montam  os micros. Mesmo já tendo o Linux instalado, o novo usuário não sabe instalar novos programas, habilitar java, flash, etc., e , nem sempre, o novato consegue entender o que diz o manual, se existir manual. O novo usuário não sabe da existência dos forums, como êste. Eu mesmo, um simples "usuário desktop", sou hoje usuário do Linux, só pq tive a sorte de encontrar um suporte (pago) da Conectiva, que teve a paciência de me explicar tintim por tintim, por telefone, um passo a passo sôbre particionamento.  Qd aparecia a msg "escolha um ponto de montagem", eu ficava devendo, não sabia o que significava.  Era só clicar ./, muito simples, mas tudo é muito simples só depois que a gente apreende...

Em termos de suportes, existem empresas como RedHAT e Canonical que ganham dinheiro justamente com esses serviços.
  Mas no ponto de vista do usuário comum, realmente, falta muitos "professores".
  O que segura mais ainda o MS-Windows nas máquinas atuantes?
  É justamente o ensino. Quando um usuário pretende aprender informática através desses cursinhos, os instrutores dão a entender que o Windows seria como um volante para um carro, algo que vem como padrão em um computador. Aí o usuário ouve falar que há um outro sistema, o GNU/Linux, e o que vem agora? A priori, com certeza, trás o preconceito.

Sobre esses "técnicos", eu já fui um, hehehe; Era eu, um verdadeiro parasita, aproveitávamos da ignorânica alheia para instalar coisas difíceis, hehehe, como: impressoras, formatar, instalar Windows e coisas do gênero.
  Agora, se um dia os usuários começarem à usar GNU/Linux, esses "técnicos" vão ser obrigados a instalar GNU/Linux. Como disse, penso que o problema maior vem lá do começo do apredizado.

So fazendo uma comparação, meu amigo acabou de chegar dos EUAs, e me disse estar impressionado com uma coisa: lá não se existe técnico de informática. Os caras quando tem um problema mais grave no computador, mesmo sendo novo, jogam-os fora.
  Já os franceses , de acordo com meu primo que formou ano passado em ortopedia lá, o número de usuários que usam MAC e GNU/Linux o surpreendeu em comparação ao Brasil.

Chucknoris

Estou pesquisando um notebook para comprar e não achei nem dell nem acer com linux por preço melhor que os outros com windows...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

JeffersonX

Ótima notícia! É bom ver empresas de grande porte apoiando o Linux. Oracle, IBM e agora várias empresas de hardware como Acer, Intel, AMD e Asus. Essa última então tem dado grande apoio. EEEPC e as novas placas-mãe com Linux embarcado que o digam... hehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com