rede 4 pcs

Iniciado por walfrides, 06 de Junho de 2008, 09:11

tópico anterior - próximo tópico

walfrides

Ola pessoal, como faço pra conectar 4 pcs em rede no linux? pra falar a verdade o q ta me confundindo são os gateway, quem é quem nessa historia?

desde ja agradeço!

raidicar

deixe eles com ips no mesmo ranjo:
micro 1
IP 192.168.0.11
Mascara 255.255.255.0
Gateway ?
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

micro 2
IP 192.168.0.12
Mascara 255.255.255.0
Gateway ?
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

micro 3
IP 192.168.0.13
Mascara 255.255.255.0
Gateway ?
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

micro 4
IP 192.168.0.14
Mascara 255.255.255.0
Gateway ?
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

Gateway é o ip do computador que compartilha a internet, ex: se a internet estiver no micro 1 (192.168.0.11) e ele compartilhar para o restante (micros 2, 3 e 4), então o Gateway desses micros devem ser 192.168.0.11 e o gateway do micro 1, vai depender...
micro 2
IP 192.168.0.12
Mascara 255.255.255.0
Gateway 192.168.0.11
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

micro 3
IP 192.168.0.13
Mascara 255.255.255.0
Gateway 192.168.0.11
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

micro 4
IP 192.168.0.14
Mascara 255.255.255.0
Gateway 192.168.0.11
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

* para um computador compartilhar a internet, ele deve ter duas placas de rede, "placa de rede 1" recebe a internet e "placa de rede 2" é ligada a rede, em um hub ou switch, para enviar a internet aos demais computadores.

Sendo assim:
O gateway do computador 1 ou dos demais podem variar de acordo com o serviço que vc assina, ex:
Speedy Home - não deve colocar o gateway na "placa de rede 2" no micro que recebe a internet, e os demais micros devem ter como gateway o IP da "placa de rede 2" do micro que recebe a internet, pois a primeira placa de rede, onde o speedy esta conectado, não deve ter nenhum IP, DNS, GATEWAY e MASCARA configurados. Já a "placa de rede 2" deve ter a configuração que lhe passei do acima, no micro 1, mas não deve ter gateway.
Speedy Business - Igual ao speedy home, exceto pelo fato de na "placa de rede 2" vc pode colocar como gateway o ip da "placa de rede 1"

Se tem um modem roteado - O gateway de todas as maquinas deve ser o IP do modem.
Se tem um roteador - O gateway de todas as maquinas deve ser o IP do roteador.

Obviamente que para compartilhar a internet, um computador precisa ter duas placas de rede ou o seu modem precisa ser roteado, ou então, precisa comprar um roteador.

Resumindo
Gateway = ip do equipamento que compartilha a internet para a rede, seja ele um micro ou um roteador.
DNS = resolve os nomes da rede, o seu provedor de internet lhe informa as DNS, ex:
Speedy da telefonica tem as DNS:
DNS Primaria = 200.204.0.10
DNS Secundaria = 200.204.0.138

Se é uma rede sem internet, nenhuma maquina precisa ter um gateway configurado.

OK.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

walfrides

Citação de: raidicar online 06 de Junho de 2008, 16:27
deixe eles com ips no mesmo ranjo:
micro 1
IP 192.168.0.11
Mascara 255.255.255.0
Gateway ?
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

micro 2
IP 192.168.0.12
Mascara 255.255.255.0
Gateway ?
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

micro 3
IP 192.168.0.13
Mascara 255.255.255.0
Gateway ?
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

micro 4
IP 192.168.0.14
Mascara 255.255.255.0
Gateway ?
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

Gateway é o ip do computador que compartilha a internet, ex: se a internet estiver no micro 1 (192.168.0.11) e ele compartilhar para o restante (micros 2, 3 e 4), então o Gateway desses micros devem ser 192.168.0.11.
micro 2
IP 192.168.0.12
Mascara 255.255.255.0
Gateway 192.168.0.11
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

micro 2
IP 192.168.0.12
Mascara 255.255.255.0
Gateway 192.168.0.11
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

micro 2
IP 192.168.0.12
Mascara 255.255.255.0
Gateway 192.168.0.11
DNS Primaria ?
DNS Secundaria ?

* para um computador compartilhar a internet, ele deve ter duas placas de rede, "placa de rede 1" recebe a internet e "placa de rede 2" é ligada a rede, em um hub ou switch, para enviar a internet aos demais computadores.

Sendo assim:
O gateway do computador 1 ou dos demais podem variar de acordo com o serviço que vc assina, ex:
Speedy Home - não deve colocar o gateway na "placa de rede 2" no micro que recebe a internet, e os demais micros devem ter como gateway o IP da "placa de rede 2" do micro que recebe a internet, pois a primeira placa de rede, onde o speedy esta conectado, não deve ter nenhum IP, DNS, GATEWAY e MASCARA configurados. Já a "placa de rede 2" deve ter a configuração que lhe passei do acima, no micro 1, mas não deve ter gateway.
Speedy Business - Igual ao speedy home, exceto pelo fato de na "placa de rede 2" vc pode colocar como gateway o ip da "placa de rede 1"

Se tem um modem roteado - O gateway de todas as maquinas deve ser o IP do modem.
Se tem um roteador - O gateway de todas as maquinas deve ser o IP do roteador.

Obviamente que para compartilhar a internet, um computador precisa ter duas placas de rede ou o seu modem precisa ser roteado, ou então, precisa comprar um roteador.

Resumindo
Gateway = ip do equipamento que compartilha a internet para a rede, seja ele um micro ou um roteador.
DNS = resolve os nomes da rede, o seu provedor de internet lhe informa as DNS, ex:
DNS Secundaria = 200.204.0.138

Se é uma rede sem internet, nenhuma maquina precisa ter um gateway configurado.

OK.

muito obrigado pela resposta! ;D

Luciano SHAKALL

Citação de: raidicar online 06 de Junho de 2008, 16:27"... Gateway é o ip do computador que compartilha a internet, ex: se a internet estiver no micro 1 (192.168.0.11) e ele compartilhar para o restante ... para um computador compartilhar a internet, ele deve ter duas placas de rede, "placa de rede 1" recebe a internet e "placa de rede 2" é ligada a rede ... Obviamente que para compartilhar a internet, um computador precisa ter duas placas de rede ... Resumindo Gateway = ip do equipamento que compartilha a internet para a rede, seja ele um micro ou um roteador.
DNS Secundaria = 200.204.0.138 ..."
Oi. "Pegando carona" na resposta do camarada, uma dúvida:
No caso de uma "rede" apenas entre dois computadores, sendo o PC que recebe a internet com duas placas:
(não posso dizer o tipo por que a banda larga ainda não foi instalada).
Uma placa que "receberá a internet", e outra que será ligada ao outro PC, para compartilhamento tanto da internet quanto de arquivos:
Para o PC 2 acessar a Net, o PC 1 precisa está ligado/conectado?
Para essa instalação, o cabo que interliga as máquinas, tem que ser o "Crossover" obrigatoriamente?

Grato pela atenção.

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- ASUS EeePC 701 ("de volta" à 900MHz, e agora com 2GB de RAM): Rodando EEEBUNTU 3 . . .

raidicar

1 - Sim, se for conectar diretamente dois pcs, o cabo deve ser crossover, do contrario, não funciona.
O cabo não precisa ser cross quando o micro esta ligado a um hub, roteador, switch, etc... mas quando o cabo esta ligando diretamente em duas placas de rede, ou seja, em doi micros, ele deve ser crossover.

2 - Para o PC2 acessar a internet, o PC1 deve OBRIGATORIAMENTE estar ligado.

XXXXXX----(((((serviço))))))-------|||||||----cabo-crossover----|||||||
internet                                         PC1                                    PC2   

serviço pode ser o speedy, virtua, ajato...
Essa é a sua rede, se o PC1 estiver desligado, ou ligado mas desconectado, não existe forma de vc fazer o PC2 chegar a internet.

Se quiser que a internet funcione sem ter de ligar o PC1, compre um roteador ou roteie seu modem.
Ai, sua arquitetura de rede ficaria assim:

Estrutura com o modem roteado:
                                                    /--------PC1
XXXXXX----(((((serviço))))))---{{{{hub}}}}
internet       modem roteado              \--------PC2
Os dois computadores acessam a internet, basta que o serviço esteja ligado, no caso, o modem, seja ele do speedy, virtua...
Terá de comprar um hub

Estrutura com um roteador:
                                                                   /--------PC1
XXXXXX--------(((((serviço))))))-------[[[[[roteador]]]]]
internet          modem não roteado                     \--------PC2
Terá de comprar um roteador

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Luciano SHAKALL

Oi de novo. Grato pelas respostas.

Finalmente chegou minha Banda Larga  ;) . . .
Ok, não é tããão larga assim (200k) a Cabo, mas está anos-luz a frente da conexão discada que eu usava  :P

Bom, indo ao que interessa...
O meu Cable Modem (Motorola SB 5101) possui duas saídas, sendo uma Ethernet (RJ-45) e uma USB, então,
Baseado na resposta do colega aí em cima (valeu novamente), gostaria de saber se posso conectar os PCs
diretamente às essa saídas, sem a necessidade de de um equipamento extra (Hub ou Roteador),
uma vez que o Cable Modem já possui duas saídas...
Caso dê certo, os PCs partilhariam somente a conexão, ou arquivos e impressora também? (nesse caso, com os dois ligados)

Espero que seja possível (sem um equipamento extra), porque se não for, pelo menos por enquanto,
vou ter que usar o esquema das duas placas de rede e o cabo Crossover mesmo...
mesmo tendo que manter os dois PCs ligados.

Bom, "nem vai doer tanto" afinal...
os computadores são esses aí da minha assinatura e, praticamente eu só uso o de baixo, que fica na sala...
Quaaaaaando ele está ocupado (com pais ou irmãos) é que eu uso o vovôzinho, ou seja:
um deles é praticamente "reserva" mesmo, só usado quando o outro está ligado  ;D

Ah, mais uma coisa...
As placas de rede do PC principal são uma On-Board e outra Off-Board.
O Cable Modem está conectado à placa On-Board, e usaria a placa Off-Board para conectar os dois PCs.
É assim mesmo, ao contrário, ou tanto faz  ::) ?

VALEU!!!

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- ASUS EeePC 701 ("de volta" à 900MHz, e agora com 2GB de RAM): Rodando EEEBUNTU 3 . . .

netto.linux

aff que complicação!!
montar uma rede, seja no RWindows, seja no Linux é muito simples....
O que você tem que decidir é qual será o range que você vai usar. Use seu modem roteador como ponto de partida.
Suponhamos que ele seja um DLink DSL-500B... esse modem tem um IP interno de 10.1.1.1, sendo assim...
Ligue o modem num HUB e conecte todos os PCs no HUB. (se o HUB tiver entrada USB, use um cabo USB, se só tiver RJ45, use um cabo direto pra conectar o modem ao HUB e pronto!).
Agora basta definir pra cada PC a seguinte configuração:
IP: 10.1.1.x
Máscara de Sub Rede: 255.0.0.0 - automático;
Gateway: é o IP do Modem (se você estiver usando um proxy, será o IP do PC proxy);
DNS Primário e Alternativo: use da sua região.

Obs: troque o x por uma sequência, tipo: 10.1.1.2 (não pode ser final 1 porque o modem já usa esse IP;

Sendo assim, seus PCs ficariam assim:

PC1
IP: 10.1.1.2
Masc: 255.0.0.0
Gateway: 10.1.1.1

DNS 1: 201.10.128.2
DNS 2: 201.10.1.2
---------------------------------------------
PC2
IP: 10.1.1.3

PC3
IP: 10.1.1.4

PC4
IP: 10.1.1.5

Pronto!

Não se esqueça de...:
Definir o mesmo Grupo/Domínio para todos os PCs;
Compartilhar pastas e impressoras.

Agora se você quiser montar um proxy (quando há dependência de conexão, ou seja, o PC que irá distribuir a internet/rede tem que ficar ligado), aí são outros "500"s.

Você poderá usar um programa tipo Analog Proxy ou fazer manualmente... sendo que se você tiver usando apenas um PC para distribuir pros outros, esse PC (servidor) tem que ter uma placa de rede que recebe o sinal do modem e uma placa pra cada pc que irá receber o sinal... daí você compartilha a conexão da placa que recebe o sinal, define um range de ip para cada placa (o RWindows atribui 192.168.0.1 automaticamente para a placa que distribui o sinal)... etc, etc...
Esse método custa muito caro, não compensa, já que um HUB custa em torno de R$ 40,00 e a placa de rede em torno de R$ 30,00, você teria um gasto: se usar só placas: 5x30,00 = 150,00 + cabos; Enquanto que usando o HUB com placas on-board dos pcs que receberão o sinal, você gastaria apenas R$ 40,00 + cabos.

Abraços

Luciano SHAKALL

Primeiramente,
obrigado pelo interesse em responder. VALEU!

Citação de: netto.linux online 24 de Julho de 2008, 09:36
"...você tem que decidir é qual será o range que você vai usar ... Use seu modem roteador como ponto de partida ... suponhamos que ele seja um DLink DSL-500B..."
Esse é o ponto...
Não tenho certeza se meu Modem é roteador (Cable Modem Motorola SB-5101),
apesar dele ter duas saídas (uma Ethernet e uma USB)  ::) . . .

"... Agora se você quiser montar um proxy (quando há dependência de conexão, ou seja, o PC que irá distribuir a internet/rede tem que ficar ligado) ... poderá usar um programa tipo Analog Proxy ou fazer manualmente ... se você tiver usando apenas um PC para distribuir pros outros, esse PC (servidor) tem que ter uma placa de rede que recebe o sinal do modem e uma placa pra cada pc que irá receber o sinal... daí você compartilha a conexão da placa que recebe o sinal ..."
Essa é minha opção, caso o meu Cable Modem não possa ser usado como roteador
SEM a adição de um outro aparelho (Hub, Router, ou qualquer coisa que o valha)...

"... Esse método custa muito caro, não compensa, já que um HUB custa em torno de R$ 40,00 e a placa de rede em torno de R$ 30,00, você teria um gasto: se usar só placas: 5x30,00 = 150,00 + cabos; Enquanto que usando o HUB com placas on-board dos pcs que receberão o sinal, você gastaria apenas R$ 40,00 + cabos ..."
O "grande lance", é que no meu caso são apenas 2 PCs,
e o que distribuiria a conexão JÁ POSSUI DUAS PLACAS DE REDE (Uma On-Board e uma Off-Board).
Mesmo que um "terceiro PC"  (que NÃO existe aqui em casa) "entrasse na jogada", ainda seria vantagem,
pois passaria a conectar o Cable Modem ao PC pela USB, liberando a outra RJ-45  ;) . . .

Agora, "isso tudo" apenas se não puder usar meu Cable Modem como Roteador, dispensando a necessidade de manter os dois PCs ligados.
O problema é que não sei se funciona assim... Não tenho o manual desse Modem, e o que achei pra Download foi em inglês:
- http://distributor.livas.lv/Motorola%20DOCSIS%20tools%20kit/Diagnostic%20Cable%20Modem/Motorola_SB5100_Diagnostic_Modem_Overview.pdf  :-\ .

Dei uma pesquisada na Net, e as opiniões são as mais divergentes possíveis:
- http://www.guiadohardware.net/comunidade/acessa-micros/310937/ ;
- http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=451391&view=findpost&p=2445700 ;
- http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=146713 ;
- http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=144342 ...

O que vocês acham?

Agradeço desde já qualquer manifestação a respeito,
mesmo que seja pra me mandar "tirar o cavalinho da chuva"  ;D . . .

[]'s

netto.linux

Caro colega!
Eu baixei o manual do modem que você tem e na página 46 diz o seguinte:

O Cable Modem Motorola SB-5101 suporta várias configurações para múltiplos usuários.
com o uso de um hub ou switch opcional, ele pode servir (também) como um gateway de Internet para até 63 computadores.
//isso quer dizer que você pode definir um IP válido (obtido com a operadora de interne) para o modem e depois, usando um hub, você pode usá-lo como gateway para até 63 computadores (ele serviria como um servidor DHCP).

Nem todos os povedores suportam mútliplos usuários. //ou seja, alguns provedores bloqueiam multiplos acessos (que eu saiba, só provedores tipo Velox, Speed).
Para obter informações sobre a múltiplos usuários, contacte o seu fornecedor de serviços de internet.

Você pode se conectar um computador a porta USB e outro na porta Ethernet em outro computador diretamente ao modem, como mostra a figura (no manual) do lado superior esquerdo.

Cuidado
Não ligue ambos os cabos Ethernet e USB ao mesmo computador.

Você pode conectar um único computador à porta USB e de um a 31 restantes utilizadores a um hub Ethernet, conforme mostrado no canto inferior esquerdo.