Permissões mudam a cada boot !

Iniciado por felipearj, 04 de Junho de 2008, 18:00

tópico anterior - próximo tópico

felipearj

Todo as vezes que reinicio o computador perco todas as mudanças de permições que houvesse feito durante a seção, sejam elas permições de partições ou de um arquivo q.q. exemplo é que se eu incluir meu usuário em um determinado grupo através do "chgrp", por exemplo, quando reinicio essa mudança foi perdida. E sim a home está junto
Linux, Azar de quem não usa !!!!

clcampos

Nunca ouvi falar disto. Fale mais do seu sistema:

• Que versão do Ubuntu você usa?
  • Qual é o seu hardware?
  • O Sistema esta instalado em uma partição em separado? A HOME esta junto? Esta usando uma vmware ou algo assim?
  • Consegui instalar aplicações sem problemas?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

felipearj

Minha distro é o Kubuntu 8.04 instalada em dual boot com o XP em um Athlon 64 + 3000, com 512 de ram, MB Asus M2V e um Geforce 6200 LE.

raidicar

Nunca vi, parece q esta usando o live cd...
vc muda as permissões do arquivo com chmod, né?
não faz sentido.
teoricamente, se algo assim ocorresse, instalações de programas, atualizações, nada seria aplicado, nem as configurações como papel de parede, icones na area de trabalho...
Diga se vc perde isso também, se vc perde os arquivos q vc baixa, suas alterações no desktop, etc...
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

felipearj

não estou usando live-cd, não perco mais nada, apenas as permissões que eu mudo atrvés do chmod, chgrp ou chown.

clcampos

Não conheço nada que faça isso acontecer.

Não esta usando o ubuntu pelo wubi?... Sei lá... já é um chute...

Entre no terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite os comandos abaixo e retorne aqui:

blkid

sudo  fdisk   -l

Coloque também aqui o conteúdo do arquivo /etc/fstab.

As informações que estou pedindo nem devem ajudar em nada, quero mesmo ver como esta seu sistema, como esta sendo montado, porque não tem lógica as novas permissões serem desfeitas.

Por falar nisto em que arquivos quer mudá-las?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

raidicar

Linux Magaiver, faz o impossivel!!!
Cara, se vc cria uma pasta e arquivo dentro dessa pasta, como root, na pasta home, ao lado da sua pasta de usuario, depois, vc da permissão total para o arquivo, chmod 777 /home/pasta/arquivo , ainda como rooot, claro, ele perde também as permissões?
A duvida é, ele perde as também as permissões em arquivos e pastas criadas após a instalação?
O seu usuario, após vc adiciona-lo a um grupo, ele deixa de ser membro desse grupo ao iniciar, mas e o grupo? O grupo que vc criou deixa de existir?

Vc deve perceber que temos mais perguntas que respostas, na verdade, um monte de perguntas e nenhuma resposta, mas acontece que o que esta ocorrendo é surreal, absurdo, é uma dessas coisas que só vendo pra crer, coisa de magaiver, ainda mais no mundo linux, onde é obrigatório estar a todo momento revendo, criando ou desfazendo permissões.

Detalhe também o comando, por extenso, que utiliza para mudar as permissões, etc... Não estou querendo dizer que vc não sabe dar um comando para mudar a permissão de um arquivo, quero saber se vc não esta usando algum parametro estranho, tipo "chmod jkt9 arquivo" ou algum outro absurdo, apesar de que desconheço um parametro para o chmod que permita fazer uma alteração e a desfaça no reboot, só se vc descobriu algo do tipo, o que seria mais louco ainda, ai seu linux Magaiver deixaria eu, que sou careca, de cabelo em pé.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

felipearj

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc /proc proc defaults 0 0
# /dev/sda7
UUID=3ca054e9-ebb0-4711-ae06-569da2607498 / ext3 nouser,relatime,errors=remount-ro,atime,auto,rw,dev,exec,suid 0 1
# /dev/sda6
UUID=226e5830-693a-4d0f-8243-def27718223a none swap sw 0 0
/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,utf8,atime,noauto,rw,dev,exec,suid 0 0
/dev/fd0 /media/floppy0 auto user,utf8,atime,noauto,rw,dev,exec,suid 0 0
#/dev/sda5
/dev/sda5 /media/LIVRE vfat users,rw,auto,dev,exec 0 0
#/dev/sda1
/dev/sda1 /media/WIN ntfs noauto,rw,users, 0 0

felipearj

felipe@kubuntu:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for felipe:

Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x2e332e32

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        3825    30724281    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            3826        9729    47423880    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5            3826        5992    17406396    b  W95 FAT32
/dev/sda6            9601        9729     1036161   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda7            5993        9600    28981228+  83  Linux

Partições lógicas fora da ordem do disco

clcampos

Poxa, depois de 1 mês achei que já tinha resolvido seu problema. Você alterou seu fstab?

Veja a linha de montagem da minha partição raiz (/), que é formatada com reiserfs, ou a da minha /home, que é ext3:

Citar/dev/sda2       /               reiserfs notail,relatime 0       1
/dev/sda5       /home       ext3      relatime          0       2

Agora veja a sua:

CitarUUID=3ca054e9-ebb0-4711-ae06-569da2607498 / ext3 nouser,relatime,errors=remount-ro,atime,auto,rw,dev,exec,suid 0 1
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!