O que aconteceu? [Resolvido]

Iniciado por steel_br, 29 de Maio de 2008, 13:39

tópico anterior - próximo tópico

steel_br

Salve galera, estava ripando um DVD aqui, monitor desligado e tal e derrepente o sistema desligou. (acho que não foi queda na energia)

Acontece que agora, logo na tela do Grub aparecem dois Ubuntu e dois recovery mode, quando inicializa o sistema o ícone da rede que aparecia instantaneamente demora bocado para aparecer.

E pior, o FF, não funciona mais os botões Avançar e Voltar, e todos meus favoritos sumiram!

O que pode ser isto?

Tota

Eu tenho quase certeza que voce deixou a aba atualizações em automático.

Seu Linux foi atualizado para a nova versão e como o monitor estava desligado voce não viu nada do que aconteceu.

Experimente entrar na versão do kernel mais baixa x.x.xx-16 => x.x.xx-15 e veja se tudo volta a ser como era antes.

De qualquer forma atualizar é sempre bom, mas vá em sistema => administração => canais de software => atualização e deixe ticado apenas notificar.

Aí voce pode decidir o que fazer.

[],s

steel_br

Valeu Tota!

Então, acabei de ver aqui, atualizou o kernel, de 2.6.24-16 para 2.6.24-17...

Engraçado que, os favoritos voltaram e a rede está normal novamente... vai entender.

Agora, como faço pra deixar somente o Ubuntu 8.04 com esse kernel mais novo e o recovery mode refente? Ou seja, como posso editar os sistema que aparecem no Grub?

Existe o QGrubEditor, mas queria tentar fazer na unha...

Tota

Na unha:

entre em terminal

digite sudo su

entre com a senha ( não aparece na tela)

Como root digite=> cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst.bak

Fazer uma cópia por segurança evita bobagens.

Como root digite=>  gedit /boot/grub/menu.lst

apague as linhas correspondentes ao kernel antigo

Salve e feche

digite nautilus <enter>

muito cuidado. voce esta no nautilus como root

vá em sistema de arquivos=> boot

apague as referencias ao kernel antigo

atenção só faça se tiver certeza que o kernel novo está 100% OK

feche o nautilus

feche o terminal

pronto, kernel antigo foi para o espaço.

[],s

steel_br

Valeu Tota!

Editei desse jeito aqui, só que removi os kernels ...16 e ...17, deixei somente o 2.6.24-18.

Deu certinho, valeu!

Ah, quanto ao FF, acho que o favoritos tinham sumido por falta de espaço na partição.

Até mais.

alessandro_ufms

Em vez de deletar os arquivos na mão, não seria mais fácil desinstalar o kernel velho pelo synaptic? Eu faço isso sem problemas, ele atualiza o menu.lst automaticamente.

Tota

Realmente é mais facil, mas como o steel_BR pediu  "na unha" foi a receita que eu mandei.

Eu também acredito que o modo texto é o melhor para se aprender o sistema. De vez em quando eu quebro a cabeça para lembrar o famoso comando=>  "caracas, qual - era - mesmo - aquele - maldito - comando - que - eu - usei - no - mes - passado - e - agora - não - lembro mais - na hora - que - eu - preciso - dele ? "

[],s

P.S. steel_br edite o titulo e poste (resolvido ) nele. [],s