DRIVER RT73 para ligação wireless usb

Iniciado por hugofonseca, 27 de Maio de 2008, 10:41

tópico anterior - próximo tópico

hugofonseca

sou um novato com uma semana de ubuntu 7.10!
tenho um adaptador wireless usb d-link dwl122g REV C e não consigo ligar à minha rede wireless (WEP encryption, tentei mais de 20 vezes e tenho a certeza que a chave que ponho é a correcta). pelo que pesquisei na net este problema acontece com adaptadores usb que utilizam o driver RT73, que não vem instalado no ubuntu 7.10. como posso instalar este driver? que comandos preciso fazer para a instalação?

será que alguem consegue ajudar?

Hugo Fonseca

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

hugofonseca

obrigado pela dica!!o tutorial están muito bom..
segui os passos todos e já tenho rede wireless com usb dwl122g a funcionar

hugo

danpos

@all

Eu tenho três computadores que usam adaptadores wireless da Ralink com este chipset (RT73) e em um primeiro momento os drivers 'legacy' são uma ótima solução para redes SEM CRIPTOGRAFIA (usei o mesmo tutorial). Para criptografia WPA 'personal', o driver provê acesso através de configurações por meio do 'iwpriv' porém é desconfortável o gerenciamento (mesmo com o Wicd eu tive problemas; com o gnome-network-manager não é possível pois os drivers 'legacy' da Ralink não são suportados pelo wpa_supplicant), sempre em linha-de-comando (o que não me importo e gosto de mexer com o shell, o problema é gerenciar várias máquinas dessa forma, sem contar o acesso a redes diferentes). A solução para isso foi abrir mão dos drivers 'legacy' e com o hardy atualizado, instalei o pacote de módulos backports com o drivers atualizados do projeto rt2x00 do SerialMonkeys que suportam WPA através do wpa-supplicant, o que permite o gerenciamento das conexões através do network-manager applet ou Wicd. Para tanto é só ir ao terminal e:

sudo apt-get install linux-backports-modules-hardy

Fica aí a dica. ;)

Danpos.

Machizu

danpos, depois de instalar o linux-backports-modules-hardy, o q faço?

Tenho esse chipset na minha wireless interna no meu notebook!

Quero conectar somente por WEP.

Qual sugestão? legacy ou backports?

abrass
Notebook Innovation SR F233
Core2 Duo, 1Gb Ram, 160 HD, 14' Widescreen, GVT 3Mb

danpos

Citação de: Machizu online 14 de Outubro de 2008, 20:37
danpos, depois de instalar o linux-backports-modules-hardy, o q faço?

Tenho esse chipset na minha wireless interna no meu notebook!

Quero conectar somente por WEP.

Qual sugestão? legacy ou backports?

abrass

Estando o teu sistema atualizado então é só usar o gnome-network-manager (aquele applet que fica no painel do gnome, no task manager) e escolher a rede ...

Danpos.

Machizu

Perfeitooooooooooooooooooo!

Fiz a instalação do backports, funcionou perfeitamente!

Depois o sistema atualizou e tbm o kernel, agora é 2.6.24.21-generic!

A wireless está funcionando perfeitamente!

Muito grato!

danpos

Citação de: Machizu online 14 de Outubro de 2008, 23:47
Perfeitooooooooooooooooooo!

Fiz a instalação do backports, funcionou perfeitamente!

Depois o sistema atualizou e tbm o kernel, agora é 2.6.24.21-generic!

A wireless está funcionando perfeitamente!

Muito grato!

Sempre às ordens!  :D ;)

Danpos.

slipky

Ola, não estou conseguindo conectar usando wicd, fiz a atualizacao, instalei o backports-modules... mas mesmo assim não entra em redes com WPA, mas redes abertas funcionam normal.

Machizu

danpos

Citação de: slipky online 27 de Outubro de 2008, 16:44
Ola, não estou conseguindo conectar usando wicd, fiz a atualizacao, instalei o backports-modules... mas mesmo assim não entra em redes com WPA, mas redes abertas funcionam normal.

Funciona com WPA usando o network-manager (gnome-network-manager). O wicd é um bom aplicativo ... quando funciona e ainda é muito instável. Desinstale-o e use o nm para gerenciar tua conexão com o teu roteador wireless com criptografia WPA (eu uso essa aqui em casa) e os adptadores rt73 de minhas máquinas conectam normalmente.

Danpos.