DRIVER RT73 para ligação wireless usb

Iniciado por hugofonseca, 27 de Maio de 2008, 10:41

tópico anterior - próximo tópico

hugofonseca

sou um novato com uma semana de ubuntu 7.10!
tenho um adaptador wireless usb d-link dwl122g REV C e não consigo ligar à minha rede wireless (WEP encryption, tentei mais de 20 vezes e tenho a certeza que a chave que ponho é a correcta). pelo que pesquisei na net este problema acontece com adaptadores usb que utilizam o driver RT73, que não vem instalado no ubuntu 7.10. como posso instalar este driver? que comandos preciso fazer para a instalação?

será que alguem consegue ajudar?

Hugo Fonseca

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

hugofonseca

obrigado pela dica!!o tutorial están muito bom..
segui os passos todos e já tenho rede wireless com usb dwl122g a funcionar

hugo

danpos

@all

Eu tenho três computadores que usam adaptadores wireless da Ralink com este chipset (RT73) e em um primeiro momento os drivers 'legacy' são uma ótima solução para redes SEM CRIPTOGRAFIA (usei o mesmo tutorial). Para criptografia WPA 'personal', o driver provê acesso através de configurações por meio do 'iwpriv' porém é desconfortável o gerenciamento (mesmo com o Wicd eu tive problemas; com o gnome-network-manager não é possível pois os drivers 'legacy' da Ralink não são suportados pelo wpa_supplicant), sempre em linha-de-comando (o que não me importo e gosto de mexer com o shell, o problema é gerenciar várias máquinas dessa forma, sem contar o acesso a redes diferentes). A solução para isso foi abrir mão dos drivers 'legacy' e com o hardy atualizado, instalei o pacote de módulos backports com o drivers atualizados do projeto rt2x00 do SerialMonkeys que suportam WPA através do wpa-supplicant, o que permite o gerenciamento das conexões através do network-manager applet ou Wicd. Para tanto é só ir ao terminal e:

sudo apt-get install linux-backports-modules-hardy

Fica aí a dica. ;)

Danpos.

Machizu