[duvida]montar /home em ntfs

Iniciado por Biguá, 27 de Maio de 2008, 17:58

tópico anterior - próximo tópico

Biguá

olá amigos ,

Eu sou novo nisso de linux, e queria saber se ,agora que a escrita em ntfs já é uma realidade , seria problematico usar o /home em uma partição ntfs ?

é que eu possuo todos os meus dados em uma big partição em ntfs e como pretendo manter o linux em dual boot com o windows.. achei que seria legal montar o home na mesma partição que estão meus documentos.

Grato qualquer ajuda.

Ps.: usei a busca , procurando por topicos com esse tema e não achei, mas caso este seja um assunto recorrente, por favor postem em reply o link.

Alan Gurgel

Pelo que entendi vc quer usar uma partição ntfs do windows como home do Linux, acho que não da para misturar, vc pode contudo usar sua /home do Linux formatada em NTFS, mas pq não em Reisefs com journaling?

mano cazalet

oi Biguá

seria sim bastante problemático, leia, impossível montar seu home em ntfs.
Ao mesmo tempo a escrita em partições ntfs é uma realidade sim.
E com a ajuda do utilitário no link também é realidade ler e escrever em suas partições linux (imagino que sejam ext3) a partir do windows: http://www.fs-driver.org/

vc tem várias opções legais:
1. deixar seus dados na partição big onde estão agora e ler esta partição a partir do windows e a partir do linux.
2. fazer uma /home grande em ext3 e transferir seus dados

também é bom fazer um /home separado de / (root), assim vc podera reinstalar, atualizar seu linux no futuro sem perder ou ter que mover seus dados.

Biguá

Antes de mais nada, mto obrigado pelo reply super-rápido =)

Citação de: Alan Gurgel online 27 de Maio de 2008, 18:16
Pelo que entendi vc quer usar uma partição ntfs do windows como home do Linux, acho que não da para misturar, vc pode contudo usar sua /home do Linux formatada em NTFS, mas pq não em Reisefs com journaling?

é ,exacto, essa partição não é a mesma onde o windows está instalado ( deixo ele numa outra, a parte ) e tanto o / qto o /home possuem partições proprias também, bem modestas em tamanho.
eu , sinceramente, não sinto segurança nos meus conhecimentos para migrar todos os meus arquivos para um sistema de arquivos que não possuo muita intimidade ( apesar de admitir a total superioridade do reisefs e afins ).

Citação de: mano cazalet online 27 de Maio de 2008, 18:17
oi Biguá

seria sim bastante problemático, leia, impossível montar seu home em ntfs.
Ao mesmo tempo a escrita em partições ntfs é uma realidade sim.
E com a ajuda do utilitário no link também é realidade ler e escrever em suas partições linux (imagino que sejam ext3) a partir do windows: http://www.fs-driver.org/

vc tem várias opções legais:
1. deixar seus dados na partição big onde estão agora e ler esta partição a partir do windows e a partir do linux.
2. fazer uma /home grande em ext3 e transferir seus dados

também é bom fazer um /home separado de / (root), assim vc podera reinstalar, atualizar seu linux no futuro sem perder ou ter que mover seus dados.

Entom, fico meio receoso de usar esses drivers pra fazer o windows escrever em ext3... , sabe como é... acho q algo acabaria dando problema.... não confio no windows )
a idéia é , ao longo de algum tempo, ganhar intimidade com o linux e migrar definitivamente... após também matar alguns problemas de equivalencia de software ...

bão, mesmo assim vlw, acho ki vo manter mesmo as partições separadas

Brigadão pela resposta =)

MadOrL

Vou te dar um dica q vai te ajudar.. aqui no meu comp eu configurei as partições assim:

Citarorlando@orlando-desktop:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 250.0 GB, 250059350016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 30401 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x00020330

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1       17653   141797691    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2           17654       30401   102398310   83  Linux

Disco /dev/sdb: 40.0 GB, 40020664320 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x0000a0c5

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1   *           1        2550    20482843+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sdb2            2551        4717    17406427+  83  Linux
/dev/sdb3            4718        4865     1188810   82  Linux swap / Solaris
orlando@orlando-desktop:~$

Linux= O sistema está no sdb2 e o Home está no sda2
Windows= Instalado no sdb1 e alguns arquivos que compartilho no sda1
Meus arquivos= sda1 e sda2

A minha pasta de musicas e videos que está no sdb2 (NTFS) eu vou compartilhar nos dois SOs. No win mudei o destino da pasta meus documentos, minhas musicas, etc.
No linux eu fiz um link na minha pasta home para essa pasta e programei o fstab para montar essa partição automaticamente.
Entendeu? Se ficar uma duvida me avisa...

Exemplo de comando pro link
$ln -s /media/sda1/Musicas .

Kubuntu 15.04, amd64 e sempre atualizando
http://twitter.com/madorlando

Biguá

Amigo, obrigado pela resposta =)

só que assim, eu admito,.. sou meio leigo nisso ainda, vc poderia ser um pouco mais detalhado , por favor?

Grato ^^