Permissões de pastas

Iniciado por alex_, 25 de Dezembro de 2008, 20:22

tópico anterior - próximo tópico

alex_

Olá

Estou começando a utilizar o Ubuntu

Gostaria de saber se é possível acessar o meu hd e todos os arquivos e pastas que eu tenho até então no windows, como o meus documentos e algumas pastas que estão no desktop

0tacon

Citação de: alex_ online 25 de Dezembro de 2008, 20:22
Olá

Gostaria de saber se é possível acessar o meu hd e todos os arquivos e pastas que eu tenho até então no windows, como o meus documentos e algumas pastas que estão no desktop

Craru... o único porém é que o windows algumas vezes parece ignorar a estrutura da árvore de diretórios. Tipo: quando você põe "nível acima (a seta para cima)" dentro da pasta "Meus Documentos" você vai parar... na área de trabalho! Quando na verdade o Meus documentos normalmente fica em C:\Documents and Settings\seunome\Meus Documentos. Isso sem contar o próprio desktop, que normalmente fica em C:\Documents and Settings\seunome\Desktop. Então fique atento, que as pastas em Meus Documentos e Área de Trabalho podem estar nesses lugares meio escondidos. Coisas de windows  ::)
No caso do Ubuntu, troca-se C:\ por /media/sda1. Então, sua pasta Meus Documentos do Windows deve estar em /media/sda1/Documents and Settings/seunome/Meus Documentos.

alex_

Porém quando eu vou em (isso no ubuntu)
Places -> Computer
aparece o cd o hd e o filesystem

quando eu aperto para abrir o HD onde estão meus arquivos e juntamente o windows
segue a mensagem
O contéudo da pasta não pode ser exibido
dizendo que eu não tenho permissões necessárias.

0tacon

Aperte ALT+F2 e na janela que aparecer use o comando nautilus /media/sda1 e veja o que acontece. Se ele disser que não há permissões, pode ser caso de fstab.

alex_

Não consegui acessar o meu hd ainda
botei esses comandos
nautilus
porem o meu hdestá como endereço /dev/hda1

pode ser tambem alguma permissão no windows não entendo muito

felipeborges

Tentou aceder como root? gksudo nautilus

Pode ser também que você não tenha o ntfs3-g, tente instala-lo por: sudo apt-get install ntfs3-g, este aplicativo serve para o sistema "ler" partições NTFS (Window$)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

alex_

poise fiz tudo isso
creio eu que da maneira certa, porem não resolveu nada
eu queria apenas pegar alguns arquivos no meu HD, mas não consigo
gostaria de passar para o ubuntu
eu também estou com dificuldades de instalar o ubuntu, pois ele não cria uma partição

será que não possui algum bloqueio basico que não vejo

edjin

Bom dia,tive esse mesmo problema,resolvi montando o hd,,,,,,é muito simples,,,,,,pressione (Alt+f2)...digite na caixa de dialogo gnome-terminal,e execute.No gnome-terminal digite sudo su e execute apertando enter o sistema vai pedir sua senha de usuário,,,(a mesma para logar no sistema,,lembrando que por medida de segurança quando digitar a sua senha não vai aparecer nada na tela,,,e aperte enter).Logo depois digite o comando cd /e pressione enter,,,Agora vc está no diretório "/",onde ficam as pastas do sistema como home,bin,media...Agora começa a brincadeira,,,Ainda no terminal digite o comando mkdir windows e tecle enter,com isso vc vai criar uma pasta onde seus documentos do windows vão ser montados,,,em seguida digite,mount "o nome da partição do que se encontra o seu windous" /windous e enter,,,,,pronto,está montado,agora pode fazer o que quiser com seus documentos.Obs.se vc não souber em qual partição seu windows está instalado,é só dar uma olhada abrindo outra janela do gnome-terminal,e digitar o comando fdisk -l,,,,Me desculpe por alongar muito,mas tentei ser bem claro,espero ter ajudado.Abraços

edjin

Corrigindo dois erros grave,,,,,na citação mount "o nome da partição" /windows,o nome é digitado sem as aspas e windows está escrito errado,a maneira certa é windows,ou seja,o mesmo nome da pasta que vc criou no diretório "/",,,,,,me desculpe pelos erros.Abraço.

A-THOMAZ

Citação de: 0tacon online 25 de Dezembro de 2008, 20:33
Citação de: alex_ online 25 de Dezembro de 2008, 20:22
Olá

Craru... o único porém é que o windows algumas vezes parece ignorar a estrutura da árvore de diretórios. Tipo: quando você põe "nível acima (a seta para cima)" dentro da pasta "Meus Documentos" você vai parar... na área de trabalho! Quando na verdade o Meus documentos normalmente fica em C:\Documents and Settings\seunome\Meus Documentos. Isso sem contar o próprio desktop, que normalmente fica em C:\Documents and Settings\seunome\Desktop. Então fique atento, que as pastas em Meus Documentos e Área de Trabalho podem estar nesses lugares meio escondidos. Coisas de windows  ::)
No caso do Ubuntu, troca-se C:\ por /media/sda1. Então, sua pasta Meus Documentos do Windows deve estar em /media/sda1/Documents and Settings/seunome/Meus Documentos.

Tinha comentado a mesma coisa noutro tópico!
Isso é o que chamo de FALSA facilidade... Deixa o usuário burro!
Mas tudo de propósito. É interessante para a microsoft que o usuário de windows seja burro mesmo! Assim, ele fica dependente de seus produtos.
O usuário começa a achar que precisa do windows pra acessar seus arquivos. É muito comum ouvir por ai "eu não entendo nada de informatica"...
É lógico: O usuário tenta achar "Meus Documentos", mas "Meus Documentos" só existe em Desktop. (Alguem sabe onde fica o Desktop??)
Na verdade são todos links para uma pasta com um longo caminho... Esse caminho não émostrado para o usuário não saber o que faz e continuar dependente...
O que acontece se o usuário instala um programa que não acessa pelos link, mas pelo HD diretamente? O usuário prefere não usar pois não acha o Meus Documentos...

O mesmo acontece quando um usuário quer experimentar uma distribuição Linux (Ubuntu, por exemplo)...
O acesso ao HD é de forma geral, arquivo por arquivo...
Dá muito trabalho procurar Documents and settings....

O usuário que estava dependente da FALSA facilidade do windows simplesmente cansa e diz: Não consigo achar miinhas coisas, vou voltar pro sistema ruim... (Dependência causada pela FALSA facilidade)
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

edjin

Concordo com vc,o S.O. windows alem de ser muito doente (se vc espirrar na CPU,ele já pegou um vírus) essa falsa facilidade,realmente deixa seus usuários à mercê do "Bill",,,,,,,pelo menos nunca tive esse tipo de problema,desde que comprei minha maquina nunca usei windows........tive problema pois tenho dois linux (Ubuntu 8.10 & Satux 1.7),e montei a partição do Ubuntu no Satux.Abraço a toda comunidade.