Fontes no Ubuntu 8.04

Iniciado por Andask, 24 de Maio de 2008, 20:49

tópico anterior - próximo tópico

Andask

Ae galera boa noite!!!

Meu primeiro post e já estou trazendo problemas hehehhe.....

Seguinte instalei o Ubuntu aqui no meu PC e estou estranhando (e muito) as fontes.
Andei vendo uns tópicos mas como não entendo nada de Linux achei muito confusa a leitura deles.

Será que tem algum jeito de deixar as fontes iguais a daquele outro SO da M$? hehehe
Se não tiver como deixar igual tem como ser pelo menos parecido?

Abraços e valeu!

Tota

Primeiramente voce terá que ir em sistema => administração => Canais de software

Verifique que o item software restrito..... esteja marcado

Feche

Vai pedir para atualizar ( atualize )

A seguir, instalar o pacote msttcorefonts via synaptic ( sistema => administração => gerenciador de pacotes synaptic

Depois é só ir em sistema=> preferencias => aparencia e acertar as fontes na aba fontes.

[],s

danpos

Você fala "Cleartype"? Sim, naturalmente...;)

Você tem que instalar as fontes do pacote msttcorefonts:

sudo apt-get install msttcorefonts

Agora se você tem uma partição com teu windows instalado, você pode simplesmente copiar as tuas fontes ttf para um diretório .fonts que deves criar no teu home:

mkdir .fonts
cd fonts
cp /caminho/onde/estao/fontes/no/windows .
sudo fc-cache

A opção acima também se aplica se instalou o pacote msttcorefonts e então quer instalar outras fontes ttf diferentes (i.e., só copiar para o diretório local .fonts e atualizar o cache com sudo fc-cache).

Ajustando o Firefox: Ir em Editar -> Preferências -> Conteúdo -> Avançado:

-Proporcional: com serifa (tamanho 16)
-Serifa: Times New Roman
-Sem Serifa: Arial
-Monoespaçada: Courier New (tamanho 13)

Desmarque a caixa "Páginas podem usar outras fontes", desta forma somente as fontes ttf da MS serão usadas na visualização de páginas web que for visitar.

Há outros 'tweks' que vai depender basicamente se o teu monitor é LCD ou CRT, etc...

Danpos.

Andask

A fonte dos sites estão ruins de ler também principalmente as do GdH xD

Esses procedimentos acima vão resolver meu problema?

E não apareceu as fontes no meu Firefox :(

Meu monitor é LCD.

danpos

@Andask

Após as configurações que passei (e outras), eu agora tenho isso (está 'embaçado' do que vejo por causa da compressão e pelo fato de usar o metacity do gnome com composição a fim de usar o avant-window-navigator em uma placa onboard SIS sem aceleração 3D; na prática eu vejo a imagem sem o 'embaçado'):

Danpos.

Andask

Rapaz melhorou muito!!

Valeu mesmo, andei vendo que tem mais gente com o mesmo problema lá no GdH, será que posso fazer um mini tutorial com essas informações e obviamente colocando créditos a você e ao Tota??

danpos

@Andask

Be my guest! ;)

Danpos.

Tota

danpos

@Andask

Para ficar mais "redondinho", seria interessante:

1. Baixe a fonte "tahoma" (ou copie da sua partição windows, caso já a tenha);

2. Vá em Sistema->Preferências->Aparência->Fontes e configure conforme a figura abaixo:

3. Salve este arquivo de configurações locais no teu home como .fonts.conf

Reinicie o computador. Pronto. :)

Danpos

Andask

Pra que serve esse arquivo? :P

Coloquei Arial ficou bem bonito!  :D

Te mandei uma msg privada ae dá uma lida.