teclado brasileiro ABNT2 no ubuntu 8.04 (Resolvido)

Iniciado por marcioa28, 22 de Maio de 2008, 20:23

tópico anterior - próximo tópico

marcioa28

Vê se isso acontece com alguém do fórum: cada vez que inicializo o ubuntu 8.04, o meu teclado perde a acentuação. Tenho que reconfigurar toda hora pelo menu sistema->preferências->teclado. O meu é ABNT2 com o "ç" e escolho disposições->adicionar->Brasil->Padrão.
Tenho que reconfigurar meu microfone também a cada vez que ligo o micro.... pela primeira vez, desde que uso o ubuntu tenho a sensação que a versão anterior estava melhor. Estou pensando seriamente em voltar para a 7.10.. que era perfeita.. redondinha... sem problemas...
Valeu Marcio

k7br

Salve!
No meu está normal ...de qualquer forma  vou deixar uma parte do meu xorg.conf ↓
CitarSection "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
EndSection
Em relação ao microfone eu não sei (não uso).vou ficar devendo  :P

Boa sorte!

cavalierebarros

Estou com o mesmo problema.
XORG, como configuro isso.
Onde entrar.
Help-me

k7br

Salve!
cavalierebarros
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Sendo que; gedit é o editor de texto padrão do Ubuntu
Boa sorte!

dotKEY

vai em sistema e procure algo sobre idiomas, instale o idioma português brasileiro e desinstale o inglês.

(não lembro bem ao certo o caminho pois estou no windows agora...)

...

veja aqui no ponto 6:
http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-paradise/

(sugiro seguir TODOS os passos)

...

newlinuxer

Caras, como é que faz quote neste fórum, caramba faz tanto tempo que não entro em um fórum que nem lembro como postar direito.

Mas, indo ao que interessa, teve um post ai que falou sobre mexer em Sistema>Preferências>teclado>Guia Disposições>selecionar o padrão brasileiro, até aí vc pensa: cacete não bate o lay-out do teclado (pq quando vc seleciona surge uma imagem mostrando o lay-out), mas se vc persistir e confirmar a seleção vai ver que na parte de cima tem um campo chamado de modelo de teclado e neste campo (se for o seu caso é claro!) escolha o padrão ABNT2 Brasileiro, aí se vc quiser deixar ainda mais bacana (ou parecido com a configuração no Windows) pode também habilitar o seletor de terceiro nível (já viu aqueles símbolos que aparecem a direita dos botões?) pois bem basta acessar o botão "opções de disposição>seletores de terceiro nível>Pressione a Tecla direita para escolher o 3º nível. Depois disso é só aproveitar!

Em resumo:  Acesse o menu Sisema>Preferências>Teclado>Guia disposições>padrão brasileiro>lay-out ABNT2.

Sinceramente dá para fazer qualquer configuração no modo gráfico, é claro que no modo texto é mais fácil, mas lembrar de todas as configurações e comandos  necessários pra deixar UMA distro redonda ou VÁRIAS aí já não é tão simples assim, ponto pra Cannonical e toda a comunidade é claro!!!

marcioa28

Pessoal. Valeu pelas dicas. O blog http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-paradise/é muito bom....
Acabei editando o /etc/X11/xorg.conf e retirando a última linha Section "InputDevice" conforme o k7br mostrou a dele. Resolveu.. agora porque essa linha apareceu lá.. não sei... o na instalação configurei o modelo de teclado correto...
Agradeço a todos
Marcio