conexão da internet.

Iniciado por Eduardo1517, 15 de Maio de 2008, 09:14

tópico anterior - próximo tópico

Eduardo1517

Oi pessoal sou novo no linux , não sei nd....tenho o speed no meu computador como eu faço para configurar ele no linux para acessar a internet.? sera que existe uma manual que ensina passo a passo como configurar...

alarcon

Citação de: Eduardo1517 online 15 de Maio de 2008, 09:14
Oi pessoal sou novo no linux , não sei nd....tenho o speed no meu computador como eu faço para configurar ele no linux para acessar a internet.? sera que existe uma manual que ensina passo a passo como configurar...

se seu modem não é rotedado abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola (ou Terminal) e digita:

sudo pppoeconf

será pedido uma senha que é a sua de usuário, aquela que você digita ao entrar no sistema.

dê sim para tudo que for perguntado e só responda as perguntas nome de acesso e senha.

Eduardo1517

Oi pessoal sou novo no linux , não sei nd....tenho o speed no meu computador como eu faço para configurar ele no linux para acessar a internet.? sera que existe uma manual que ensina passo a passo como configurar...Então meu amigo muito obrigado mais não sei se o meu modem e roteador ele e um d link

raidicar

ANtes, quando utilizava o windows, vc criava uma conexão com a internet, existia uma conexão na sua maquina, onde colocava usuario e senha para se conectar?
Se sim, faça o que o alarcon disse:
sudo pppoeconf
ele vai fazer uma busca nas placas de rede para localizar o speedy (que deve estar com o modem conectado e ligado)
depois vai pedir usuario, e em seguida a senha.
Ai vc coloca seu e-mail e a senha, eu que não tenho provedor utilizo:
usuario: internet@speedy.com.br
senha: internet
depois ele pergunta se vc quer que ele inicie a conexão automaticamente, responda sim e pronto.

Se existe um roteador na sua rede, ou se o seu modem é um roteador, vc pode configurar a conexão no roteador e no computador vc apenas especifica o ip, gateway, dns e pronto.
Mas isso é UMA OUTRA OPÇÃO, primeiro siga a siga a opção inicial, que é o sudo pppoeconf
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

MarcosMota

Siga as instruções dos colegas aew em cima, é dessa forma que vc deve proceder...
Qualquer coisa dê uma lida neste artigo do ceti: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4731.0.html

Ate mais
Marcos Mota

aelbert

Pô estou com este mesmo problema.
Eu tinha o Kubuntu na maquina, e lá é só entrar em configurãções de rede e colocar IP / Gateway e DNS e clickar em apply e já estava funcionando.
Agora que resolvi migrar para Ubuntu, estou tendo este problema e não sei como resolver, pois eu clicko no ícone de configuração de rede, clicko IP estático, coloco IP / Gateway / netmask, vou na outra aba para colocar adicionar DNS e ele se apaga quando dou apply.  Já troquei a opção para DHCP e preecho tudo de novo e nada....Pô que complicação....poderia ser simples como no Kubuntu, pois não precisei nem usar o console.
Se alguém puder me dar um auxílio para colocar a rede para funcionar.

raidicar

Albert, vc ja criou um tópico na àrea de iniciantes, se vc entra em outros tópicos, (esse é segundo tópico de outras pessoas que vejo sua pergunta), vc tira a atenção do problema da pessoa que abriu o tópico e assim, prejudica outras pessoas.

Vou lhe responder o mesmo que respondi em seu tópico:

Faça esse teste:
insira a dns manualmente no resolv.conf
no terminal de um locate resolv.conf
depois, va na pasta etc e digite: sudo gedit resolv.conf

para configurar seu ip na unha, imaginamos que sua placa de rede seja a eth0
(para saber, digite ifconfig e veja o nome atribuido ao adaptador de rede)

digite: sudo ifconfig eth0 192.168.0.2 netmask 255.255.255.0 up
pronto, digite ifconfig e veja se o ip 192.168.0.2 e a mascara 255.255.255.0 foram atribuidos a placa de rede eth0.

Para atribuir o gateway a eth0, faça isso:
route add default gw 10.0.0.1 eth0

e para especificar a dns (EX: DNS da telefonica), caso não queira editar o arquivo resolv.conf:
nameserver 200.204.0.10
nameserver 200.204.0.138

se o modo grafico esta causando dificuldades, faça em modo texto, afinal, esse é o mundo linux.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.