Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo

Iniciado por kErNeL_sCrIpT, 14 de Maio de 2008, 19:18

tópico anterior - próximo tópico

Razien

Bem legal essa config do conky, só não gostei por não estar alinhada as duas linhas (sim eu sou fresco =p )

Eu ja montei uma config horizontal, mas cara, da muito trabalho.  O conky devia evoluir pra algo mais ao estilo samurize (do windows), fica mais facil montar algo.
yari yari...

Coiote

Citação de: Razien online 23 de Maio de 2008, 20:04
Bem legal essa config do conky, só não gostei por não estar alinhada as duas linhas (sim eu sou fresco =p )

Eu ja montei uma config horizontal, mas cara, da muito trabalho.  O conky devia evoluir pra algo mais ao estilo samurize (do windows), fica mais facil montar algo.

È muito interessante mesmo as diversas opções que você pode colocar no conky. Eu modifiquei novamente as configurações do conky e o resultado foi esse:

vitor

Citação de: Coiote online 23 de Maio de 2008, 21:09

È muito interessante mesmo as diversas opções que você pode colocar no conky. Eu modifiquei novamente as configurações do conky e o resultado foi esse:

Coiote, qual foi a instrução para sair o que você está escutando no audacious? Já tentei mas não consegui. (se possível coloca exatamente igual) hehehe
Vlw!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Coiote

Citação de: vitor online 24 de Maio de 2008, 10:48
Coiote, qual foi a instrução para sair o que você está escutando no audacious? Já tentei mas não consegui. (se possível coloca exatamente igual) hehehe
Vlw!

${color} Now playing: ${color white}${exec audtool --current-song}  ${exec audtool --current-song-output-length}/${exec audtool --current-song-length}

vitor

Vlw coiote..no site lá tinha algumas coisas em relação a coloca uma instrução 'audacious-alguma_coisa'
mas nem precisou..mais uma vez..obrigado!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

kakita

O samurize era muito bom dava muito trabalho tambem mas era muito bom só tinha pena que fosse um pouco pesado, ainda tenho aqui algumas configs do tempo em que eu o utilizava
acho estúpido ter que escrever a config na horizontal, devia haver uma opção que fizesse isso

Razien

CitarO samurize era muito bom dava muito trabalho tambem mas era muito bom só tinha pena que fosse um pouco pesado, ainda tenho aqui algumas configs do tempo em que eu o utilizava
acho estúpido ter que escrever a config na horizontal, devia haver uma opção que fizesse isso

Pois é, quem sabe um dia o conky chega la XD
Podia ter um código melhor, pra definir o que é italico, negrito, nessa cor, o tamanho é esse.

Mas eu não entendo muito disso, então não sei o que é viável ou não.
yari yari...

kakita

o kernel_script desapareceu?
alguem sabe como resolver o prblema do wallpaper??
o problema que eu tinha aqui que trava tudo foi devido a um newpipe sem caminho que eu fiz que cada vez que passava com o rato por cima dele ficava tudo travado

Razien

É...... he's gone o.o

O problema do wallpaper é o seguinte.
Qd vc abre o OPenbox, ele inicia também o gnome-settings-daemon pra funcionar melhor com as aplicações do gnome, etc.

Se vc comentar a linha que abre o gnome-settings no autostart.sh, o wallpaper vai voltar a ser o que vc definiu. Mas dai o tema, os icones, e outras coisinhas vão ficar sem nenhuma configuração e vc vai ter que acertar tudo sozinho. (Só o que eu sei que muda é o tema, e os icones)

Isso é provavelmente algum bug no Openbox, pq ele não fazia isso quando eu estava usando nas primeiras semanas.

De qualquer forma, qualquer papel de parede que vc aplicar com o nitrogen ou o programa de sua preferencia vai ser aplicado normalmente.
yari yari...

kakita

Citação de: Razien online 25 de Maio de 2008, 17:54
É...... he's gone o.o

O problema do wallpaper é o seguinte.
Qd vc abre o OPenbox, ele inicia também o gnome-settings-daemon pra funcionar melhor com as aplicações do gnome, etc.

Se vc comentar a linha que abre o gnome-settings no autostart.sh, o wallpaper vai voltar a ser o que vc definiu. Mas dai o tema, os icones, e outras coisinhas vão ficar sem nenhuma configuração e vc vai ter que acertar tudo sozinho. (Só o que eu sei que muda é o tema, e os icones)

Isso é provavelmente algum bug no Openbox, pq ele não fazia isso quando eu estava usando nas primeiras semanas.

De qualquer forma, qualquer papel de parede que vc aplicar com o nitrogen ou o programa de sua preferencia vai ser aplicado normalmente.

Já ando á algum tempo para fazer isto mas nunca mais me lembrei, com alguns sleeps o problema não ficaria resolvido???
por exemplo
# Run the system-wide support stuff
. $GLOBALAUTOSTART
# Programs to launch at startup
#
#
#Carregar serviços essenssiais
update-notifier &
xdg-user-dirs-gtk-update &
gnome-at-visual -s &
gnome-power-manager &
/usr/lib/gnome-volume-manager/gnome-volume-manager --sm-disable &
/usr/bin/system-config-printer-applet &
tracker-applet &
pactl load-module module-x11-xsmp &
trackerd &
jockey-gtk --check 60 &
#Carregar seviços extra
conky &
python -u /usr/share/screenlets/Trash/TrashScreenlet.py &
python -u /usr/share/screenlets/Notes/NotesScreenlet.py &
#Carregar o Painel
sleep 6
pypanel &
#Carregar controlador de volumes do GNOME
gnome-volume-manager &
#Wallpaper
sleep 10
eval `cat ~/.fehbg` &

Esses sleeps não resolveriam o problema?? Eu apenas os meti agora ainda não testei, os tempos coloquei podem não estar certos mas isso é tudo uma questão de testar

kErNeL_sCrIpT

Voltei!
Meu Modem deu um problemão e pensei que ia ficar sem net por mêses ou até anos... além de outros problemas que andei tento. Bom, o importante é que meu Modem voltou "curado" da assistência técnica e os problemas agente passa por cima e resolve 8)
Vamo lá!

Citação de: e.daniel-ct online 19 de Maio de 2008, 20:42
kErNeL_sCrIpT acho q sua dificuldade de usar o slim foi por conta dos serviços do gnome iniciados no momento do login, tenta fazer uma lista dos iniciados junto com o gdm, e os do slim e ve se não foi esse o motivo de ter ficado pesado...

abraço!!!

Valeu e.daniel! Vou verificar isto quando for utilizar o SLIM novamente. Obrigado.

Citação de: kakita online 22 de Maio de 2008, 13:22
Boas
Vou falar um poukinho sobre aquilo que eu achei do openbox.
A velocidade aumentou muito, talvez devido ao compiz estar off ou por alguns proramas não iniciarem (falo mais á frente), para quem gosta de desktops simplistas o openbox parece ser o melhor, o pypanel sinceramente não gostei provavelmente precisa uma melhor configuração mas mesmo assim não fiquei encantado por ele, o thunar ainda não me convenceu mas posso sempre mudar para o nautilus (né?).
tenho de analizar melhor e depois de alguns dias de uso venho aqui falar sobre openbox outra vez, de qualquer maneira recomendo a todos, mesmo que não gostem pelo menos ficam a conhecer as alternativas.
Perguntas:
Será que realmente dá para usar o openbox standalone? E todos aqueles serviços gnome que tanto nos ajudam? ou será que eles só atrapalham?
Eu sei trabalhar +/- na consola mas não sei os comandos de todos os serviços que utilizo como faço para adiconar os seus atalhos no menu do openbox, as aplicaçoes e os locais eu consigo numa boa, mas a parte do sistema não consigo. O que posso fazer??
Poque os screenlets e os atalhos do ambiente de trabalho desapareceram?
onde ficam as sessoes no openbox é só adicionar entradas no autostart.sh?
que programa é este que diz todos os detalhes do computador no ambiente de trabalho - http://users.skynet.be/vdamme/Frederik/redshot2.jpg

Edit: Iniciei pela primeira vez o nautilus na sessao com o openbox e automaticamente todos os atalhos apareceram no ambiente de trabalho, mas o menu do openbox desapareceu, tive de dar killall nautilus. Openbox + nautilus = impossivel??

Eu utilizo normamente se quiser o Nautilus kakita, mas não tentei inicia-lo junto do OpenBox não, eu abro ele normal. E sim, cada vez mais acho aplicativos que substituem o GNOME, vou tentar utilizar somente o OpenBox no Arch. Os serviços que estamos acostumados a ter no GNOME, podemos ter em modo texto no OpenBox Standalone. Inclusivbe achei muito com GUIs. Depois atualizo o tuto.

Citação de: Piras online 22 de Maio de 2008, 13:37
Parabéns, kernelscript, pelo excelente tutorial!

Muito obrigado Piras! :)

Citação de: tfmoraes online 22 de Maio de 2008, 17:45
kernelscript, te aconselho a instalar o parcellite, que é um gerenciador de clipboard que é bem leve.

Muito obrigado tfmoraes, vou testar. Depois atualizo o tuto, inclusive com outros que achei.

Achei muitos, MUITOS programas pra substituir os serviços do GNOME, e alguns com GUIs, também achei Paineis/Docks legais e vou atualizar o tuto assim que possível. Vou instalar o Arch e "treinar" utilizar o OpenBox Standalone, estou convencido que da tranquilo. depois vou tentar tirar o GNOME do Ubuntu (Parece um sacrilégio falar isso hehehe) e usar o OpenBox puro. E vou atualizando aqui sempre que possível!

E ai Coiote! Beleza? Agora tô de OpenBox hehehe ;D

Razien

CitarAchei muitos, MUITOS programas pra substituir os serviços do GNOME, e alguns com GUIs, também achei Paineis/Docks legais e vou atualizar o tuto assim que possível. Vou instalar o Arch e "treinar" utilizar o OpenBox Standalone, estou convencido que da tranquilo. depois vou tentar tirar o GNOME do Ubuntu (Parece um sacrilégio falar isso hehehe) e usar o OpenBox puro. E vou atualizando aqui sempre que possível!

lol

Estou esperando por essa lista.
Eu ja estou usando o openbox standalone aqui no Arch =p

Mas acabei instalando algumas coisas do gnome por estar acostumados com elas (e não gostar tanto assim de linha de comando).

Que a v2 seja bem melhor \o
yari yari...

kakita

O openBox+novo driver 8.5 ATI resolveu todos os meus problemas
Obrigado pela dica Kernel, já nem entro no gnome á 1 mes  :o
Mas não sei como vc vai substituir os serviços do gnome, acho muito díficil, tambem estou ponderando instalar o Arch com o openbox stanalone para ter uma experiencia totalmente nova e para aprender muito sobre linux mas não sei se vai dar
Quando viajo gosto de comer a comida tradicional do páis em quetou mesmo que odeie e nunca como 2 vezes o mesmo gelado, é como linux já usei gnome e não quero usar mais, não por não gostar mas porque quero exprimentar os outros, (comparação estupida hein!!  ;D ;D)
minhas opções são xfce ou kde mas eu queria mesmo Openbox standalone, se susa experiencia for boa eu experimento se não nem vale a pena
A diferença entre o windowsmanager e um ambiente gŕafico é que um tem serviços e outro não né??
acho que talvez o próprio linux tem os serviços semelhantes aos do gnome mas o pior é descobri-los numa imensidão de programas
Força aí
vc é o nosso testador oficial nós apenas seguimos atrás de vc  ;D ;D ;D

kErNeL_sCrIpT

Valeu pelo apoio kakita :)
Sim, eu raramente utilizo o GNOME, e já estou substituindo alguns serviços. Quero testar um monte de Back e Front Ends para serviços equivalentes aos serviços mais importantes do GNOME. Mas cara, da pra usar tranquilo, mas é bom ter um certo conhecimento de Bash, se não tiver, apenas a vontade de aprender já é mais do que suficiente ;D
O que caracteriza o Ambiente Gráfico é sua integração total com o X, início padronizado atravéz de um Gerenciador de Sessões ou Display Manager (XDM, GDM, KDM, SLIM etc) e principalmente as Front Ends (Geralmente GUIs) de serviços, nos quais fazem a ponte Hardware x Kernel x SO mais palpável ao usuário comum. E esses serviços kakita, todas as distros tem, o diferencial do Ubuntu é que ele tem muitas GUIs para eles, e também inegra muitos serviços do GNOME além dos serviços personalizados do próprio Ubuntu. Um serviço geralmente roda em em pano de fundo e muitas vezes por "cima" de um servidor do serviço, processo chamado de "daemon". Como por exemplo o servidor de som Pulse Audio, seus serviços de gerenciamento de som em pando de fundo (daemon) e as dezenas de Front Ends que podem se comunicar com ele. (Se eu falei alguma besteira/equívoco, me corrijam por favor)
Geralmente, o serviços já são providos pela distro como eu disse acima, o que quero no momento é achar mais GUIs para eles, e principamente comandos e também Scripts para deixar tudo mais amigável no OpenBox Standalone.
O meu objetivo é deixar o OpenBox usável para qualquer um, deixando-o assim eu também aprendo no processo :)
Pois eu estou entrando em uma "Fase Geek" da vida hehehe, fico muito feliz em aprender um comando novo, e olha que eu sei muito pouca coisa de Bash, mas dá pra ir levando, e também acabei me identificando com interfaces mais simples. Eu já tinha testado outros Ambientes Gráficos e Gerenciadores de Janelas, mas nenhum está me satisfazendo tanto como o OpenBox. Eu era fã do GNOME, mas não quero mais utiliza-lo, não por não gostar, mas como você disse, quero coisas diferentes e novas, novas experiências com o Linux. Se eu encontrar algo mais interessante pra mim do que o OpenBox ou Arch Linux, vou mudar, aprender mais e assim vai :)

Já imprimi um Guia de quase 30 páginas de como instalar e configurar o Arch, quando tiver tempo vou ver se consigo ;D

Outra coisa que pode demorar um pouco: Atualizar este tuto, vou atualizar assim que possível, mas como sempre não prometo nada, e também quero testar com calma estes programas que descobri que quero utilizar no OpenBox.

Um abraço e até mais.

kakita

Citação de: kErNeL_sCrIpT online 13 de Junho de 2008, 14:15
Geralmente, o serviços já são providos pela distro como eu disse acima, o que quero no momento é achar mais GUIs para eles, e principamente comandos e também Scripts para deixar tudo mais amigável no OpenBox Standalone.

nem ligo muito para guis o problema é mesmo saber qual o comando para os serviços mas deixo essas tarefa chata para vc  ;D ;D ;D ;D
shell script eu adoro fazer e mesmo não sabendo muito, sou muito fução e consigo fazer alguns, já 3 scripts de minha autoria, 2 deles bem simples e um complicado para mim mas agora já nem uso nenhum (eram scripts do compiz menos este ultimo).