é seguro sudo

Iniciado por novoKubuntu7.10, 11 de Maio de 2008, 23:21

tópico anterior - próximo tópico

novoKubuntu7.10

Oi pessoal,

A Questão de segurança:

1- Esta lendo um artigo pela net e fala o seguinte use o sudo inves de root "su -  / password". realmente e mas seguro usar sudo ou acessa o root???

2- Quando inicio o synaptic ele pede a senha do usuario que estou usando, "usuario criado na instalação do Kubuntu 8.04", em seguida instalar tudo que eu quero normalmente!! bom eu acho que esta historia de usar a senha do usuario em uso enibe a questão de segurança pois acho que deveria só usar a senha do root para instalar ou fazer upgrade no sistema.

bom amigo levantei esta questão porque  tem forum e tutoria que diz root faz tudo, mas estou vendo que no kubuntu sem precisar estar ou digitar senha do root você pode modifica.

clcampos

Leve em mente que o usuário criado na instalação seria seu usuário root.

Caso não queira ficar usando ele basta criar um usuário normal, que no caso não tem direito para instalar nada.

Mas quanto a sua pergunta, para mim é claro que o uso do sudo é muito mais seguro do que usar o root.

Primeiro leve em consideração que muitos usuários usariam apenas o root, e neste caso nenhuma senha seria solicitada. Então qualquer programa que tentasse ser executado durante a seção teria os direitos de root, como por exemplo um vírus.

Mas presuma com a configuração atual... o suposto vírus vai te pedir a senha de sudo para ser instalado/executado, o que por si só já demonstra uma grande vantagem.

Outra coisa, você pode liberar sua máquina para uso por algum usuário que não conheça sua senha, e ele não instalará anda, muito menos mexerá nas configurações, mas já imaginou se você estivesse usando o root?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

novoKubuntu7.10

Oi clcampos,

Bom sou novato e não sabia que na instalação criava um usuario administador.... então o que seria tambem facil por exemplo um virus se manifestar neste usuario???
            Como faço pra criar um usuario sem ser administrador???
            Seria uma opção boa pra usar diariamente incrusivel instalar programas ou upgrade e internet???

Obrigado pela informações...

clcampos

Citação de: novoKubuntu7.10 online 11 de Maio de 2008, 23:49
Oi clcampos,

Bom sou novato e não sabia que na instalação criava um usuario administador.... então o que seria tambem facil por exemplo um virus se manifestar neste usuario???

O usuário criado na instalação é administrador do sistema, e você também pode criar um novo usuário com este status.

Não, um vírus dificilmente (nada deve ser impossível na informática né), conseguiria se instalar/fazer estragos usando o administrador do sistema, porque para que ele faça qualquer coisa é preciso do comando sudo e de você fornecer a senha.

Já pensou na hipótese? O vírus vai se instalar furtivamente mas do nada aparece uma tela te pedindo a senha para isso? Ou seja, de furtivo não tem nada e você pode cancelar o processo não digitando a senha.

Já com o root (que eu tanto usei) seria fácil, sem senhas, sem nada, e você nem precisaria ficar sabendo.

Citação de: novoKubuntu7.10 online 11 de Maio de 2008, 23:49
            Como faço pra criar um usuario sem ser administrador???
            Seria uma opção boa pra usar diariamente incrusivel instalar programas ou upgrade e internet???

Obrigado pela informações...

Sistema > Administração > Configuração de Usuários e Grupos e ai criar um usuário normalmente, e pronto você já tem um user normal (que é o criado por default). Para ele ter status de administrador você deve adicioná-lo no grupo admin.

O usuário que não é administrador não faz nada a não ser usar o sistema... para instalar você tem que usar o admin.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

novoKubuntu7.10

bom estou usando o Kubuntu e não tem "Sistema > Administração > Configuração de Usuários e Grupos " como faço???

mais uma pergunta: Toda duvida que posteu no forum o pessoal só usar ubuntu...
qual é a diferença entre ubuntu vs Kubuntu???
é a mesma empresa ou grupo que fez  o ambiente gráfico???
só muda o gráfico???
é mais facíl manipular ubuntu???

cara obrigado mesmo pelas dicas....

clcampos

Citação de: novoKubuntu7.10 online 12 de Maio de 2008, 00:23
bom estou usando o Kubuntu e não tem "Sistema > Administração > Configuração de Usuários e Grupos " como faço???

É mesmo, você usa o Kubuntu. Tem tanto tempo que nem vou me atrever a te falar onde fica, mas o pessoal vai rapidinho te falar. Se quiser fazer pelo terminal:

Citarsudo  passwd  Nome-Usuário

mais uma pergunta: Toda duvida que posteu no forum o pessoal só usar ubuntu...
qual é a diferença entre ubuntu vs Kubuntu???

Tem muitos usuários aqui que usam o Kubuntu, pode ficar calmo. A diferença entre ubuntu e kubuntu é apenas a interface gráfica (gnome X kde).

é a mesma empresa ou grupo que fez  o ambiente gráfico???

Não, gnome e kde seguem projetos próprios e independentes.

só muda o gráfico???
é mais facíl manipular ubuntu???

cara obrigado mesmo pelas dicas....

Quanto a usar Ubuntu ou Kubuntu é bem mesmo escolha pessoal. Eu prefiro o gnome (ubuntu) e acho muito mais fácil, enquanto outros acham o mesmo com o kde (kubuntu).
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!