Nao consigo instalar meu modem conexant no ubuntu 8.04...(resolvido)

Iniciado por Antonio Jr., 11 de Maio de 2008, 09:14

tópico anterior - próximo tópico

Antonio Jr.

...Ola galera, bom dia, estou aki prescisando da valiosa ajuda de vc's, pois sou iniciante em linux a umas 2 semanas, nao sei praticamente nada, e ja estou tomando uma coça daquelas com um modem discado conexant unknown device 2f50, pois nao consegui fazer ele funcionar de jeito nenhum, ja vim neste forum e li alguns topicos a respeito, ja baixei e instalei(eu axo) alguns pacotes, porem acredito estar fazendo algo de errado, entao formatei meu ubuntu denovo, deixei como sai do cd sem nenhuma açao ate agora e resolvi buscar ajuda com vc's, pois estou prescisando usar net nele,quem pode me ajudar????? desde ja agradeço a todos...obrigado

alarcon

Citação de: Antonio Jr. online 11 de Maio de 2008, 09:14
...Ola galera, bom dia, estou aki prescisando da valiosa ajuda de vc's, pois sou iniciante em linux a umas 2 semanas, nao sei praticamente nada, e ja estou tomando uma coça daquelas com um modem discado conexant unknown device 2f50, pois nao consegui fazer ele funcionar de jeito nenhum, ja vim neste forum e li alguns topicos a respeito, ja baixei e instalei(eu axo) alguns pacotes, porem acredito estar fazendo algo de errado, entao formatei meu ubuntu denovo, deixei como sai do cd sem nenhuma açao ate agora e resolvi buscar ajuda com vc's, pois estou prescisando usar net nele,quem pode me ajudar????? desde ja agradeço a todos...obrigado

Use este driver aqui:

http://linux.dell.com/files/ubuntu/hardy/modem-drivers/hsf/hsfmodem_7.68.00.09oem_i386.deb

Coloque na sua pasta de usuário dentro da pasta home e para instalá-lo vá no menu Aplicações > Acessórios > Consola (ou Terminal) e digite:

sudo dpkg -i hsfmodem_7.68.00.09oem_i386.deb

responda a qualquer coisa que lhe for perguntado. Acho que só deve perguntar sobre a localidade que vc deve responder BRAZIL com Z mesmo.

OBS: o comando que você tem de executar no terminal tem de ser dentro da pasta onde o arquivo se encontra.

Antonio Jr.

...vlw Alarcon, vou tentar de posto aki os resultados....

alarcon

Citação de: Antonio Jr. online 11 de Maio de 2008, 13:16
...vlw Alarcon, vou tentar de posto aki os resultados....

Só uma pergunta seu Ubuntu é 32bits ou 64bits?

este link aí é para 32bits ok.

Antonio Jr.

....bom fiz o q mandou, porem sem sucesso, nao se conecta, diz q nenhum modem foi encontrado, porem nas portas ttys0/ ttys1 quando clico em conectar diz discando, depois aparece modem nao respondendo, entao copiei o registro para postar aki para vc ver:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.

...tentei refazer a instalaçao pois na primeira nao digitei o nome BRAZIL pois ele ja estava selecionado e a instalaçao segiu sozinha, porem quando tentei denovo, apareceu umas mensagens tipo dizendo que nao podia pois o dispositivo estava em uso...o ubuntu que estou nesse momento é 32 bits...

alarcon

Citação de: Antonio Jr. online 11 de Maio de 2008, 14:04
....bom fiz o q mandou, porem sem sucesso, nao se conecta, diz q nenhum modem foi encontrado, porem nas portas ttys0/ ttys1 quando clico em conectar diz discando, depois aparece modem nao respondendo, entao copiei o registro para postar aki para vc ver:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.

...tentei refazer a instalaçao pois na primeira nao digitei o nome BRAZIL pois ele ja estava selecionado e a instalaçao segiu sozinha, porem quando tentei denovo, apareceu umas mensagens tipo dizendo que nao podia pois o dispositivo estava em uso...o ubuntu que estou nesse momento é 32 bits...

Calma aí rapaz, vamos por partes. ;D

O que você usa para se conectar?

o dispositivo do modem é o: /dev/ttySHSF0

Se você tem o discador gnome-ppp instalado no seu sistema nas Configurações dele na aba Opções a opção Ignorar seqüências de terminal (modo burro) tem de estar marcada. Para alguns modems a opção verificar portadora na aba opções das configurações do discador gnome-ppp tem de ficar marcada, já para outros tem de ficar desmarcada, portanto tente das duas formas caso use este discador.

Outra coisa é que o nome de acesso do provedor tem de ser completo (com o @ e domínio), ou seja, usuario@provedor.com.br no discador gnome-ppp e em outro qualquer.

Veja também se ao digitar:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

no final de cada um destes arquivos tem a informação:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

onde as informações entre duas aspas " " são respectivamente o nome de acesso completo do provedor (com @ e domínio) e a senha de acesso do provedor.

Antonio Jr.

...Bom como nao veio nenhum discador gnome-ppp no pacote de atualizaçoes do ubuntu, eu falando com um amigo q tambem usa ubuntu me passou o discador gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb, esse nao seria o correto????

alarcon

Citação de: Antonio Jr. online 11 de Maio de 2008, 14:22
...Bom como nao veio nenhum discador gnome-ppp no pacote de atualizaçoes do ubuntu, eu falando com um amigo q tambem usa ubuntu me passou o discador gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb, esse nao seria o correto????

pegue este aqui:

http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/universe/g/gnome-ppp/gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb

direto dos repositórios do Ubuntu para o Ubuntu 8.04 Hardy Heron.

depois de instalado, abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola (ou Terminal)) e digite:

gedit .wvdial.conf

será aberto um arquivo em branco e aí você copia e cola isso aqui:

Citar[Dialer Defaults]
Modem = /dev/ttySHSF0
ISDN = off
Modem Type = Analog Modem
Baud = 115200
Init = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init3 =
Init4 =
Init5 =
Init6 =
Init7 =
Init8 =
Init9 =
Phone = $Fone
Phone1 =
Phone2 =
Phone3 =
Phone4 =
Dial Prefix =
Dial Attempts = 1
Dial Command = $DialString
Ask Password = off
Password = $Password
Username = $Username
Auto Reconnect = off
Abort on Busy = on
Carrier Check = on
Check Def Route = on
Abort on No Dialtone = on
Stupid Mode = on
Idle Seconds = 0
Auto DNS = on
;Minimize = off
;Dock = on
;Do NOT edit this file by hand!

onde:

- $Fone mude para o número que vc deve discar

- $DialString mude para ATM1L1DT (caso use tom) ou para ATM1L1DP (caso use pulso)

- $Password mude para a sua senha de acesso do provedor

- $Username mude para o seu nome de acesso completo do provedor (com @ e domínio)

Está é uma configuração mais ou menos padrão para o discador gnome-ppp que funciona para a maioria dos casos. Se não funcionar desmarque a opção de verificar portadora (Carrier Check) na aba Opções nas configurações do discador gnome-ppp

Antonio Jr.

...so esclarecendo uma coisinha, como ja disse li alguns tutorias aki e vi que vc disse q o modo burro deveria estar acionado, entao eu ja fiz isso anteriormente...

alarcon

Citação de: Antonio Jr. online 11 de Maio de 2008, 14:35
...so esclarecendo uma coisinha, como ja disse li alguns tutorias aki e vi que vc disse q o modo burro deveria estar acionado, entao eu ja fiz isso anteriormente...

Isso que falei logo acima faz tudo, pois na verdade ele é a configuração do discador gnome-ppp, ou seja, é o arquivo de configuração do discador gnome-ppp que fica oculta na sua pasta de usuário cujo nome é .wvdial.conf. Fazendo do jeito que falei ele vai ficar bem configurado.

alarcon

Fazer isso aqui:

CitarOutra coisa é que o nome de acesso do provedor tem de ser completo (com o @ e domínio), ou seja, usuario@provedor.com.br no discador gnome-ppp e em outro qualquer.

Veja também se ao digitar:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

no final de cada um destes arquivos tem a informação:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

onde as informações entre duas aspas " " são respectivamente o nome de acesso completo do provedor (com @ e domínio) e a senha de acesso do provedor.

é muito importante também.

alarcon

OBSERVAÇÃO

Estou considerando que realmente seu modem é um legítimo Conexant e que o driver indicado instalou perfeitamente sem dar nenhum problema durante o processo de instalação.

Se você fizer EXATAMENTE tudo que falei acima e mesmo assim seu modem ainda não funciona, então abra o arquivo de configuração do discador ( o arquivo oculto na sua pasta de usuário chamado de .wvdial.conf (gedit /home/seu_usuario/.wvdial.conf) e altere a seguinte linha:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

para:

Init2 = AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000

Salve e saia do arquivo e tente usar o discador gnome-ppp que fica em Aplicações > Internet > GNOME PPP

Antonio Jr.

....bom fiz ate o ultimo comando que vc pediu e nada funcionava, entao ja vinha postar aki que nao tinha conseguido, entoa resolvi fazer um reinicio e tentar mais uma vez e aki estou eu funcionando perfeitamente \0/\0/\0/\0/

...so nao sei te dizer quais dos comandos funcionaram de verdade, porem esta funcionando blz agora....Obrigado bhother, vlw mesmo...prescisar e eu puder ajudar estamos ai...

alarcon

Citação de: Antonio Jr. online 11 de Maio de 2008, 15:51
....bom fiz ate o ultimo comando que vc pediu e nada funcionava, entao ja vinha postar aki que nao tinha conseguido, entoa resolvi fazer um reinicio e tentar mais uma vez e aki estou eu funcionando perfeitamente \0/\0/\0/\0/

...so nao sei te dizer quais dos comandos funcionaram de verdade, porem esta funcionando blz agora....Obrigado bhother, vlw mesmo...prescisar e eu puder ajudar estamos ai...

Ok, agora acrescente ao título da primeira mensagem deste tópico a palavra resolvido