Erro no boot

Iniciado por ubuntufx, 01 de Maio de 2008, 00:09

tópico anterior - próximo tópico

ubuntufx

Eae galera, bom é o seguinte, eestou desde que lançou o ubuntu 8.04 tentando instalar, ele instala mas na hora do boot ele fica muito tempo aparecendo a mensagem "waiting for rootfs", ou algo assim, depois entra em um shell de emergencia e não inicia de jeito nenhum, nunca tive problemas com outras versões do ubuntu.
Outra coisa, o ubuntu 8.04 esta reconhecendo este HD: /dev/sda mas o correto deveria ser: /dev/hda.
Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

fbduartesc

Olá ubuntufx,

Outra coisa, o ubuntu 8.04 esta reconhecendo este HD: /dev/sda mas o correto deveria ser: /dev/hda.
]

Ele está identificando corretamente, se for um HD SATA ele irá identificar como /dev/sda. Ele vai identificar como /dev/hda, quando o HD for um IDE.

E em relação ao seu problema de waiting for rootfs, nunca tive esse problema com as minhas máquinas, mas encontrei na net essa dúvida.

http://forum.macnews.com.br/lofiversion/index.php/t10220.html

Espero ter ajudado.

Abraços.
Linux User: #444233
Ubuntu User: # 20324
Fabio Duarte de Souza
Acadêmico de Ciência da Computação - UNESC

ubuntufx

Obrigado pela ajuda, quanto ao meu HD, ele é IDE e o ubuntu esta reconhecendo como SCSI e não SATA, o fedora 8 e o opensuse 10.3 também reconhecem como SCSI mas funcionam, acredito que seja algo relacionado ao kernel, mas mesmo assim obrigado.

clcampos

Eu também tenho o mesmo problema do reconhecimento do HD como se fosse sata.

Para resolver meu problema eu troquei a informação de UUID para a informação /dev/sdaXY nos arquivos /etc/fstab e /boot/grub/menu.lst.

A sim, faço isto usando o LiveCD.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

ubuntufx

ja tentei isso também =(
mas sempre cai no embedded shell

clcampos

Citação de: ubuntufx online 07 de Maio de 2008, 05:43
ja tentei isso também =(
mas sempre cai no embedded shell

Engraçado que comigo sempre funcionou.

As informações que eu verifico são (em negrito):

title      Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-16
root      (hd0,1)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=/dev/sda2 ro quiet splash locale=pt_BR
initrd      /boot/initrd.img-2.6.24-16-generic
quiet

Dá uma conferida, quem sabe não ajuda. Em 100% das vezes que tive este problema foi assim que eu resolvi.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

ubuntufx

Essa é a primeira vez que da esse erro comigo, se eu instalar no meu outro hd (um de testes de 15 GB) ele funciona e eu não preciso alterar nada, mas não monta nenhuma partição do meu outro HD.