Problema diferente com montagem de particoes

Iniciado por malkosta, 03 de Maio de 2008, 10:58

tópico anterior - próximo tópico

malkosta

Bem, hj eu me deparei com um problema diferente, gerado pela minha pessima mania de "fuçar"

Eu estava fuçando uma maneira de mudar o nome "Mídia de 10 GB" que aparece no icone da area de trabalho ao montar um volume pelo menu "Locais".
O que eu fiz foi clicar com o botão direito no icone, ir em Propriedades>Volume>Configurações e coloquei como ponto de montagem /media/FAT.
Fechei a janela, e desmontei o volume. Ao montar novamente, ele não monta mais! E diz um erro que está na screenshot abaixo.

Alguem tem ideia de como eu faço pra reverter o processo que eu fiz?

Abraço

Screenshots:
Linux is ready. The Future is open.

supershow

Pelo visto você apenas modificou o ponto de montagem, tenta apagar esse "/media/FAT" das propriedades e dar ok, pra ver se ele volta ao normal. A estrutura de arquivos do linux é algo um pouco abstrato, de modo que você pode dizer que uma determinada partição do disco começa numa determinada pasta (no windows é aquelas letrinhas "C:\", "D:\"). Quando você mudou o ponto de montagem você disse que queria que a partição visualizada (ela e suas subpastas) a partir de uma pasta /media/FAT, que eu acho que não existe... Se retirar aquele "/media/FAT" das propriedades não resolver coloca o conteúdo do arquivo /etc/fstab.

Pra modificar o nome apresentado você vai ter que continuar "fuçando". E importante isso... A maioria dos usuários não quer nem saber de se dar ao trabalho de aprender o mínimo... Computador/SO não é televisão, que você fica só olhando... É mais como carro... Tem de aprender a dirigir...
Ubuntu 10.04

malkosta

Poxa, mas o problema é que nem dá pra tirar o /media/FAT/ mais, pq eu nao posso mais montar aquela partição, e assim n posso mais acessar o menu de propriedades dela. Se tivesse algum modo de acessar essas propriedades, sem ter a midia montada seria possivel.

Postarei meu fstab assim que possivel, pois agora estou no sidux. E eu tbm acho q meu fstab n vai ser nada necessario pra resolucao desse problema, pois ele está do mesmo jeito de antes, n mudou nada com essa m**** q eu fiz...

obrigado

Nadab

Citação de: malkosta online 04 de Maio de 2008, 03:06
Poxa, mas o problema é que nem dá pra tirar o /media/FAT/ mais, pq eu nao posso mais montar aquela partição, e assim n posso mais acessar o menu de propriedades dela. Se tivesse algum modo de acessar essas propriedades, sem ter a midia montada seria possivel.

Postarei meu fstab assim que possivel, pois agora estou no sidux. E eu tbm acho q meu fstab n vai ser nada necessario pra resolucao desse problema, pois ele está do mesmo jeito de antes, n mudou nada com essa m**** q eu fiz...

obrigado

malkosta, no diretório /media aparecem quais pastas?

malkosta

Tenho quatro diretorios na pasta /media, eles são:
cdrom cdrom0 floppy floppy0

E ai?

Nadab

Citação de: malkosta online 04 de Maio de 2008, 19:55
Tenho quatro diretorios na pasta /media, eles são:
cdrom cdrom0 floppy floppy0

E ai?

E aí que a sua partição de 10 GB não está lá!
Abra um terminal e digite:
gedit /etc/fstab
e cole aqui todo o conteúdo do arquivo.

malkosta

Mas ela nunca esteve. Ela só aparecia lá quando eu clicava em Locais>Media de 10,7 GB.
Agora q eu alterei aquela propriedade eu preciso de uma pasta FAT la?
Eu não intendo o q meu fstab tem a ver com isso, se o problema nao tem nada a ver com montagem de particoes automaticamente no boot.
De qualquer forma, ai vai ele:

Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda8
UUID=78cad17b-3f8e-4b24-b29b-b9055277938c /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda9
UUID=1a24d760-80e7-40f3-8cc3-0e99067299c6 /home           ext3    relatime        0       2
# /dev/sda6
UUID=51ffdde8-6ac4-4c0d-95b4-7f643b16c3c4 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0

Obrigado!

Nadab

Citação de: malkosta online 04 de Maio de 2008, 21:04
Mas ela nunca esteve. Ela só aparecia lá quando eu clicava em Locais>Media de 10,7 GB.
Agora q eu alterei aquela propriedade eu preciso de uma pasta FAT la?
Eu não intendo o q meu fstab tem a ver com isso, se o problema nao tem nada a ver com montagem de particoes automaticamente no boot.
De qualquer forma, ai vai ele:

Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda8
UUID=78cad17b-3f8e-4b24-b29b-b9055277938c /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda9
UUID=1a24d760-80e7-40f3-8cc3-0e99067299c6 /home           ext3    relatime        0       2
# /dev/sda6
UUID=51ffdde8-6ac4-4c0d-95b4-7f643b16c3c4 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0

Obrigado!

A sua partição FAT não aparece no fstab você tem que adicioná-la e depois criar um diretório com o nome que deseja no diretório /media. Descubra o nome dessa partição de 10 GB no diretório /dev e adicione a linha correspondente no fstab, mais ou menos isso:
/dev/"código referente à partição de 10 GB"   /media/"Nome que você quer" vfat     users,umask=0000,utf8,gid=100      0       0
Isso se o sistema de arquivo da partição for FAT.salve o fstab e crie o diretório em /media:
sudo mkdir /media/"Nome que você quer"
É claro que o nome deve ser o mesmo que está no fstab.

Tente isso...

Nadab

malkosta

Opa, muito bom, isso resolveu meu problema sim!
Mas agora essa particão vai ser iniciada no boot né? Sem problema. O que eu queria era na verdade resolver a cagada q eu tinha feito...mas assim ja está ótimo.

Mas mudando de assunto, isso nao poderia ser considerado um bug no ubuntu nao? Visto que se eu alterasse la em propriedades o ponto de montagem e tal, ele ja deveria fazer tudo automaticamente e esse erro n ocorreria?

Abracos

Nadab

Citação de: malkosta online 05 de Maio de 2008, 08:50
Opa, muito bom, isso resolveu meu problema sim!
Mas agora essa particão vai ser iniciada no boot né? Sem problema. O que eu queria era na verdade resolver a cagada q eu tinha feito...mas assim ja está ótimo.

Mas mudando de assunto, isso nao poderia ser considerado um bug no ubuntu nao? Visto que se eu alterasse la em propriedades o ponto de montagem e tal, ele ja deveria fazer tudo automaticamente e esse erro n ocorreria?

Abracos

Que bom que está resolvido! Eu não sei se isso pode ser considerado um bug no ubuntu não, porque pelas imagens que você postou, mais especificamente a segunda imagem, mostra que você só mudou o ponto de montagem, os outros dois campos ficaram em branco ("Sistema de Arquivos" e "Opções de montagem"). Ter alterado o fstab consiste em fazer a mesma coisa que você tentou fazer, mas agora preenchendo os outros dois campos, por exemplo: ponto de montagem: "/dev/sbd1"; sistema de arquivos: "VFAT"; opções de montagem: "users,umask=0000,utf8,gid=100".
Talvez outro erro tenha sido colocar "/media/FAT" no campo "Ponto de Montagem", já que o ponto de montagem na verdade está definido no diretório "/dev". Pra poder usar "/media/FAT" como ponto de montagem, acho que tem que ter algo do tipo "LABEL=/media/FAT"

abraço

malkosta

Bem, depois de tudo isso entao, será que alguem teria a solucão da questao que me levou a esse problema?

Ou seja, será que alguem saberia como fazer pra mudar o nome dos icones na area de trabalho, pra colocar "FAT", ou "Windows", ao invés desses feios "Media de X GB"?

Vlw

Franco Almeida

Disposto a aprender, disposto a compartilhar