NetWork Manager - aviso de falha quando o computador desliga

Iniciado por ricarribe, 02 de Maio de 2008, 20:48

tópico anterior - próximo tópico

ricarribe

Toda vez que desligo o Ubuntu aparece uma tela preta com a seguinte mensagem:

* Starting deferred execution scheduler atd
* Starting periodic command scheduler crond
* Checking battery state...
* Running local boot scripts (/etc/rc.local)
NetworkManager: <WARN> nm_signal_handler(): caught signal 15, shutting down normally
NetworkManager: <info> Caught termination signal
NetworkManager: <debug> [1209605864.804661] nm_print_open_socks(): Open Sockets List:
NetworkManager: <debug> [1209605864.804940] nm_print_open_socks(): Open Sockets List Done.
NetworkManager: <WARN> nm_hal_deinit(): libhal shutdown failed - Connection is closed
NetowkrManager: <WARN> nm_dbus_init(): nm_dbus_init() could not get the system bus. Make sure the message bus daemon is running!

Consultei fóruns em inglês em que alguns usuários se referiam a uma mensagem parecida com essa, mas com a diferença de que o computador travava nessa tela preta. Não é o meu caso. A mensagem acima sempre aparece quando finalizo o Ubuntu, mas o computador desliga sozinho. Essa mensagem fica na tela por uns 5 segundos e depois entra o logo do Ubuntu com a barra laranja indicando o progresso da finalização.

Queria saber se isso é algum erro grave e o que devo fazer pra solucionar o problema. É a primeira vez que uso o Ubuntu (versão 8.4 Hardy Heron) e não sei se é normal aparecer essa tela preta na finalização.

Se alguém puder ajudar esse novato, agradecerei muito!

Abraços!

Ricardo

csat

Citação de: ricarribe online 02 de Maio de 2008, 20:48
Toda vez que desligo o Ubuntu aparece uma tela preta com a seguinte mensagem:

* Starting deferred execution scheduler atd
* Starting periodic command scheduler crond
* Checking battery state...
* Running local boot scripts (/etc/rc.local)
NetworkManager: <WARN> nm_signal_handler(): caught signal 15, shutting down normally
NetworkManager: <info> Caught termination signal
NetworkManager: <debug> [1209605864.804661] nm_print_open_socks(): Open Sockets List:
NetworkManager: <debug> [1209605864.804940] nm_print_open_socks(): Open Sockets List Done.
NetworkManager: <WARN> nm_hal_deinit(): libhal shutdown failed - Connection is closed
NetowkrManager: <WARN> nm_dbus_init(): nm_dbus_init() could not get the system bus. Make sure the message bus daemon is running!

Consultei fóruns em inglês em que alguns usuários se referiam a uma mensagem parecida com essa, mas com a diferença de que o computador travava nessa tela preta. Não é o meu caso. A mensagem acima sempre aparece quando finalizo o Ubuntu, mas o computador desliga sozinho. Essa mensagem fica na tela por uns 5 segundos e depois entra o logo do Ubuntu com a barra laranja indicando o progresso da finalização.

Queria saber se isso é algum erro grave e o que devo fazer pra solucionar o problema. É a primeira vez que uso o Ubuntu (versão 8.4 Hardy Heron) e não sei se é normal aparecer essa tela preta na finalização.

Se alguém puder ajudar esse novato, agradecerei muito!

Abraços!

Ricardo

Pelo que li =>nestas<= mensagens, o usuário "Dysphasi" apresentou a solução que foi confirmada logo a seguir.  Dê uma lida e se quiser faça o teste.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Junior_Sampa

Um dos PCs onde installei o Hardy, também apresentou este sintoma! Verificando no launchpad, encontrei relatos deste tipo e segundo os programadores, esta lentidão no desligamento refere-se a um problema no gdm e não no Network Manager.

Esses erros apresentados, tem sim relação com o Csat falou, no entanto segundo o pessoal do launchpad, não é problemático!

Segue link com o relato do problema e o link para o outro problema pois estão dizendo ser duplicado.

Estou aguardando a correção do problema via repositório.

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+bug/221525

Abrs.
Junior

ricarribe

Obrigado pela ajuda!

Só chamo atenção para o fato de que o problema relatado no link que o Csat mandou refere-se também a um travamento ("hang") na finalização, o que não acontece no meu caso. Por sinal, segui a orientação para alterar os arquivos /etc/modules e /boot/grub/menu.lst e não funcionou. A mensagem continua aparecendo. Talvez a solução apresentada sirva apenas para o problema do travamento.

Ah, e eu esqueci de transcrever a primeira linha da mensagem, que é a seguinte:

* Starting anac(h)ronistic cron anacron

Se alguém tiver mais alguma dica, agradeço!

Abraços!

Ricardo

Junior_Sampa

Como disse acima, tem a ver com o problema do GDM que já está em estudo pelos programadores.

É uma questão de tempo para eles mandarem o pacote de atualização.

Abrs,
Junior

yzarc

; Linux is almost there!

Junior_Sampa

Pessoal,

No Desk do meu pai estava acontecendo este problema conforme meu relato acima. No entanto, para meu espanto o sistema corrigiu o problema sozinho! ;D Sem qualquer intervenção minha ou atualização de pacotes...

Acredito que possa ter alguma relação com a execução do fsck programado para as partições ext3...

Alguém com esse problema poderia testar se após a execução do fsck o problema não é resolvido?

Use o comando no terminal: sudo touch /forcefsck

Isto fará o sistema carregar o fsck na próxima vez que der o boot.

Obrigado.
Junior

ricarribe

Junior, valeu pela força!

Infelizmente, o procedimento do fsck também não deu certo. Executei o comando e no boot seguinte apareceu a mensagem Routine check of drives: /dev/sda3..., mas quando reiniciei o computador a mensagem de aviso do NetWork Manager ainda apareceu.

Acho que o jeito vai ser esperar pelas atualizações...

Abraços!

Ricardo

ricarribe

danpos

@All

As atualizações que saíram ontem corrigiram o problema. ;)

Sds,

Danpos.

ricarribe

Instalei as atualizações de ontem e de hoje para o Ubuntu, mas as mensagens do NetWork Manager continuam aparecendo no meu computador  >:(.

Alguém conseguiu resolver o problema só com as atualizações que saíram?

Outra coisa: a suposta solução indicada no link http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=46333 serve, em princípio, apenas para a distribuição archlinux; não sei se funciona no Ubuntu.

yzarc

; Linux is almost there!

ricarribe

Não sei se as recentes atualizações já serviram para resolver o problema, mas antes de instalá-las no meu computador, consegui contornar essas mensagens do NetWork Manager com a solução proposta no endereço:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?s=30c564a89609f40a161cf027fc469262&p=4891868#post4891868

Transcrevo aqui (em inglês):

Go to "System" -> "Administration" -> "Login Window". In the "General" tab, press "Edit Commands...", which will launch a window titled "Reboot, Halt, Suspend and Custom Command Preferences". In this window, select "Halt command" in the drop-down box for "Command Type:". Underneath it, in the "Path:" box, cut the verbiage in quotes: "Shut Down via gdm." After doing so, press "Apply Command Change", then paste the quoted phrase back into the "Path:" box and hit the "Apply Command Change" button again. Finally, go through the same process for the "Reboot command" in the "Command Type:" drop-down, again cutting the quoted phrase, applying the change, pasting the quote, and applying the change.

A tradução seria mais ou menos isso:

Selecione "Sistema" -> "Administração" -> "Janela de início de sessão". Na paleta "Geral", escolha "Editar comandos...", que lançará uma janela intitulada "Reiniciar, Interroper, Suspender e Comandos (...)". Em "Tipo de comando", escolha a opção "Comando de interrupção" (já deve estar pré-selecionada). No campo "Caminho", recorte a expressão "Shut Down via gdm." Feito isso, selecione "Aplicar mudanças", em seguida cole a expressão recortada de volta no mesmo caminho e selecione "Aplicar mudanças" mais uma vez. Finalmente, faça o mesmo em relação ao "Comando de reinicialização", que pode ser selecionado no campo "Tipo de comando".

Tentei esse procedimento umas duas vezes e até agora as mensagens do NetWork Manager não apareceram mais.

Abraços!

Ricardo

virtualhjs

Eae pessoal.

Tenho o mesmo problema e também quero resolvê-lo.

Tentei o procedimento informado por ricarribe, mas não foi possível realizá-lo. Na parte onde se deve editar há: "/usr/bin/poweroff;/sbin/poweroff;/sbin/shutdown -h now;/usr/sbin/shutdown -h now" e não há "Shut Down via gdm."

Como resolver o problema?

fazolo

Citação de: ricarribe online 27 de Maio de 2008, 13:27
Não sei se as recentes atualizações já serviram para resolver o problema, mas antes de instalá-las no meu computador, consegui contornar essas mensagens do NetWork Manager com a solução proposta no endereço:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?s=30c564a89609f40a161cf027fc469262&p=4891868#post4891868

Transcrevo aqui (em inglês):

Go to "System" -> "Administration" -> "Login Window". In the "General" tab, press "Edit Commands...", which will launch a window titled "Reboot, Halt, Suspend and Custom Command Preferences". In this window, select "Halt command" in the drop-down box for "Command Type:". Underneath it, in the "Path:" box, cut the verbiage in quotes: "Shut Down via gdm." After doing so, press "Apply Command Change", then paste the quoted phrase back into the "Path:" box and hit the "Apply Command Change" button again. Finally, go through the same process for the "Reboot command" in the "Command Type:" drop-down, again cutting the quoted phrase, applying the change, pasting the quote, and applying the change.

A tradução seria mais ou menos isso:

Selecione "Sistema" -> "Administração" -> "Janela de início de sessão". Na paleta "Geral", escolha "Editar comandos...", que lançará uma janela intitulada "Reiniciar, Interroper, Suspender e Comandos (...)". Em "Tipo de comando", escolha a opção "Comando de interrupção" (já deve estar pré-selecionada). No campo "Caminho", recorte a expressão "Shut Down via gdm." Feito isso, selecione "Aplicar mudanças", em seguida cole a expressão recortada de volta no mesmo caminho e selecione "Aplicar mudanças" mais uma vez. Finalmente, faça o mesmo em relação ao "Comando de reinicialização", que pode ser selecionado no campo "Tipo de comando".

Tentei esse procedimento umas duas vezes e até agora as mensagens do NetWork Manager não apareceram mais.

Abraços!

Ricardo

Fiz o que o colega sugestionou e não adiantou!

Este problema apareceu após atualizar alguns pacotes... terminei de atualizar todo o ubuntu e resolveu o problema!

T+