Pc Chips M863G + Ubuntu 7.10: tem jeito?

Iniciado por Dudz, 29 de Abril de 2008, 23:33

tópico anterior - próximo tópico

Dudz

Já li e reli DIVERSOS tópicos falando sobre problemas apresentados com placas Pc Chips, agora senta que lá vem história...

Eu, como todo novo usuário de Ubuntu a primeira coisa que tenta fuçar no Ubuntu é um jeito de deixar o desktop mais bacana e infelizmente não consegui fazer funcionar Comp Fusion e os programas semelhantes (sim, eles já estão instalados e todos os plugins necessários também) e ele não mantém as configurações dos efeitos personalizados que eu seleciono, na verdade a única opção válida é a sem efeito nenhum. Mas eu reparei que o video onboard da placa M863G, que é um SiS 741 (pelo menos é o que diz a minha partição com Windows) não foi reconhecido e aparece como Vesa, ou seja um genérico. Tentei mudar para SiS genérico e pediu para deslogar o usuário para que a mudanças tenham efeito e depois disso a imagem não aparece mais, a máquina NÃO reinicia, dá pra perceber isso  pq o mouse continua aceso e o teclado também.

A pergunta:
#Esses efeitos e mudanças radicais não surtem efeito pq minha placa não foi reconhecida ou pq é necessário uma boa placa 3D offboard?

Tenho um AMD Sempron 3.0, 2gb de ram.

Obs: consegui instalar um daqueles temas da Aparência, um que deixa as barras/icones e cores com o estilo do Mac, mas esses temas não fazem mudanças radicais por isso não levei em conta que o problema seja de software.

Se eu conseguisse visualizar o Ubuntu novamente eu tiraria uns prints da tela com os erros pra ficar mais fácil de entender, estou tentando caçar uma solução sem que eu precise reinstalar pela 3º vez.

VB5

A pergunta:
#Esses efeitos e mudanças radicais não surtem efeito pq minha placa não foi reconhecida ou pq é necessário uma boa placa 3D offboard?

A resposta: sim. já tive placas PCChips, e são tudo aquilo que se diz delas... o vídeo onboard geralmente é péssimo pra tudo. Acrescente qualquer placa offboard, não precisa ser nenhum "canhão" ( até uma GeForce 440MX dá conta), e vai ver...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Dudz

Citação de: VB5 online 29 de Abril de 2008, 23:43
A pergunta:

A resposta: sim. já tive placas PCChips, e são tudo aquilo que se diz delas... o vídeo onboard geralmente é péssimo pra tudo. Acrescente qualquer placa offboard, não precisa ser nenhum "canhão" (até uma GeForce 440MX dá conta), e vai ver...

VB5

Bom saber que você já teve esses mesmos problemas com a Pc Chips, mas minha dúvida não foi totalmente esclarecida... gostaria de saber SE a minha placa onboard fosse reconhecida todos esses recursos de desktop estariam disponíveis e funcionando normalmente?

VB5

Citação de: Dudz online 30 de Abril de 2008, 00:38
Bom saber que você já teve esses mesmos problemas com a Pc Chips, mas minha dúvida não foi totalmente esclarecida... gostaria de saber SE a minha placa onboard fosse reconhecida todos esses recursos de desktop estariam disponíveis e funcionando normalmente?

Olha, provavelmente não... a maioria desses recursos visuais exige mais do que uma onboard é capaz, especialmente em placas PCChips. Não é que elas sejam ruins de todo ( usei a minha até o fim, ainda no W$), mas por serem MoBos baratas, geralmente o chipset também o é, e não apresenta muitos recursos. Sugiro usar uma offboard, provavelmente vai resolver de cara.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

daquinho

ai camarada, infelismente você não vai consegui por todos os recursos de vídeo que quer, essa placa mesmo usando toda a memo que ovídeo on-board pode usar, ela não vaidar conta do recado, quem sabe alguns efeitozinhos e só, eu estava usando o ubuntu a pouco tempo e mesmo sendo mais economico que o windows, esses gráficos sugam do hardware, veja no link abaixo que essa placa é um pouco decepcionante, se for continuar com ela e quiser mais recursos de vídeo, terá que comprar uma placa AGP.
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/291