Postfix com mysql não funciona =/ (nao acessa as contas pop)

Iniciado por LkS, 27 de Abril de 2008, 23:55

tópico anterior - próximo tópico

LkS

Fazendo meu servidor de email, decidi fazer do jeito mais dificil, mass o mais bom =D

Com mysql e courier, pois bem! Seguindo o imeeennssooooo tutorial (mas ainda bem que ele existe) do ubuntu, o: https://help.ubuntu.com/community/PostfixCompleteVirtualMailSystemHowto fiz até o fim, seguindo aparentemente corretamente os passos, e me virando na parte do postfixadmin ja que ele nao explicou direito la, mas ate ai blz!

Crio um email pelo postfixadmin, e parece que ta ok, ele vai parar lá no mysql conforme eu cadastrei.

Fazendo o acesso pelo outlook e afins, ele demora uns 5 segundos na etapa de "autenticando", e depois diz que o usuario/senha esta errado. Mas tenho certeza que estou tentando acessar com os dados corretos. Olhei os logs todos, mail* e nenhum erro, tudo esta ok mas nao consigo acessar as contas! Fiz o webmail e mesma coisa, demora uns 5 segundos e diz que o user/pass esta errado.

Alguém tem alguma idéia de pelo menos o que posso fazer pra descobrir o que esta errado?

Estou usando o Ubuntu SRV 8.04.

Abraços!
www.thevip.com.br
www.brforum.com.br
www.ubuntuserver.com.br

claudiosombrio

Citação de: LkS online 27 de Abril de 2008, 23:55
Fazendo meu servidor de email, decidi fazer do jeito mais dificil, mass o mais bom =D

Com mysql e courier, pois bem! Seguindo o imeeennssooooo tutorial (mas ainda bem que ele existe) do ubuntu, o: https://help.ubuntu.com/community/PostfixCompleteVirtualMailSystemHowto fiz até o fim, seguindo aparentemente corretamente os passos, e me virando na parte do postfixadmin ja que ele nao explicou direito la, mas ate ai blz!

Crio um email pelo postfixadmin, e parece que ta ok, ele vai parar lá no mysql conforme eu cadastrei.

Fazendo o acesso pelo outlook e afins, ele demora uns 5 segundos na etapa de "autenticando", e depois diz que o usuario/senha esta errado. Mas tenho certeza que estou tentando acessar com os dados corretos. Olhei os logs todos, mail* e nenhum erro, tudo esta ok mas nao consigo acessar as contas! Fiz o webmail e mesma coisa, demora uns 5 segundos e diz que o user/pass esta errado.

Alguém tem alguma idéia de pelo menos o que posso fazer pra descobrir o que esta errado?

Estou usando o Ubuntu SRV 8.04.

Abraços!

Cara uso postifix com mysql sem problemas aqui,,,, apesar d ser no debian,,, mais não muda muita coisa...
Faz o seguinte da uma olhada nos logs do mysql pra ver se cada vez que vc ta tentando logar aparece a query certinho...
eu tive alguns problemas no tipoh d encriptação q era um pouco diferente... as vezes as senhas q estão no banco usam uma encriptação diferente da q vc está usando pelo webmail...

LkS

Ola amigo, nao ta nem registrando nos logs =/ Vc pode me fazer um favor, pra eu ver o que pode estar errado...

Eu gostaria de ver teus /etc/postfix/* e /etc/courier/*

Com isso, eu comparo o que tem aqui, e vejo ande esta errado!
www.thevip.com.br
www.brforum.com.br
www.ubuntuserver.com.br

claudiosombrio

Citação de: LkS online 28 de Abril de 2008, 16:40
Ola amigo, nao ta nem registrando nos logs =/ Vc pode me fazer um favor, pra eu ver o que pode estar errado...

Eu gostaria de ver teus /etc/postfix/* e /etc/courier/*

Com isso, eu comparo o que tem aqui, e vejo ande esta errado!

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5501&pagina=4

Cara basicamente a configuração que tenho aqui tirei desse tuto ai...
com poucas modificações... ai tem a estrutura dos diretorios postifix e courier certinho!!!
É bom por q ao fim d cada passo vc faz testes,,,

C nao ta registrando nos logs é por q nem o mysql ta configurado certo... faz algumas consultas direto pelo mysql .. "mysql -u user -p" e ve c ta registrando nos logs... ai vc vai saber c o postfix ta chhegando no mysql!!
Da uma olhada ai qualquer coisa da um toque...

LkS

So pra confirmar, os logs do mysql estao em /var/log/mysql/mysql-bin.xxxx

Sendo o maior numero, o ultimo, é isso?

No mail.info tem no final:

Apr 29 00:59:01 arbiter pop3d: LOGIN FAILED, user=vip@thevip.com.br, ip=[::fff
www.thevip.com.br
www.brforum.com.br
www.ubuntuserver.com.br

claudiosombrio

Citação de: LkS online 29 de Abril de 2008, 00:25
So pra confirmar, os logs do mysql estao em /var/log/mysql/mysql-bin.xxxx

Sendo o maior numero, o ultimo, é isso?

No mail.info tem no final:

Apr 29 00:59:01 arbiter pop3d: LOGIN FAILED, user=vip@thevip.com.br, ip=[::fff

O log do mysql vc olha no arquivo de configuração do mysql...
no meu caso é esse ai em baixo...

$ cat /etc/mysql/my.cnf |grep log
log             = /var/log/mysql/mysql.log

no meu mail.info quando gero um erro de login aparece assim...
Apr 29 10:39:10 kiron courierpop3login: LOGIN FAILED, user=cldfadj@dominio.net, ip=[::ffff:ip]

Talvez vc nao esteja utilizando courier corretamente para logar... parece q nao ta chegando no mysql...

LkS

Eu ativei o log, pq tava desativado ainda eeheh e ja algumas horas o arquivo mysql.log esta vazio =/

#
# * Logging and Replication
#
# Both location gets rotated by the cronjob.
# Be aware that this log type is a performance killer.
log      = /var/log/mysql/mysql.log
#

Tem mais alguma coisa pra configurar pra ativar o log do msyql?
www.thevip.com.br
www.brforum.com.br
www.ubuntuserver.com.br

claudiosombrio

Citação de: LkS online 29 de Abril de 2008, 15:19
Eu ativei o log, pq tava desativado ainda eeheh e ja algumas horas o arquivo mysql.log esta vazio =/

#
# * Logging and Replication
#
# Both location gets rotated by the cronjob.
# Be aware that this log type is a performance killer.
log      = /var/log/mysql/mysql.log
#

Tem mais alguma coisa pra configurar pra ativar o log do msyql?

Cara vc tem reiniciar o serviço do mysql...
Soh no fato de reiniciar o mysql ja vai aparecer alguma coisa no arquivo de log...

$ /etc/init.d/mysql restart

LkS

Eu reiniciei inclusive todo servidor.

Bom agora ta registrando, mas na /mysql do var log eu nao vi =x

Bom, quando eu verifico os emails ele faz marromenos isso:

5717 Query       SELECT maildir FROM mailbox WHERE username='thevip@thevip.com.br'
         5717 Query       SELECT maildir FROM mailbox WHERE username='thevip'
         5717 Query       SELECT maildir FROM mailbox WHERE username='@thevip.com.br'
080430 14:49:36      5716 Quit 
www.thevip.com.br
www.brforum.com.br
www.ubuntuserver.com.br

claudiosombrio

Citação de: LkS online 30 de Abril de 2008, 20:21
Eu reiniciei inclusive todo servidor.

Bom agora ta registrando, mas na /mysql do var log eu nao vi =x

Bom, quando eu verifico os emails ele faz marromenos isso:

5717 Query       SELECT maildir FROM mailbox WHERE username='thevip@thevip.com.br'
         5717 Query       SELECT maildir FROM mailbox WHERE username='thevip'
         5717 Query       SELECT maildir FROM mailbox WHERE username='@thevip.com.br'
080430 14:49:36      5716 Quit 

Cara talvez vc não tenha configurado corretamente o /etc/courier/authmmysqlrc
porque no meu select ele ja pega todas as informações de uma só vez,,, q é mais eficiente...

080502  9:36:32    1303 Connect     postfix@localhost on
                   1303 Init DB     mail
                   1303 Query       SELECT username, password, "", uid, gid, home, maildir, quota, name, "" FROM mailbox WHERE username = "usuario@dominio.net" AND (active=1)

siga o modelo de configuração do arquivo pelo link..
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5501&pagina=4
e ja faz os testes por telnet na porta 110,,, e v o resultado...

LkS

O teste do telnet, deu certo.

O problema, cara é que o tutorial do debian, esta um poco diferente dakele do ubuntu, so por cima o debian tem que instala o maildroper, o que nem tem no do ubuntu. E o do ubuntu também tem algumas coias que esse do debian, nao explica.

Talvez fosse mais fácil com alguem que ja tenho feito funcionar no ubuntu, pra eu verificar!
www.thevip.com.br
www.brforum.com.br
www.ubuntuserver.com.br

LkS

Pow galera, ninguem tem postfix-mysql no ubuntu ai?

Eita lasquera!!! :P
www.thevip.com.br
www.brforum.com.br
www.ubuntuserver.com.br

alexandre_brito

Nossa, o mesmo problema meu, ha anos eu tento fazer assim, como vc ta fazendo e nao consigo, ate hj consegui fazer com o dovecot, mas eu quero fazer fungar com o courier, por favor alguem ajude a configurar o ubuntu+postfix+courier+mysql.

Abraços

LkS

Imagino! Ja pedi muito tempo tentando arruma, e isso que ja passei facil pela pedreiras do apache2, bind, mysql... mas o postfix tá osso! O devocot eh so imap ou faz pop3?
www.thevip.com.br
www.brforum.com.br
www.ubuntuserver.com.br

alexandre_brito

dovecot é os 2, funciona bacana, mas eu nunca consegui fazer ele rodar com o postfixadmin, mas  fazer funga eh teta, me diz uma onde eu cadastro usuario para o postfixadmin? o meu ta na tela de loguin e nao consgio conectar nele de jeito nenhuma, q time de password eu uso, encrypt, md5, to ficando louco,