Wireless e Video ATI (Ubuntu 8.04)

Iniciado por Senndry, 27 de Abril de 2008, 09:56

tópico anterior - próximo tópico

Senndry

Galera tenho um Notebook Kennex 2080

--> http://www.kennex.com.br/note2080.html

Estou com o seguinte problema fiz a instalação do Ubuntu beleza, mas não sei como puxo os drive da ATI nem como os instalo... Mas 
o video está funcionando perfeitamente só não tem efeitos na qual eu gostaria de ter.
Meu outro problema é a Wireless que não estou conseguindo fazer ela funcionar, será q seria o drive tbm alguma coisa?

Modelos.

Wireless: 802.11g Mini Card Wireless Adapter   (No Status de conexão aparece fabrincante Ralink Technology Corp não sei se ajuda.)
ATI: ATI Mobility Radeon X-2300

Muito obrigado
Abraços!

Parrillo

Opa cara..

Você ta usando o 8.04 Alternate né????

Não sei porque o 8.04 não ta instalando o wireless sendo que o 7.1 vinha perfeito..

O 8.04 não funciona o live cd no Kennex e o 7.1 funcionava.. muito estranho mesmo..

Eu sei que o driver utilizado é o rt73usb que já tem no linux

Mas eu dei o comando:

modprobe rt73usb

Mas a luz do wireless não acendeu..Tendei usando o ndiswrapper e nada também... não sei oq fazer.. Isso eu tava usando o Ubuntu Studio 8.04 alternate.. hoje eu vou tentar o Ubuntu 8.04 alternate e se não der certo eu volto para o 7.1 mesmo..

Uma coisa interessante é o seguinte..

Quando eu uso o LiveCD para tentar instalar.. o Ubuntu inicia a barra de loading.. e depois dela fica tudo preto e não sai disso.. Isso acontece pois não foi configurado automaticamente o driver VESA como expliquei no outro tópico.. porém o sistema está lá carregado.. só não aparece nada na tela.. e nesse momento o Wireless esta funcionando visto que a luz dele fica acesa..

Ou seja.. no alternate o modulo não é carregado.. só pode ser isso.. ainda não descobri como resolver..

Senndry

Correto eu tenho a solução para o problema da tela preta...
Vai na bios na opção de energia e desabilita as 2 opções.
Depois da boot pelo cd e aperta F6 e coloca os comandos acpi=off pnpbios=off noapic nolapic
Aperte enter e vai funcionar normalmente.
Aqui funfo susa!

Só quero instalar agora o Wireless e a ATI

Parrillo

Humm quer dizer que você conseguiu sem usar o CD alternate?

Bom saber... vou ver isso..

Agora estou com problema também..

O Ubuntu reconheceu e instalou meu wireless. ele tá lá e acha a rede da minha casa..

Eu clico na rede e pede a senha.. eu digito mas fica pedindo e não conecta.. muito estranho.. na 7.1 bastava eu digitar a senha e pronto.. já conectava na minha rede..

Estou usando WPA-TSK ... e funcionava perfeito no 7.1

Olha eu ainda não instalei o vídeo.. mas no 7.1 bastou eu instalar o Envy e ele faz tudo para você sem erro.

Tenta rodar ele no 8.04.

samuelbh

Tenho placa ATI e bastou ir no Gerenciador de Drivers restritos e ativar a minha placa. Baixou e instalou o driver proprietário e agora até o Compiz tá funcionando.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Parrillo

Eu fui no Drivers Restritos.. e já tava habilitado minha placa lá.. mas não estava em uso.. não consegui fazer ficar em uso.. kkkk

samuelbh

Citação de: Parrillo online 28 de Abril de 2008, 10:26
Eu fui no Drivers Restritos.. e já tava habilitado minha placa lá.. mas não estava em uso.. não consegui fazer ficar em uso.. kkkk

Você fez uma instalação limpa do Hardy ou atualização do 7.10? Eu tinha feito atualização e também tive vários problemas, só funcionou ok quando fiz instalação limpa.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Parrillo

Instalação Limpa..

Estou achando muito estranho veja só:

Instalação Limpa usando Ubuntu Studio 8.04 Alternate
  -Sistema não instalou o wireless
  -Sistema instou e habilitou automaticamente a ATI HD2300 pelos Drivers Restritos

Instalação Limpa usando Ubuntu 8.04 Alternate
  -Sistema instalou wireless, porém quando eu mando conectar eu digito a senha da rede e não conecta
  -Sistema Habilita a placa de vídeo em Drivers Restritos mas coloca como Não està em uso..

Senndry

Aonde fica os Drives restritos?
E os efeitos tudo funcionou?

Parrillo

No 8.04 mudou de nome.. kk

fica em Sistema -> Drivers Hardware (acho que é isso.. ou algo assim)

No Ubuntu 8.04 não funcionou mas no Ubuntu Studio 8.04 funcionou..

Instala o Envy que é bem mais facil e faz tudo para você.

Senndry

Realmente melhor eu desistir  :-\
Nao encontrei soluçoes pra o problema!

Parrillo

Desistir não é o caminho..

Já coloquei as dicas no outro tópico que criou.

Abs

Hawker Hurricane AII

Parrillo e Senndry. Quanto a rede wireless parece ser um problema massivo, vide http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,34716.0.html. O fernando_all4JC aqui do fórum mesmo, respondeu no tópico acima que selecionou as atualizações pré-liberadas e recebeu uma atualização do kernel onde sua rede está funcionando agora. Leiam e tirem suas conclusões.
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

postenga

amigo, ussa o envy pra instalar sua placa ATI. Nesse link:http://albertomilone.com/. Ele instala os drivers e deixa tudo redondinho

tnvilela

Eu tambem tenho um notebook kennex, o 2130, e tenho problemas com a rede wifi... eu só consigo permanecer conectado quando estou bem proximo ao roteador/ap.. do contrario a conexao cai apos uns 15 min aproximadamente e nao conecta mais... fiz o esquema das atualizacoes pre-liberadas.. mas nada aqui... alguem sabe oq pode ser?? valeu !