Atualização 6.06

Iniciado por entaotoloko, 26 de Abril de 2008, 21:13

tópico anterior - próximo tópico

entaotoloko

Boa noite... depois de meses de mta luta, finalmente consegui instalar linux no meu notebook e ainda bem q está totalmente funcional, com excessão da webcam...  :'(
Mas não foi por isso que vim até aqui...
A dificuldade que tive em instalar o Ubuntu no note, é que todas as distros que encontrei na net, gravadas em CD, simplesmente não davam boot no note...
Recorri a um amigo q faz engenharia da computação, e por "sorte", ele havia solicitado o CD via site da versão 6.06.
Agora, gostaria mto de atualizar esta versão, mas nem mesmo agora, gravando as versãoes mais novas do site, consigo.
É possível fazer a atualização, usando um sistema tipo o "Windows Update"? Onde eu não irei precisar inserir CD? Ou seja, fazer a atualização baixando os arquivos?
Lembrando que consegui instalar o Linux hj pela manhã... e quero mto continuar, visto que sou totalmente contra pirataria.
Obrigado.
Amazon PC
Optimum - Turion X2 1.60Ghz 4GB de RAM HD de 250GB

jomafras

A melhor pedida é baixar a imagem ISO do 8.04, Live CD (modo gráfico) ou Alternate CD (modo texto).
Depois vc grava a imagem ISO (escolha gravar imagem, no seu soft de gravação) em um CD e, dá boot com esse CD.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

entaotoloko

Então... Como eu disse, todas as ISO que gravo no CD, meu leitor não dá boot, estranho que isso só acontece qdo tento instalar versões do Linux, pois da boot com CD com RWindows.
A versão 8.04, já está no HD, descompactada... mas mesmo usando o Linux para gravar o CD, não deu boot... só hj, usando gravadoras diferentes (de computadores de amigos) queimei 8 CDs, e em todos os computadores testados, funcionou, menos no meu notebook ???
não sei pq está acontecendo isso, li um tópico de que era possível fazer atualização através do Gerenciador de Atualizações... Não deu certo... continua a versão 6.04 instalada, não fez o upgrade...
Alguém já viu isso acontecer?
Se eu não conseguir atualizar, como instalar o beryl? afinal de contas, não o achei pra download... e outra: O que mais estou deixando de ter por ter uma versão antiga???
não dá pra eu saber...
Com a ISO no meu pc, como faço pra instalar?
Amazon PC

jomafras

A versão 6.06 já está muito antiga.
Só mais uma coisa : vc tem certeza que o seu notebook tá configurado na BIOS para dar boot pelo drive de CD?
Escolheu mesmo gravar imagem ISO, na hora de gravar?
Canal do YouTube - Blog

jpzm56

Você descompactou a Iso baixada? É isso mesmo?

entaotoloko

Certeza absoluta q ta dando boot pelo CD, como eu disse, consegui instalar pelo CD q um amigo pediu via site.
Sim, minha iso esta descompactada...
mas comecei a usar linux hj, não sei o q fazer pra instalar a iso descompactada q esta no hd...
lembrando q particionei o hd, deixando uma pro windows, uma pro linux, uma pro swap, e outra de arquivos compartilhados entre win e linux.
Amazon PC

VB5

Citação de: entaotoloko online 27 de Abril de 2008, 00:14
Sim, minha iso esta descompactada...

É exatamente esse o problema... ;D  Você deve escolher em seu programa de gravação de CDs a opção "gravar imagem .ISO" e gravar diretamente. Se descompacta ( com o WinRAR, geralmente) e depois grava, então não dá boot...

========
EDITANDO:
========
Faça backup antes de instalar, especialmente se sua /home está na partição raiz!... ou vai perder tudo que está lá!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

entaotoloko

Ja fiz isso também...
Queria saber se tem como instalar direto do hd, pq abri a iso no windows, e dá essa opção...
achei q conseguiria fazer isso pelo linux também...
e pq nao atualiza pela gerenciador de atualizações? tem q digitar algum comando no terminal???
Amazon PC

VB5

Pelo gerenciador, você só pode atualizar para a versão seguinte, que no caso seria a 6.10.
NÃO abra a .ISO, simplesmente mande  queimá-la num CD. Lembre-se do backup...  ;)

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

entaotoloko

Gente...
Desculpe ficar floodando...
Mas talvez eu não tenha sido claro no que está acontecendo, então vamos começar de novo...
Como eu disse, há vários meses tento instalar o Ubuntu no meu notebook. Tenho um pc com processador sempron (noebook é proc intel). Todas as ISO que baixei da net (Kurumin 7, SUSE 10.3, Mandriva 2008, Ubuntu 7.10 e 8.04), após gravar a imagem em um CD, não dá boot no notebook. Funciona normalmente no pc.
Daí podemos pensar... "Ah!!! é o seu leitor que não funciona..."
Também pensei isso... Mas se eu gravo um CD de boot do Windows, dá boot normal, se uso o DVD do Vista pra dar boot, também funciona... lembrando que todos esses testes, todas as gravações de CD, DVD, foram feitos pela gravadora do notebook e do pc.
Usei gravadoras de outros notebook's e pc's de amigos, conhecidos, etc.
Quando estava desistindo de ter o Linux no note, um amigo me emprestou um CD que ele Solicitou pelo site do Ubuntu... versão 6.06.1 LTS. Já instalada no notebook (não sei pq esse funcionou), agora gostaria de atualizar a versão pelo menos para a 7.10. Se não consigo dar boot com CD, resolve eu gravar a ISO em um DVD??? Tem como eu atualizar se descompactar a ISO no HD e tentar instalar? Alguma idéida de como resolver esse problema?
De novo, peço desculpa por falar tanto sobre o mesmo assunto, mas to impressionado pela velocidade de carregamento do notebook, de navegação na internet, abertura de programas... Quero realmente continuar utilizando o Ubuntu, mas não sei se com essa versão, continuarei, visto que não consigo atualizar a versão.
Obrigado.
Amazon PC

jomafras

Quando eu tinha o 7.10 instalado e sairam as versões alfa e beta do 8.04, eu li não me lembro onde que  vc podia fazer upgrade tanto do 7.10 quanto do 6.06 LTS para o 8.04.
Eu sei que pelo Alternate CD vc consegue atualizar abrindo o CD direto (sem boot).
Se vc tem o Live CD pode abri-lo no seu 6.06 e ver se ele dá a opção de atualizar, como acontece com o Alternate CD.
Canal do YouTube - Blog

entaotoloko

Galera... conversando com um amigo meu, ele me ensinou a dar boot por pendrive... descompactei a ISO nele e dei boot, sistema atualizado...
Obrigado a todos que tentaram me ajudar...
Amazon PC