Linux-KDE Desktops para 52 milhões de estudantes do Brasil!

Iniciado por galactus, 25 de Abril de 2008, 22:06

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Citar"Noticiário
O Brasil está levando a sério seu investimento no software livre. O anúncio da migração de 430.000 urnas eletrônicas para GNU/Linux se une a uma decisão governamental de disponibilizar a distribuição "Linux Educacional 2.0" para as escolas públicas, atingindo com esta medida 52 milhões de estudantes em 2009.

Através do projeto "Proinfo", o programa nacional de informática, o Ministério da Educação Brasileiro (MEC) não só oferecerá a infraestrutura (rede de computadores e conectividade), como também vai equipar todas as escolas públicas com softwares livres.

O sistema escolhido para governar os terminais clientes foi o "Linux Educacional 2.0", baseado na distribuição Debian, com KDE 3.5, KDE-Edu, KDE-Games e outras ferramentas desenvolvidas para o projeto.

Em 2009 as escolas públicas contarão com 53.000 "laboratórios" que serão acessados por 52 milhões de estudantes. Estas aulas de informática contam com um servidor, 7 CPUs e 15 pontos de acesso.

Fernando Haddad, o ministro de educação brasileiro, anunciou que em 2010 todas as escolas públicas urbanas terão conexão de banda larga e acesso internet para 37 milhões de estudantes. Outra grande meta para este mesmo ano é a capacitação de 100.000 novos professores para o aproveitamento do esforço tecnológico e do grande potencial de um país que tem mais de 190 milhões de habitantes."
Link para o "Linux Educacional 2.0":  http://www.webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/index.php

Fonte: FórumPcs (com foto da Área de Trabalho da distribuição) - http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=236055

Vou baixar para testar essa distro.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

vitor

É bom que eles sempre mantenham uma atualização, mesmo sendo pequena.
E ae galactus, já baixou e testou?!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

prct

São na realidade países como o Brasil, França, Alemanha e outros como estes, que contrario a Portugal que ainda a cerca de pouco mais de 1 ano fez um acordo com a Microsoft(Incrivel e logo de seguida passou-se a retirar o ensino de linux no secundário, onde já existia quase um ano completo só para o linux em uma disciplina), que têm permitido a evolução do lunix, e mais que esta evolução, um ganho financeiro e investimento nos recursos do próprio pais, pois assim o governo brasileiro irá contratar enginheiros e tecnicos internos e muitos programadores também. Em Portugal isso não acontece e também acho que qualquer dia até os professores devem ser despedidos, para então a Microsoft colocar aqui os seus professores e obrigarem todos os alunos a comprar um cumputador com o Windows Vista. lol

ps: Desculpem o desabafo, nem professor sou, mas ...
Asus T3 Intel 2Duo Core Quad 2.4, 2Gb Ram, 2x 160Gb HDD SataII, Asus EAH2600PRO 512Mb Ram

arqueiro

Citação de: prct online 26 de Abril de 2008, 09:38
São na realidade países como o Brasil, França, Alemanha e outros como estes, que contrario a Portugal que ainda a cerca de pouco mais de 1 ano fez um acordo com a Microsoft(Incrivel e logo de seguida passou-se a retirar o ensino de linux no secundário, onde já existia quase um ano completo só para o linux em uma disciplina), que têm permitido a evolução do lunix, e mais que esta evolução, um ganho financeiro e investimento nos recursos do próprio pais, pois assim o governo brasileiro irá contratar enginheiros e tecnicos internos e muitos programadores também. Em Portugal isso não acontece e também acho que qualquer dia até os professores devem ser despedidos, para então a Microsoft colocar aqui os seus professores e obrigarem todos os alunos a comprar um cumputador com o Windows Vista. lol

ps: Desculpem o desabafo, nem professor sou, mas ...
Várias vezes já disse neste forum que a informática é a maior ferramenta de trabalho que o homem já inventou.  O software livre permite que você desenvolva esta ferramenta e se torne independente.  Já o software proprietário mantém você cativo e preso naqueles que são detentores deste tipo de software.  A tecnologia da informação é estratégica para qualquer país ou empresa, sendo assim, não é nenhum pouco sensato ficar dependente de outros. 
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

galactus

Citação de: vitor online 26 de Abril de 2008, 09:29
É bom que eles sempre mantenham uma atualização, mesmo sendo pequena.
E ae galactus, já baixou e testou?!

Tentei baixar 3 vezes, mas não vai!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Chucknoris

Na escola em que trabalho temos um laboratório com 10 computadores com a versão educacional 1.0 e serão atualizadas em breve para a 2.0, a plataforma é Debian...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

samuelbh

Dei uma olhada na distro, depois vou tentar baixar a iso e testar via Virtualbox. Aliás, estou impressionado com o Virtualbox. Fantástico!

Agora sim virarei um grande testador de distros sem comprometer minhas partições.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

jefferson Andre da Silva

Muito bom isso, na associacao comercial de minha cidade consegue migrar tudo para linux mas sao apenas 10 computadores, mas isso ja chamou a atencao de outras associacoes que ja vieram ver o desempenho e a economia.

Na faculdade temos em torno de 100 computadores mas tá dificil deles migrarem para linux pq ja tem as licensas M$ adquiridas.

Mas continou tentando fazer o CPD a mudar de ideia, o importante é "Retroceder nunca, render-se jamais" kkkkkk

Abraços

NewbieLinux

Que legal!!!

Gostei muito de saber disso! Quanto antes o governo lançar um programa para ensinar linux para os alunos melhor, pois se as crianças aprenderem a usar o linux primeiro que o windows estamos feitos!!! Hehehehe.

Abraço a todos.
"O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Substituir mulher por Linux faz mal a saúde, podendo provocar fanatismo, dificuldade de relacionamento interpessoal, agressividade e a idiota idéia de que todos têm de pensar igual a você. Recomenda-se o uso do Linux acompanhado de bons momentes de lazer LONGE DO COMPUTADOR, preferencialmente com uma acompanhante." :P

Bud Spencer

O meu comentário a seguir é um comentário voltado pra verdade. Não tenho preferência especial por sistema nenhum:

Ainda acho que o Ubuntu devia ser implantado no lugar desse, pois o Ubuntu dos mais fáceis é o mais leve

Citação de: NewbieLinux online 04 de Maio de 2008, 21:58
Que legal!!!
Gostei muito de saber disso! Quanto antes o governo lançar um programa para ensinar linux para os alunos melhor, pois se as crianças aprenderem a usar o linux primeiro que o windows estamos feitos!!! Hehehehe.

Cara você está iludido achando que essa estratégia vai derrubar o Windows... Não vai ter vencerdor
O Windows não vai ser derrubado, da mesma forma que o Linux também não vai.

É bom sim o governo investir em um novo sistema de preferência uma distro brasileira, incluindo o Brasil fortemente da área de produção de Sistema Operacional.

Mas tem vários fatores ainda que faz o Linux mesmo sendo aprendido na escola, as crianças muitas deles irão usar Windows em casa porque:

-Muitos jogos de "marca" estão no Windows. E realmente apesar de ter muitos games EXCELENTES no Linux, os que empresas fazem estão muitas vezes a anos luz do Penguim.

- O linux vai ter que correr atrás e muito pra atender TODAS as necessidades do mundo.

- O Windows é muito fácil só perde pro Mac segundo users do Mac (Eu também acho isso). Pois os própios dizer que esse Unix mamão com açucar foi feito pra gente burra muito anta (estou repetindo frases dos MAC LOVERS). O windows segundo eles é pra pessoas inteligentes e o Linux é pra gênios.

-Apoio Sim a liberdade de escolha, tanto que o Linux está esquecendo de uma coisa:
Nem todos vão querer ser Geeks e não adianta convencer a criança como se convence uma pessoa virar padre.
O Linux foi feito principalmente pra vc mesmo ser criaDOR de aplicativos. Mas quando nos referimos a liberdade, tem que ser livre de acordo com a cabeça de cada um. A maioria esmagadora quer ser user final. Sempre vão existir hackers, geeks e programadores. Mas o mundo tem várias lacunas (me refiro a profissoes e etc) a ser preenchidas pois cada um vai usar o computador de um modo.

O meu objetivo da Liberdade é que o Brasil fabrique sistemas e também para os exterior pra ganhar $$$

Pois pra uma coisa dar certo é necessário que as pessoas precisem da gente pra resolver a nessecidade.

Removido pela Moderação.

NewbieLinux

Citação de: Bud Spencer online 05 de Maio de 2008, 11:35
O meu comentário a seguir é um comentário voltado pra verdade. Não tenho preferência especial por sistema nenhum:

Ainda acho que o Ubuntu devia ser implantado no lugar desse, pois o Ubuntu dos mais fáceis é o mais leve

Cara você está iludido achando que essa estratégia vai derrubar o Windows... Não vai ter vencerdor
O Windows não vai ser derrubado, da mesma forma que o Linux também não vai.

É bom sim o governo investir em um novo sistema de preferência uma distro brasileira, incluindo o Brasil fortemente da área de produção de Sistema Operacional.

Mas tem vários fatores ainda que faz o Linux mesmo sendo aprendido na escola, as crianças muitas deles irão usar Windows em casa porque:

-Muitos jogos de "marca" estão no Windows. E realmente apesar de ter muitos games EXCELENTES no Linux, os que empresas fazem estão muitas vezes a anos luz do Penguim.

- O linux vai ter que correr atrás e muito pra atender TODAS as necessidades do mundo.

- O Windows é muito fácil só perde pro Mac segundo users do Mac (Eu também acho isso). Pois os própios dizer que esse Unix mamão com açucar foi feito pra gente burra muito anta (estou repetindo frases dos MAC LOVERS). O windows segundo eles é pra pessoas inteligentes e o Linux é pra gênios.

-Apoio Sim a liberdade de escolha, tanto que o Linux está esquecendo de uma coisa:
Nem todos vão querer ser Geeks e não adianta convencer a criança como se convence uma pessoa virar padre.
O Linux foi feito principalmente pra vc mesmo ser criaDOR de aplicativos. Mas quando nos referimos a liberdade, tem que ser livre de acordo com a cabeça de cada um. A maioria esmagadora quer ser user final. Sempre vão existir hackers, geeks e programadores. Mas o mundo tem várias lacunas (me refiro a profissoes e etc) a ser preenchidas pois cada um vai usar o computador de um modo.

O meu objetivo da Liberdade é que o Brasil fabrique sistemas e também para os exterior pra ganhar $$$

Pois pra uma coisa dar certo é necessário que as pessoas precisem da gente pra resolver a nessecidade.

Não discordo de nada do que você falou, em momento nenhum falei em derrubar o Windows, disse que se as crianças aprendessem o Linux pimeiro, ele estaria feito. Qual é o grande problema (pelo menos na minha opinião) do linux hoje? Convencer os usuários que aprenderam informática com o Windows a nem que seja experimentar o Linux. Se as pessoas aprenderem primeiro o linux com certeza o adotarão como sistema padrão, porque ele é melhor, e acabarão por utilizar o windows só pra jogos e outras poucas coisas mesmo, como você falou. Me entendeu agora?

Abraço a todos.
"O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Substituir mulher por Linux faz mal a saúde, podendo provocar fanatismo, dificuldade de relacionamento interpessoal, agressividade e a idiota idéia de que todos têm de pensar igual a você. Recomenda-se o uso do Linux acompanhado de bons momentes de lazer LONGE DO COMPUTADOR, preferencialmente com uma acompanhante." :P

Nossile

Citação de: NewbieLinux online 05 de Maio de 2008, 23:23

Ou você é amigo do Nossile? (Se não entendeu essa última pergunta deixa pra lá, é outra história).

Abraço a todos.

???

1º acho totalmente válido o projeto, 2º não entendi o porquê do colega citar meu nick.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

NewbieLinux

Já retirei o comentário, aliás nem sei porque o fiz, não gosto de falar dos outros sem que eles tenham chance de se defender, acho covardia.

Bud Spencer

Citação de: NewbieLinux online 05 de Maio de 2008, 23:23
Não discordo de nada do que você falou, em momento nenhum falei em derrubar o Windows, disse que se as crianças aprendessem o Linux pimeiro, ele estaria feito. Qual é o grande problema (pelo menos na minha opinião) do linux hoje? Convencer os usuários que aprenderam informática com o Windows a nem que seja experimentar o Linux. Se as pessoas aprenderem primeiro o linux com certeza o adotarão como sistema padrão, porque ele é melhor, e acabarão por utilizar o windows só pra jogos e outras poucas coisas mesmo, como você falou. Me entendeu agora?

Abraço a todos.
Vou mais além do seu raciocínio... Não quero o Windows só pra jogos e o Linux pra tarefas mais importantes. Eu não quero ser Dual Boot! Quero ter apenas um Sistema na minha máquina.

Quero que apenas o mercado de sistemas tenha cocorrência digna.
Eu não quero morte de nenhum sistema porque quando mais sistemas tiver, mais dificil será os Hackers invadirem, Vai existir games multiplatformas, Não existirá monopólio pois monopólio gera comodidade e já que não tem saída você vai ter que aceitar o que lhes impuserem e pronto! E não pensem vocês que se existisse o Linux apenas no mundo seria as mil maravilhas não.

Eu quero ser um cara livre que possa fazer escolhas e não ter que ficar alternando de sistema porque nenhum dos dois satisfazem totalmente minhas necessidades...

E repito mais uma vez... Ainda bato forte nessa tecla. Acho que o Brasil podia fechar uma parceria forte com a Canonical, ou  a RED HAT ou a SuSe.

Pois apesar dos Linux quando bem configurados voarem, quando o Linux é mantido por uma empresa que ouve o que o usuário final quer como a Canonical, mais rápido será difundido o Linux

Não ignoro as distros volutárias sem um apoio $$$$.

Removido pela Moderação.

Nossile

Citação de: NewbieLinux online 06 de Maio de 2008, 08:34
Já retirei o comentário, aliás nem sei porque o fiz, não gosto de falar dos outros sem que eles tenham chance de se defender, acho covardia.

Pois pode falar o que quiser (dentro das regras, óbvio) pois chance de réplica (e não "defesa" pois não tenho que me defender de nada aqui) não faltará aqui, só tente ser mais claro quando o fizer ok.

...

Voltando ao assunto do tópico, penso que o ensino do Linux em escolas é extremamente benéfico, é uma oportunidade do usuário ter contato com o sistema antes de ser exposto a todos os preconceitos que muitas vezes impedem que o mesmo considere a opção além da proprietária.

Em relação ao jogos, as empresas só vão começar a lançar produtos para Linux quando existir um grande número de usuários.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y