Atualização para novo kernel - 2.6.25

Iniciado por IgorM0L, 23 de Abril de 2008, 19:04

tópico anterior - próximo tópico

IgorM0L

Bom, atualmente a mais nova versao do kernel eh a 2.6.25, e acho interessante ir postando como um informativo as novas alteracoes no kernel.
  Entre as novidades, há a inclusão do driver ath5k para conexão wireless da Atheros, suporte a LatencyTop, vários recursos para o novo sistema de arquivos ext4, suporte para o protocolo CAN (Controller Area Network), o retorno do system call timerfd(), o módulo de segurança SMACK e um melhor suporte para chipsets gráficos ATI R500 e Intel, entre outros.

Eu fiz a instalacao dele em meu Slackware 12.0 e Ubuntu 7.10. Esta rodando perfeitamente.
igormol@desktop:~$ uname -r
2.6.25-ubuntu

Apenas tive que baixar o driver da NVIDIA 173.08, que mesmo estando na versao BETA esta funcionando pefeitamente, e eh a unica com suporte a nova API do kernel. Tive tambem que ativar nos modulos do kernel o modulo do Intel HDA Sound, para suportar minha placa de som e adicionar o suporte a HD Sata.
  Para fazer a compilacao, podem seguir de exemplo os comandos que utitilizei:

sudo su
apt-get install build-essential kernel-package libncurses5-dev fakeroot wget bzip2
cd /usr/src
wget -c ftp://ftp.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.25.tar.bz2
tar -xvvjf linux-2.6.25.tar.bz2
rm linux
ln -s linux-2.6.25 linux
cd linux
make menuconfig
fakeroot make-kpkg –initrd –append-to-version=-ubuntu kernel_image kernel_headers
cd ..
dpkg -i *.deb

Se alguem quizer ajuda com o driver da NVIDIA, estou a disposicao.
  Obrigado e desculpem, nao escrevo muito bem.  ;)

morpheu

Olá amigo!

Estou querendo experimentar esse kernel no novo Ubuntu hardy, só fiquei preocupado com a observação sobre o suporte a sata. O que exatamente voce teve que fazer? Mexeu na configuração ou teve que aplicar algum patch? A parte da nvidia é tranquilo, tem vários tutoriais sobre como instalar no "debian way", sem contar que o envy tem sido uma mão na roda nesse quesito.

maudy

Saberia dizer se este novo kernel deu uma atenção melhor ao chipset da família 965, da Intel, mais precisamente para a placa de vídeo X3100 ??

Abraços!

IgorM0L

Opa, blz?

Estou querendo experimentar esse kernel no novo Ubuntu hardy, só fiquei preocupado com a observação sobre o suporte a sata. O que exatamente voce teve que fazer? Mexeu na configuração ou teve que aplicar algum patch? A parte da nvidia é tranquilo, tem vários tutoriais sobre como instalar no "debian way", sem contar que o envy tem sido uma mão na roda nesse quesito.
Sobre o suporte a SATA, eu sofri um kernel panic uma unica vez pois eu esqueci de ativar; o suporte ao HD Sata nao esta vindo por padrao, basta entao vc ativar. Ele se econtra no menuconfig ou xconfig em: Device Drivers --> ATA/ATAPI/MFM/RLL support --> Support for SATA (deprecated; conflicts with libata SATA driver);
  Sobre o Ubuntu Hardy, eu ja estava com o kernel 2.6.25 no Gusty e fiz o upgrade para o Hardy, o kernel se manteve perfeitamente. Apenas tive de recompilar o driver da NVIDIA.

CitarSaberia dizer se este novo kernel deu uma atenção melhor ao chipset da família 965, da Intel, mais precisamente para a placa de vídeo X3100 ??
Esse parece que Linus e Compania estao comecando a trabalhar agora; esse kernel vem com varios novos drivers da Intel.
  Um dos mais novos relacionados a Intel eh:

CitarIntel 830M/845G/852GM/855GM/865G/915G/945G support (EXPERIMENTAL) (FB_INTEL)

This driver supports the on-board graphics built in to the Intel
830M/845G/852GM/855GM/865G/915G/915GM/945G/945GM chipsets.
Say Y if you have and plan to use such a board.

Repare que ainda esta em estado experimental.
  E outra coisa que esqueci de dizer: ja comecou as pequenas implementacoes de Ingo em relacao aos scheduler, em reposta as propostas do ex-desenvolvedor do kernel, Con Kolivas - lembram-se dele? Ja posso perceber um desempenho maior em multitarefas (nao eh efeito plascebo, hahaha.)

Obrigado!

maudy

Meu amigo, assim que tiver notícia que drivers novos da Intel forem surgindo, poste aqui, por favor!!!
Abração!

IgorM0L

Beleza!
Estou comecando a estudar mais o kernel do Linux, e entao acho que vou continuar com esses topicos a cada nova versao do kernel que for lancada.
:D

larbac2006

Olá

Fiz os comandos que dizes em cima, para fazer o update ao kernel do meu Ubuntu 8.04, mas no fim reiniciei e continuo com a versão 2.6.24-16. O que faltará??? Não tive erros na instalação (penso eu).

IgorM0L

Falta vc adicionar ao menu.lst o boot para o seu kernel.
Me diga qual particicao o seu Ubutnu esta instalado que eu lhe digo o que adicionar ao arquivo /boot/grub/menu.lst

Fiz um arquivo mais detalhado, com parelelo de instalacao do kernel entre Ubuntu e Slackware, veja: http://www.yrado.net/artigos/kernel2.6.25.php

Me add. no MSN qualquer coisa: igormol[at]hotmail.com

larbac2006

Olá

Este é um pedaço do meu Grub:
title           Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-16-generic
root            (hd0,0)
kernel          /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=UUID=badb9e16-cb15-4378-92b7-044a3dfd82ed ro quiet splash
initrd          /boot/initrd.img-2.6.24-16-generic
quiet

title           Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-16-generic (recovery mode)
root            (hd0,0)
kernel          /boot/vmlinuz-2.6.24-16-generic root=UUID=badb9e16-cb15-4378-92b7-044a3dfd82ed ro single
initrd          /boot/initrd.img-2.6.24-16-generic

title           Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-15-generic
root            (hd0,0)
kernel          /boot/vmlinuz-2.6.24-15-generic root=UUID=badb9e16-cb15-4378-92b7-044a3dfd82ed ro quiet splash
initrd          /boot/initrd.img-2.6.24-15-generic

O que devo colocar então para o kernel 2.6.25? Como adicionar isso ao Grub??
Obrigado

IgorM0L

Abra o arquivo do grub com o seguinte comando:
sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Agora, cole no final dele esse trexo de codigo:
title           Ubuntu 8.04, kernel 2.6.25
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.25-ubuntu root=UUID=26ca415f-bc6d-4cab-a1e4-9742946d8861 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.25-ubuntu
quiet

Qualquer coisa mais especifca, pode me add. no MSN.

Obs: Antes de fazer a altereçao, por favor imprima aqui o resultado do comando: ls /boot

larbac2006

Olá

Aqui fica:

lsnuno@nuno-laptop:~$ ls /boot
abi-2.6.24-12-generic             initrd.img-2.6.24-16-generic.bak
abi-2.6.24-15-generic             initrd.img-2.6.24-8-generic
abi-2.6.24-16-generic             initrd.img-2.6.24-8-generic.bak
abi-2.6.24-8-generic              memtest86+.bin
config-2.6.24-12-generic          System.map-2.6.24-12-generic
config-2.6.24-15-generic          System.map-2.6.24-15-generic
config-2.6.24-16-generic          System.map-2.6.24-16-generic
config-2.6.24-8-generic           System.map-2.6.24-8-generic
config-2.6.25-ubuntu              System.map-2.6.25-ubuntu
grub                              vmlinuz-2.6.24-12-generic
initrd.img-2.6.24-12-generic      vmlinuz-2.6.24-15-generic
initrd.img-2.6.24-12-generic.bak  vmlinuz-2.6.24-16-generic
initrd.img-2.6.24-15-generic      vmlinuz-2.6.24-8-generic
initrd.img-2.6.24-15-generic.bak  vmlinuz-2.6.25-ubuntu
initrd.img-2.6.24-16-generic
nuno@nuno-laptop:~$

Obrigado

IgorM0L

Pode adicionar entao...
Caso de qualquer problema, entre com um dos kernels antigos.

adrboliveira

/usr/src/linux# fakeroot make-kpkg –initrd –append-to-version=-ubuntu kernel_image kernel_headers
Error: Unknown target –initrd Unknown target –append-to-version=-ubuntu
use --targets to display help on valid targets.

Sabe o que pode ser?
Adriano Oliveira
São Luís-MA

larbac2006

Obrigado IgorMOL

Logo vou testar e depois digo como correu.
Mas para já outra coisa: quando tento fazer os updates, diz-me que o kernel 2.6.25 não está bem, que necessita de ser reinstalado, qualquer coisa assim, e não actualiza. Será por não ter arrancado com o kernel 2.6.25??

IgorM0L

Citação de: adrboliveira online 07 de Maio de 2008, 00:23
/usr/src/linux# fakeroot make-kpkg –initrd –append-to-version=-ubuntu kernel_image kernel_headers
Error: Unknown target –initrd Unknown target –append-to-version=-ubuntu
use --targets to display help on valid targets.

Sabe o que pode ser?

Use extamente assim:
fakeroot make-kpkg --initrd --append-to-version=-ubuntu kernel_image kernel_headers

Vc rodou com esse tipo de ifen:
  Tem que ser a uniao de dois ifens comuns: --