Internet via Rádio - VPN

Iniciado por bizello, 19 de Abril de 2008, 10:18

tópico anterior - próximo tópico

bizello

Amigos,

Já procurei nos fóruns, mas as mensagens postadas não se encaixaram ou não soube interpretá-las pois sou novo com o Linux.

No meu trabalho, consegui instalar tranquilo o Ubuntu 7.04, pois lá o acesso é "direto". Bastou informar IP (fixo), DNS e etc do meu micro e tudo deu certo. Mas aqui em casa tá difícil.
A situação em casa é a seguinte: tenho internet via rádio por VPN. O suporte disse que não conseguiu, ainda, fazer funcionar o acesso VPN no linux. Já li que tem gente que conseguiu.
No ruindows tudo funciona, pelo menos consigo acessar a internet.
Inicialmente, na Conexão local, coloco um IP e uma máscara de sub-rede, não há DNS. Depois disso crio uma VPN e informo outro IP (diferente do primeiro), o TCP fica com IP automático, não há necessidade de informar DNS. É preciso também informar proxy para os navegadores.
Instalei o Ubuntu a partir do CD, mas muitos pacotes não vieram. Alguns comandos básicos não estão instalados e não tenho como instalar pela rede pois não consigo acessar a internet. Parece biscoito cream cracker, "é fresquinho por que vende mais, vende mais por que é fresquinho".
Assim, na tentativa de atualizar e instalar alguns pacotes a mais, baixei um CD Addons e adicionei pelo Synaptic, a maioria deu certo, porém alguns pacotes falharam. Peguei todos os arquivos baixados no micro do trabalho que estavam no diretório /var/cache/archives e gravei num cd, mas em casa não consegui mapear o CD pois recebo a mensagem de que não é um CD debian, então copiei para um diretório no desktop mas não consigo colocar este diretório como repositório.

Enfim... não sei se estou no caminho certo... só queria, primeiro, acesso a internet e depois aprender mais.

Agradeço pelas ajudas que certamente virão... e desculpas a quem já for "craque" no assunto.

Sérgio

Cleitonsb

Bom, quanto a internet não posso te ajudar muito, pois ainda não sei o que esse VPN. Eu uso internet via rádio tbem, mas nunca ouvi falar desse VPN. Quanto aos pacotes do repositório, faz o seguinte:

- Intala o programa APTON-CD (sudo apt-get install aptoncd) no PC do seu serviço.
- Com o Aptoncd, vc cria um cd de repositório, ai é só gravá-lo.
- Quando vc abrir o cd no seu pc, procure o pacote APTONCD, e inste-o no seu pc.
- Após instalado, abra o programa, e adcione todo o cd no seu repositorio. Muito simples.

Mais informação acesse esse http://aptoncd.sourceforge.net/

bizello

Cleiton,

Muito obrigado pela dica do repositório. Funcionou direitinho, montei o CD, que foi reconhecido como repositório assim como também foi restaurado pelo próprio APTONCD. Muito prático para mim que ainda não estou com o acesso funcionando.
Quanto à VPN quer dizer Virtual Private Network, não entendo muito sobre tipos de conexão, entretanto vc pode ter maiores detalhes em http://pt.wikipedia.org/wiki/VPN
muito obrigado.... assim que resolver o problema escreverei mais....
um abraço