Problema com o Nautilus em apenas um usuário. Resolvido

Iniciado por eduardogfr, 17 de Abril de 2008, 07:14

tópico anterior - próximo tópico

eduardogfr

Olá.

Atualizei para o Ubuntu 8.04. Quando inicio um dos quatro usuários, aparece a mensagem de que o Nautilus não conseguiu criar a pasta /home/usuario/.Trash/Área de Trabalho e diz para criar ou dar permissão para o Nautilus criar.
Criei a pasta com o comando mkdir, pois o nautilus não abre, não aceita mudar o papel de parede, não acontece nada quando clico com o botão direito na área de trabalho. Com isso ele abriu, mas continuou com os problemas. Quando inicio esse usuário novamente ele dá a mesma mensagem e não abre.
Há como arrumar ou devo excluir o úsuário e criar um novo?
Obrigado.

clcampos

Olha não entendi muito bem qual é o seu problema. E vou fazer umas perguntas.

• Porque o sistema da erro procurando o diretório Área de Trabalho dentro da lixeira (.Trash)?
  • Todas as permissões estão perfeitas dentro da $HOME deste usuário?
Código (Substitua o NOME_USUARIO pelo nome do usuário) Selecionar
chown -R NOME_USUARIO:NOME_USUARIO  /home/NOME_USUARIO
  • Você deletou o diretório Área de Trabalho (ou Desktop)?
  • Caso tudo esteja Ok você pode fazer um teste "zerando" o usuário:
    Código (Execute os comandos usando o terminal e estando logado com este usuário) Selecionar
    mkdir  ~/backup
    mv ~/.[A-z]*   ~/backup

Espero que algo te ajude.

[]'s

Cristiano
    Cristiano/Timóteo - MG
    .: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
    Com dúvida? pesquise!

eduardogfr

Me parece que esse usuário deletou a Area de Trabalho ou desktop de sua home.
    As permições em propriedades estão habilitadas, menos a de alterar o sistema.
    Com o 7.10 mesmo com o desktop deletado funcionava.
    Tentei o 1° comando:
    chown: grupo inválido: `pedro:pedro'
    Há como conseguir Ubuntu users?
    Obrigado

clcampos

A que grupo pertence o usuário? Basta adaptar o comando sabendo que a sintaxe é:

Citarchown -R  USUARIO:GRUPO_DO_USUARIO  caminho

Sendo:

-R: Define recursividade, ou seja, o diretório e tudo que tem dentro dele
    USUARIO: Um usuário válido (listado em /etc/passwd)
    GRUPO: Um grupo válido (listado em /etc/group)
    caminho: No seu caso um diretório (/home/USUARIO), mas pode ser um arquivo também.

Caso o usuário tenha deletado o diretório recrie ele, e veja todas as permissões, donos e grupos.
    Cristiano/Timóteo - MG
    Com dúvida? pesquise!

eduardogfr

Obrigado CLCAMPOS.

O usuário em questão está funcionando após o comando.
    Apenas não aparece o usuário na coluna da esquerda. Já começa com Área de Trabalho.
    Percebi que a pasta Área de Trabalho que estava em /home/usuário não corresponde aos arquivos na Área de Trabalho desse usuário.(foi deletada). Gostaria de arrumar isso também.

Tenho visto alguns de seus tópicos e percebo um grande conhecimento e vontade em ajudar.
    Um de seus tópicos me incentivou a estudar shell script. Parabéns.

100% Ubuntu 8.04

clcampos

Vamos por partes:

Citação de: eduardogfr online 18 de Abril de 2008, 16:51
    Obrigado CLCAMPOS.

O usuário em questão está funcionando após o comando.
    Apenas não aparece o usuário na coluna da esquerda. Já começa com Área de Trabalho.

Não entendi, como assim "não aparece o usuário na coluan da esquerda. Já começa com Área de Trabalho".

CitarPercebi que a pasta Área de Trabalho que estava em /home/usuário não corresponde aos arquivos na Área de Trabalho desse usuário.(foi deletada). Gostaria de arrumar isso também.

Bem, pensei em muita coisa sobre o tema, ai fui pesquisar e achei dois tópicos (listados abaixo) que não sei se resolveriam seu problema, a esperança seria a criação do diretório no momento das mudanças sugeridas... bem, deixa eu listar os tópicos:

Mas como disse não sei se isso resolveria, então me veio uma idéia meio doida (para não variar né... :P) que é a de zerar o usuário e assim deixar o sistema recriar a estrutura, e com ela o diretório em questão... eu disse que era doida a idéia, mas se quiser seguir tá abaixo o que deve fazer (para variar tudo sendo feito no terminal, e com o usuário com problemas):

Código (Criando um diretório para salvar tudo (afinal segurança é o mais importante)) Selecionar
    mkdir  ~/backup

Código (Movendo arquivos/diretórios de configuração do sistema/aplicativos para o bakcup) Selecionar
    mv  ~/.[A-z]*  ~/backup

Código (Movendo todo o resto dos arquivos para o backup também) Selecionar
    mv ~/*   ~/backup

Ai é reiniciar e torcer... espero que ajude, se for mesmo fazer.

CitarTenho visto alguns de seus tópicos e percebo um grande conhecimento e vontade em ajudar.
    Um de seus tópicos me incentivou a estudar shell script. Parabéns.

100% Ubuntu 8.04

Valeu, obrigado pelas palavras, e realmente sou fã de carteirinha de Shell Script... eu realmente adoro...

[]'s

Cristiano

obs.: Não sei se vale de consolo, mas a dica foi testada e funciona.
    Cristiano/Timóteo - MG
    Com dúvida? pesquise!

eduardogfr

Em Locais > Pasta Pessoal abre o Nautilus.
    Em meu usuário temos em Ver > painel lateral:

usuário
    Área de trabalho
    Sistema de arquivos
    Servidores de rede
    Lixeira

No usuário com problema:

Área de trabalho    (Não aparece o nome do usuário como um botão)
    Sistema de arquivos
    Servidores de rede
    Lixeira

Gostei das dicas dos tópicos e preciso ver mais sobre criar link.
    Pretendo fazer o que você sugeriu mesmo parecendo loucura. Mas tenho uma dúvida.
    O diretório ~/backup será criado na home do usuário?
    Terá poder de preservar os arquivos? Ele não vai ser mais um diretório na home?

Eduardo

clcampos

Citação de: eduardogfr online 18 de Abril de 2008, 19:33
    ...

Gostei das dicas dos tópicos e preciso ver mais sobre criar link.
    Pretendo fazer o que você sugeriu mesmo parecendo loucura. Mas tenho uma dúvida.

Pois é, eu considerei meio que loucura porque é meio que força bruta, mas demorei 20 minutos para enviar a mensagem (após ter escrito ela) porque queria testar antes.

CitarO diretório ~/backup será criado na home do usuário?

Exatamente, será criado na $HOME do usuário, e os comandos foram descritos de forma a serem executados por ele, e apenas por ele.

CitarTerá poder de preservar os arquivos? Ele não vai ser mais um diretório na home?

Eduardo

Todos os arquivos do usuário serão preservados (afinal foram movidos para dentro de ~/backup) executando-se assim (como disse eu testei), tanto os arquivos do usuário como as configurações dele.

A dica fará você "zerar" as configurações do usuário, então o sistema irá criar os diretórios usados por ele (Área de Trabalho, Documentos, Músicas e etc), e todos os arquivos de configuração, apresentando ao usuário a área de trabalho apresentada pela primeira vez.

Após isto você poderá voltar os arquivos do diretório ~/backup e até as configurações (arquivos/diretórios iniciados com ponto) mas tenha cuidado neste segundo caso para evitar problemas.

[]'s

Cristiano

Cristiano/Timóteo - MG
    Com dúvida? pesquise!

eduardogfr

Funcionou zerar a home, os diretórios foram recriados, mas...
    Está meio estranho a questão da home e da Área de Trabalho.
    Na pasta home o ícone do usuáro aparece com um símbolo da Área de Trabalho. (não sei como coloco imagens aqui)
    Em Locais > Pasta Pessoal
    No painel lateral continua sem o nome do usuário, começando com Área de Trabalho.
    Percebi que Área de Trabalho e nome do usuário representam a mesma coisa, pois o que é colocado na pasta do usuário aparece também na Área de Trabalho e vise versa.
    Ao abrir ou salvar um documento aparece o símbolo da Área de Trabalho com o nome do usuário.
    E na pasta do úsuário existe um diretório Área de Trabalho vazio e o que é gravado nele não aparece na Área de Trabalho.
    Está bem confuso, se der para eu colocar imagens aqui...

clcampos

Engraçado que antes de postar a dica eu fiz o seguinte:

• Criei um usuário
    • Entrei com ele, usei um pouco
    • Deletei o diretório Área de Trabalho
    • Passou a dar problemas no nautilus
    • Usei a dica, e reiniciei o sistema
    • E tudo voltou ao normal

Bem, aparentemente o sistema ainda vê a $HOME do usuário como se fosse a Área de Trabalho. Dei uma pesquisa nos arquivos de configuração no meu sistema mas não achei nada, mas vou dar uma pesquisa no fórum e na internet.

Caso ache a solução não deixe de postá-la aqui.

[]'s

Cristiano
    Cristiano/Timóteo - MG
    Com dúvida? pesquise!

eduardogfr

Obrigado.

Criei um novo usuário. Preservei apenas o diretório Área de trabalho, deletei o restante e copiei os arquivos do diretório backup do usuário com problema. O Nautilus do novo usuário travou (não abriu). Presumi que o problema veio junto.
    Removi o novo usuário e deletei sua pasta na home.
    Gravei todos os arquivos do usuário com problemas em DVDs. Criei novamente o novo usuário e copiamos os arquivos.
    Alguns dos que foram copiados ficaram com os cadeados. Achei estranho pois foram copiados do DVD. Usei o comando chown e a maioria ficou com permissão para o novo usuário. Alguns o novo usuário teve que ir em propriedades e mudar a permissão para leitura e escrita.
    Mantive o usuário com problemas para tentar resolver. Podemos fazer experiências.

clcampos

Caso queira mudar o dono de vários arquivos dentro de um diretório e dos arquivos que estão abaixo deste diretório você pode:

chown  -R   USUARIO   /caminho/diretório

Caso queira mudar o grupo de vários arquivos dentro de um diretório e dos arquivos que estão abaixo deste diretório você pode:

chgrp  -R   GRUPO   /caminho/diretório

Caso queira mudar o dono/grupo de vários arquivos dentro de um diretório e dos arquivos que estão abaixo deste diretório você pode:

chown  -R   USUARIO:GRUPO   /caminho/diretório

Caso queira mudar a permissão de vários arquivos dentro de um diretório e dos arquivos que estão abaixo deste diretório você pode:

chown  -R   PERMISSÃO   /caminho/diretório

Assim você consegue acertar as permissões de uma vez só e de tudo.

[]'s

Cristiano

Cristiano/Timóteo - MG
    Com dúvida? pesquise!

eduardogfr

Cristiano, muito obrigado.

CitarTodos os arquivos do usuário serão preservados (afinal foram movidos para dentro de ~/backup) executando-se assim (como disse eu testei), tanto os arquivos do usuário como as configurações dele.

A dica fará você "zerar" as configurações do usuário, então o sistema irá criar os diretórios usados por ele (Área de Trabalho, Documentos, Músicas e etc), e todos os arquivos de configuração, apresentando ao usuário a área de trabalho apresentada pela primeira vez.

Fiz o seguinte:
    Zerei a home deixando apenas os arquivos no diretório backup. (inclusive os ocultos)
    Reiniciei o X (Ctrl+Alt+Backspace) e lá estava o Nautilus do usuário perfeito, tudo no seu lugar.
    Entrei em backup  exibi os ocultos copiei e colei na home, mandei mesclar. Deu problema novamente.
    Como eu percebi que o erro veio com os arquivos de backup, repeti a operação (Não foi necessário reiniciar o micro)
    Colei os arquivos de backup sem os ocultos e agora está ok. se perceber algum problema reporto aqui.

Estou totalmente satisfeito com o Ubuntu. Comecei tentando instalar no meu pc o Conectiva acho que na 1ª ou segunda versão. Não existia quase nada de documentação em português, os hardware não eram compatíveis, fiquei quase doido para fazer meu monitor funcionar. Detestava o win, vendi meu pc e passei anos sem computador.
    No ano passado peguei um celeron 400 com 32 de ham e para testar instalei o kurumin light 7.
    Foi uma febre, estava no Shell com o site guiadohardware. Poderia viver sem o wim. Conheci o Ubuntu 5, comprei uma boa máquina e estou 100% Ubuntu 8.04.
    Fiquei impressionado com a atualização do 7.10 para o 8.04. Dei o comando, ficou umas 18h baixando e configurando (minha internet é de 250 kbps) e lá estava o Ubuntu 8.04.
    Não precisei fazer nada, preservou meus arquivos, minhas configuração e os programas instalados.
    Agora entendo o que é não ter que formatar o hd.
    A equipe Ubuntu está de parabéns. Este fórum também.

Eduardo
    ubuntu user #21740