Instalando Ubuntu 7.10 com Vista Home Basic (espaço no hd)

Iniciado por newboxters, 16 de Abril de 2008, 19:12

tópico anterior - próximo tópico

newboxters

Olá pessoal, sou novato no Linux, já estou lendo várias coisas na documentação e já li muitas coisas que fizeram com que eu decidisse testar o Linux (usando o Ubuntu). Eu já baixei o Ubuntu 7.10 gravei em CD e rodei direto do CD pra dar uma testada e me pareceu ser excelente, bem mais rápido que o Vista que tava detonando meu pc que é razoável (512 mb de ram, 2.8 Ghz, 80 GB hd, celeron D) e não suporta tantos recursos desse pesado vista.

Então eu estava lendo a parte da documentação:
http://wiki.ubuntu-br.org/InstalandoUbuntuEmHdComWindows
Instalando o Ubuntu em um HD com Windows

Entendi praticamente tudo que está muito bem explicado lá, mas eu tive uma dúvida (devido a uma possível insegurança de falta de espaço no hd).
Há uma nota no final: Lembrando que este procedimento não é 100% garantindo, pois o redimensionamento pega áreas de uso do Windows. Ao contrário do que eu fiz, deixe uma grande margem de falha. Por exemplo, se o seu HD é de 40GB e está sendo usado uns 12, passe o desfragmentador e no particionamento, selecione uns 20GB para o Ubuntu.

Então, meu HD é de 80 GB. Entretanto estou usando 60 GB (preciso fazer uma limpezinha e começar a gravar vários arquivos em DVD), mas por enquanto tenho a necessidade de deixar assim, então resta menos que 20 GB de espaço livre.

Minha dúvida é, como posso fazer a divisão do HD? Eu sei que o Vista usa quase 5 GB de HD, mas eu devo contar os arquivos também do Windows? Então quanto vocês me aconselham a liberar para o Linux?

Obrigado.

jomafras

Para o Ubuntu 15 Gb tá de muito bom tamanho (mesmo se vc instala muita coisa).
Desses 15 vc pode separar de 512 a 1 Gb para swap.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

newboxters

Ok, obrigado pela dica.

Mas agora eu fui instalar o Linux, seguindo o tutorial
http://wiki.ubuntu-br.org/InstalandoUbuntuEmHdComWindows

Mas na etapa 4 quando para particionar o HD eu fiquei com uma dúvida:
http://img515.imageshack.us/img515/6213/capturadatela10ii2.jpg

O espaço que aparece ali eu deixo 15 GB que é quanto eu vou usar no linux ou eu faço o inverso e deixo 65GB que é quanto eu vou usar no Windows?

Bom, e por curiosidade eu cliquei também no "Manual", não lembro onde eu li isso, mas parece que dizia que nessa parte manual era pra mostrar a partição do Linux e do Windows mas só apareceu a partição pro Linux, mas acho que isso não tem nada a ver né?

jomafras

Vc deve criar primeiro a partição para instalar o Linux (Ext3) e também a swap.
Pode usar o gParted do Live CD ou Partition Magic do Windows.
Vc redimensiona a sua partição Windows deixando um espaço livre de 15 GB no final dela.
Depois de criada as partições vc vai escolher MANUAL na etapa do Particionador na instalação.
Canal do YouTube - Blog

newboxters

Então só pra ver se eu entendi e apesar de eu já ter feito backup não precisar restaurar os quase 50 GB que tenho em um maço de DVD. hehe

1) Eu coloco o CD do Ubuntu, reinicio o PC e executo o Linux pelo CD.
2) Depois estando no Linux eu entro no gParted e faço a divisão do HD, aparecendo na tela 15 GB que será o espaço livre para o Linux?
3) Depois disso, daí eu vou no ícone "Instalar" ou algo assim na desktop do linux e quando chegar nessa etapa 4 eu seleciono o manual que daí sim vai aparecer as partições do Windows Vista e do Ubuntu e daí eu seleciono Ubuntu e prossigo até instalação concluir?

jomafras

Isso mesmo...não esqueça de criar pelo gParted a Ext3 e a swap no espaço livre de 15 Gb.
Canal do YouTube - Blog

newboxters

Ok, deu certo sim, muito obrigado pela ajuda.
Agora só preciso ir pegando o jeito do SO. rsrssr

Aliás, uma dúvida que eu andei lendo: no Ubuntu o acesso com Internet a modem (discado) é difícil funcionar?