Instalando Ubuntu 7.10 com Vista Home Basic (espaço no hd)

Iniciado por newboxters, 16 de Abril de 2008, 19:12

tópico anterior - próximo tópico

newboxters

Olá pessoal, sou novato no Linux, já estou lendo várias coisas na documentação e já li muitas coisas que fizeram com que eu decidisse testar o Linux (usando o Ubuntu). Eu já baixei o Ubuntu 7.10 gravei em CD e rodei direto do CD pra dar uma testada e me pareceu ser excelente, bem mais rápido que o Vista que tava detonando meu pc que é razoável (512 mb de ram, 2.8 Ghz, 80 GB hd, celeron D) e não suporta tantos recursos desse pesado vista.

Então eu estava lendo a parte da documentação:
http://wiki.ubuntu-br.org/InstalandoUbuntuEmHdComWindows
Instalando o Ubuntu em um HD com Windows

Entendi praticamente tudo que está muito bem explicado lá, mas eu tive uma dúvida (devido a uma possível insegurança de falta de espaço no hd).
Há uma nota no final: Lembrando que este procedimento não é 100% garantindo, pois o redimensionamento pega áreas de uso do Windows. Ao contrário do que eu fiz, deixe uma grande margem de falha. Por exemplo, se o seu HD é de 40GB e está sendo usado uns 12, passe o desfragmentador e no particionamento, selecione uns 20GB para o Ubuntu.

Então, meu HD é de 80 GB. Entretanto estou usando 60 GB (preciso fazer uma limpezinha e começar a gravar vários arquivos em DVD), mas por enquanto tenho a necessidade de deixar assim, então resta menos que 20 GB de espaço livre.

Minha dúvida é, como posso fazer a divisão do HD? Eu sei que o Vista usa quase 5 GB de HD, mas eu devo contar os arquivos também do Windows? Então quanto vocês me aconselham a liberar para o Linux?

Obrigado.

jomafras

Para o Ubuntu 15 Gb tá de muito bom tamanho (mesmo se vc instala muita coisa).
Desses 15 vc pode separar de 512 a 1 Gb para swap.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

newboxters

Ok, obrigado pela dica.