Dúvidas em fazer um Dual-Boot

Iniciado por shadowrsm, 14 de Abril de 2008, 10:08

tópico anterior - próximo tópico

shadowrsm

Bom dia á todos,
eu lí um tópico aqui mesmo do fórum referente á Dual-Boot de sistemas, mas sinceramente estou com muitas dúvidas, ou seja, eu tenho um computador rodando o Windows Vista e o mesmo tem 120GB de HD, o Windows Vista está instalado direitinho e vendo que está utilizando ao total de uns 20GB eu ainda tenho 100GB de HD livre e neste 100GB eu queria deixar assim a partição, 70GB para o Windows e 50GB para o Ubuntu, mas lendo aquele tópico eu percebi que é necessário particionar o HD para fazer dual-boot, mas eu nunca fiz partição com o já HD contendo informação, então estou com receio de fazer, pois tenho "medo" de perder as informações que já estão instaladas no caso do Windows Vista e demais programas, então teria como particionar corretamente da forma que eu disse e também como posso na hora de instalar o Ubuntu informa ao sistema que é para utilizar o outro particionamento ao invés do que está o Windows Vista, pois não tenho a mínima idéia de fazer isso e mesmo no tópico eles pedem para utilizar um software chamado Paragon Partition Manager, mas o mesmo é pago e em sua forma trial eu vejo que ele não faz partições com dados ativos no HD. E também um fato importante na instalação, vejo que preciso criar HD1, EXT??? e um tal de Swap, peço a gentileza á vocês que me expliquem o que quer dizer estes diretórios, ou sei lá o que seja e também se podem me orientar baseado no particionamento que pretendo de 50GB, quantos Gigas eu coloco para cada particionamento ou diretório Linux Ubuntu?

Grato á quem puder me ajudar,
Renato.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

agente100gelo

Na instalação assistida do Ubuntu você informa quanto de Mbs do Windows você quer deixar com o Ubuntu. O resto o Ubuntu faz sozinho.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

shadowrsm

OK amigo, então mesmo tendo uma partição só de 120GB à qual está o Windows, eu somente preciso informar na hora da instalação naquele processo de particionamento como -> MANUAL <- e declarar as partições padrões do Linux o seu espaço que desejo utilizar, o mesmo particionaria corretamente e não formataria a partição aonde se encontra o Windows, ou seja, ele particionaria o meu HD conforme o requisitado na instalação sabendo que determinada área do HD contém informação e que a mesma área será poupada até 70GB e depois deste ponto dos 70GB o mesmo instalaria nos 50GB restantes o Linux Ubuntu?

Ele faria isso tudo automaticamente, lembrando que preciso declarar o particionamento manual?

Grato,
Renato.

agente100gelo

Renato,

Não. No particionamento manual você terá que especificar as partições, redimensionar a do Windows, etc.
Na assistida o Ubuntu já faz tudo bastando dizer quanto da partição Windows você quer dedicar ao Linux.

Bem... se for na manual (o Ubuntu tem um particionador gráfico), sugiro:
/dev/sda1 (ou hda1) Windows
/dev/sda2 (ou hda1 ou ainda sda5/hda5) ext3 com 15 Gb para /
/dev/sda3 ext3 com 34 Gb para /home
/dev/sdaX swap com 1Gb

Marcopolo

Amigo agente100gelo, a reboque em sua resposta, lhe pergunto se eu posso fazer ao contrário, ou seja, aumentar uma partição que está com o Windows, que no caso é de 20 GB e eu desejo aumentar mais uns 10 GB e deixar 50 pro Ubuntu, já que o HD SATA é de 80 GB?

Gde abraço,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

agente100gelo

Citação de: Marcopolo online 14 de Abril de 2008, 11:00
Amigo agente100gelo, a reboque em sua resposta, lhe pergunto se eu posso fazer ao contrário, ou seja, aumentar uma partição que está com o Windows, que no caso é de 20 GB e eu desejo aumentar mais uns 10 GB e deixar 50 pro Ubuntu, já que o HD SATA é de 80 GB?
Gde abraço,
Marcopolo.

A princípio não teria problema com o Windows. Pode ser que dê com o Ubuntu (problema no UUID) mas poderia ser contornado com um Live CD.

shadowrsm

Caro agente100gelo, desculpe minha "falta de conhecimento", mas o que seria partição assistida?

agente100gelo

Citação de: shadowrsm online 14 de Abril de 2008, 11:06
Caro agente100gelo, desculpe minha "falta de conhecimento", mas o que seria partição assistida?

Que é isso amigo :)

Assistida é o particionamento feito automaticamente pelo Ubuntu, você só puxa uma barra para dizer o tamanho que deseja. Pode ser que seja outro nome pois faz tempo que não instalo do zero o Ubuntu.
Tem 3 opções: Um assistida, outra manual e outra para instalar em todo HD (não escolha essa pois apagará o seu Windows).

Marcopolo

Citação de: agente100gelo online 14 de Abril de 2008, 11:04

A princípio não teria problema com o Windows. Pode ser que dê com o Ubuntu (problema no UUID) mas poderia ser contornado com um Live CD.

Nesse caso, deixo como está, pois logo logo passarei para a versão 8.04.
Muito obrigado,

[ ]s,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

shadowrsm

Amigo, muito obrigado por suas dicas, então já me decidi, vou fazer o particionamento pelo modo "Assistido" assim ficará mais fácil para mim! Só estou esperando lançar a versão final do Ubuntu 8.04 para que eu possa baixar e instalar  ;D

Grato!

ciperlone

Convém desfragmentar o disco antes de fazer a partição, para reordenar os ficheiros, e verificar que todos os ficheiros do Windows estão no início do disco... Se fizeres uma partição sem desfragmentares o disco, corres o risco de escrever por cima de ficheiros importantes, ou de particionares o disco e ficarem ficheiros de um sistema operativo na outra partição.
20 GB é mais do que suficiente para um Sistema Operativo. O que eu aconselho é a teres 20 GB para cada SO, e o resto para dados...

Como é óbvio, nestes processos delicados convém sempre fazer um backup total do disco (podes usar o PartImage, que acho excelente. já me salvou muitas dores de cabeça)
Vive dependente, ou faz o teu próprio mundo...

shadowrsm

Obrigado ciperlone, vou tomar todas as medidas necessárias antes de particionar  :)

shadowrsm

Amigos, me desculpem por estar novamente neste tópico, mas me aconteceu uma coisa chata, ou seja, ontem instalei o SP1 do Windows Vista e o mesmo está pedindo para eu ativar o meu sistema, só que o mesmo é original, então depois destas e outras coisas que este sistema faz... eu vou instalar o meu velho e bom de guerra XP, então vou ter a oportunidade de formatar o HD e particionar o mesmo pelo FDISK pois comandos de DOS eu conheço bem, pois sou do tempo do PC-XT e do WordStar... Mas a pergunta é a seguinte, fazendo desta forma, obviamente terei um HD C: e D:, então o C: com 70GB será o Windows e o D: com 50GB será instalado o Ubuntu, minha dúvida é a seguinte, desta forma na hora do particionamento do HD o Ubuntu reconhecerá o C: e o D: como HDs separados, ele reconhecerá como hda e hdb e eu poderei instalar "Assistido" total no hdb sem comprometer o hda?

Grato,
Renato.

PS: Prometo que depois dessa eu não perguntarei mais sobre particionamento e instalação  ;)

agente100gelo

Ele verá com HDA1 e HDA2 (ou SDA1 e SDA2 se for SATA). Aproveita e faz logo um de 1Gb para Swap.
Se você preparar antes, sugiro fazer no manual. Escolhendo os pontos de montagem.

O Windows será algo como /media/hda1
Uma ext3 maior para /
Uma swap para a partição menor.

Verás que não é nada complicado... principalmente se tu usas o fdisk ;)

shadowrsm

Obrigado agente100gelo, pela sua atenção e ajuda aos usuários  :)